
Entenda os significados dos parãmetros fisiológicos dos treinos:
ACIDO LÁTICO: Ou lactato, é um produto da atividade física, responsável pelo desconforto muscular que sentimos quando nos exercitamos. Sua produção é constante, mas, por meio de reações quimicas, o corpo o remove. Também serve de substrato energético para o coração e, á medida que o condicionamento físico melhora, sua taxa de produção diminui.
LIMIAR AERÓBICO: Indica a fase que o organismo utiliza, como fonte de energia, o oxigênio captado na inspiração, ao mesmo tempo que consegue remover dos músculos o ácido lático produzido pela atividade física.
LIMIAR ANAERÓBICO: Indica o ponto em que a produção de lactato passa a ser maior que sua remoção e a fonte de energia utilizada pelo músculo deixa de ser o oxigênio, passando para a glicose e para a ATP (trifosfato de adenosina)
VO2 MAX.: Capacidade de uma pessoa captar oxigênio e fornecê-lo aos tecidos do corpo. Também é um parâmetro que mostra a melhora no condicionamento do atleta.
FÓRMULA DE KARVONEN: Embora o teste ergosepirométrico seja insubstituível, há uma maneira curiosa de se descobrir a frequência cardíaca máxima. Em 1957, o cientista Martti J Karvonen publicou um estudo no qual demonstrava que a FC máxima poderia ser determinada subtraindo de 220 a idade do atleta. Por exemplo, a FC máxima de um atelta de 30 anos é 190 (220-30=190). Este cálculo é utilizado até os dias atuais, no entanto, estudos recentes revelaram que a fórmula 208 - (0,7 x a idade do atleta) é mais precisa.
Bom post ! É bom ter consciência destes estádios de treino e respeitar a orientação dos planos de treinos onde estas nomenclaturas são mencionadas.
ResponderExcluirO limiar anaeróbico é o que quero treinar mais.
Um abraço,
João