sábado, 9 de maio de 2009

GIRO D'ITALIA 100° Edição.




O Giro d'Italia, (Volta à Itália), ou simplesmente Giro, é uma corrida de longa distância para ciclistas profissionais. A corrida tem a duração de três semanas e é realizada na Itália durante o mês de maio, podendo avançar até o início de junho.
O Giro d'Italia é considerada a segunda mais importante competição por etapas do ciclismo mundial, atrás apenas do Tour de France.
O Giro, Tour de France e a Vuelta a España compõem as três grandes voltas ciclísticas.
A corrida desenvolve-se em etapas por trechos de planície, favoráveis aos sprinters, e em etapas mais duras em trechos de montanha, que junto com as duas etapas cronometradas decidem a volta.


O Giro foi inspirado no Tour de France. A idéia era para aumentar a circulação do jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
A primeira edição do giro remonta a 1909 e o seu início foi na cidade de Milão. Foram percorridos um total de 2.448 km, em oito etapas, terminando na mesma capital lombarda com vitória do ciclista italiano Luigi Ganna.
A partir de 1909 a competição acontece todos os anos, tendo sido interrompida nos anos da primeira e segunda guerras mundiais, no mês de maio, por três semanas, num percurso mudado a cada ano através da península italiana e por vez em países limítrofes.


O líder da classificação geral veste a maglia rosa (camiseta/camisola rosa), cuja cor é devida à cor de impressão do jornal (Gazzetta dello Sport) que organizava e é o principal patrocinador da prova.
O líder da classificação geral jovem veste a maglia bianca (camiseta branca)
O melhor escalador veste a maglia verde (camiseta/camisola verde), enquanto que o primeiro na classificação por pontos veste a maglia ciclamino (camiseta de cor púrpura).
A maglia azzurra (camiseta azul) é vestida pelo lider do intergiro, gran combinata um tipo de classificação especial desta prova.
O último colocado da classificação geral usa a maglia nera (camiseta negra).


O heptacampeão do Tour de France, Lance Armstrong (Astana), resolveu deixar de lado a briga pela vitória do 100º Giro d’Italia, que começa hoje, dia 9. No lugar da disputa pelo primeiro lugar da classificação geral, o norte-americano irá ajudar seus companheiros de equipe a vencer a prova. “Eu me sinto melhor do que eu esperava, mas eu não estou em condições de vencer contra esses caras”, reconheceu, na conferência pré-Giro, realizada dia 7, em Veneza.

“-Já faz um tempo desde minha última corrida dessa magnitude. Eu conheço o Giro pela sua história e seus vencedores. Em 15 anos, eu nunca tive a oportunidade, ou eu não agarrei a oportunidade de correr o Giro. Estou empolgado, suficientemente em forma. Estou pronto para estar lá”, discursou Armstrong.

Sobre sua clavícula quebrada em março, na primeira etapa da Volta a Castilla e León, Lance afirmou não sentir nada, mas que precisa continuar a recuperar a antiga condição. Mas, quando questionado por jornalistas italianos sobre seu favorito para vencer o Giro, ele nomeou “Ivan Leipheimer”, ou seja, Ivan Basso (Liquigas) e seu companheiro de equipe Levi Leipheimer são suas apostas para a competição.

“-Pessoalmente, eu gostaria de vencer uma etapa, mas eu não sei se eu consigo. Como um time, nós focamos nos três ou cinco melhores. Levi Leipheimer pode conseguir – ele é bom no contrarrelógio, ele escala bem”, complementou. (Fontes: Prólogo e Wikipédia)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO