quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Transformação da Corrida.

Noto que venho sentindo os benefícios da corrida, há muito comprovados, inclusive cientificamente, por estudos, por experimentos e por qualquer outro jeito que possa imaginar quem realmente põe o pé no asfalto (ou na esteira, se assim preferirem).
Digo isso, pois além dos benefícios fisiológicos, temos outros... É um processo de transformação lento, meio tímido, mas constante. Acredite.
Comecei a correr, e aos poucos vi que meu corpo estava se modificando, meu sono ficou melhor, meu fôlego (Sexo também!!), os quilinhos a mais foram sumindo, a auto estima melhora, e a balança, por exemplo, eu já nem lembro mais de olhar...
Sem contar que numa semana de bons treinos (bons = disciplinados), posso comer o que quiser, sem medo de ser feliz...
Há também a modificação de horários... Anteriormente, eu chegava em casa, as seis, sete da manhã do domingo... Hoje é o horário que eu saio para as provas. Alguns me chamam até de louco, e não vêem sentido nisso, mas eu gosto. E é isso que importa!!! E talvez por isso que estou aqui escrevendo isto. Espero ainda que possa ajudar alguém a sair do sedentarismo, como alguém me ajudou há algum tempo atrás.
Sem contar que você começa a selecionar os programas de sexta ou sábado a noite, em virtude dos treinos do dia seguinte... Ou um, ou outro. Os dois não se bicam.
Na verdade as mudanças, são externas e internas, pois sua rotina muda, a alimentação (no meu caso um pouco somente), os novos círculos de amizade... Este final de semana mesmo, lembrei-me de minha primeira corrida aqui em Curitiba. Não conhecia ninguém. Éramos somente eu e a Cilmara, no meio daquele mar de gente. Na corrida da VW, foi uma festa, abraços, fotos, amigos antigos, amigos novos, abraços, sorrisos, muita alegria... Aquele auê!!
Sem contar com a sensação pós prova, causada pela liberação dos hormônios com a prática esportiva. Sem igual, sem descrição, só experimentando para saber.
Há também, os milagres com horários, pois nem sempre a agenda se dá bem com a nossa corrida. Já vi muita gente calçar o tênis antes do sol nascer, porém eu sou da turma que calça quando ele já se foi... Ou um, ou outro... O que não pode é deixar de ir. Pois depois, lá na prova, você vai se arrepender de não ter feito o treino "daquele" dia.
Hoje, existem academias que atendem até de madrugada, porém, eu não sou fã de corrida na esteira, gosto mesmo é da rua, do meio fio, do asfalto, dos buracos, da grama, dos carros, das bicicletas, dos ônibus, das pessoas te olhando...
Falando em esteira, estes dias atrás fui pra academia correr 10K na esteira. Parece que corri uma hora em duas e cansei muito mais... Será? Sem contar que foi num ritmo bem menor do que eu corro na rua.
É bom ter cuidado quando se corre na rua. Refletivos, roupas bem visíveis e algum material com um telefone, por exemplo, para emergências. Comprei uma lanterninha da nike que fica piscando, coloco no tornozelo e mando bala, sempre cuidando dos veículos e bicicletas. Mas já serve de alerta para quem vem atrás.
Um boné com refletivos laterais, e toda atenção é bem vinda...
Voltando ao início - quero agradecer a pessoa que me deu o "start". Lembro-me como se fosse hoje, um senhor, que era bem gordinho, fez a cirurgia do estômago e começou a exercitar-se, chegou numa segunda e falou que havia feito uma prova de 10K!! Eu fiquei maravilhado com aquilo!! ! 10K? Tenho que parabenizar o Sr!! Correr 10K não é para qualquer um!! Ele me pediu porquê e falou que eu também podia!! Acreditei e fui!! 1,5K, 2K, 3K, 5K, 6K, 7K, daí para os 10, foi um pulinho!!! E agora estamos aqui, agradecendo... Valeu meu amigo!!!! Abração a todos!

8 comentários:

  1. Pois é, de fato tudo muda. Quando eu comento com o pessoal que durmo mal se fico 2 semanas sem treinar, ninguém me leva muito a sério. Mas como dizem, "only a runner knows the feeling"!!
    Já estou 100% meu caro, obrigado pela preocupação e pela força! O bom humor já está de volta e só estou esperando essa chuva passar pra voltar a correr! Um abraço e bons treinos!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que você foi muito feliz na escolha da palavra, meu amigo Tuco: TRANSFORMAÇÃO. Eu costumo usá-la bastante também. O esporte, qualquer um deles, pode ser a nossa corrida, inclusive, tem mesmo esse poder de transformar: a nossa rotina, o nosso "shape", o nosso guarda-roupa, a nossa alimentação, o nosso lazer do final de semana, o nosso círculo de amizades... e tanta outra coisa que daria pra ficar escrevendo até estourar o limite de caracteres do Blogspot.

    Parabéns pela sua transformação e pelo exemplo, que pode sim ajudar na de outras pessoas. Quando alguém me diz que começou a correr depois de ler um relato de uma prova que fiz, isso pra mim tem valor maior que qualquer premiação que eu possa vir a receber correndo.

    Grande abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Belo post Tuco !!! Tudo muda mesmo evolução brother.... Bons treinossssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Tuco,
    Realmente é uma mudança e tanto. A corrida me acompanha há muito, até não mudou tanto na minha vida, mas criamos uma nova família dentro dela. Gente com os mesmos interesses, embora diferente entre si. A corrida contagia. E só lembrar que não tem uma fumacinha de cigarro onde tem corredor já dá a maior satisfação!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Tuco, meus parabéns. A corrida sem dúvidas nos transforma e para melhor. Só quem corre e participa de provas é que sabe o quanto é gratificante. E a emoção então e adrenalina liberada após uma prova ou treino, não tem preço, sem palavras. Bons Kms. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Parabéns amigo Tuco, pela transformação de vida que vc teve por causa da corrida é isso ae que este espírito perpetue sempre dentro de ti amigo.
    Agora uma pergunta que não quer se calar, a foto neste post é de uma mulher eu acho que a foto deveria ser vc antes e vc agora.
    Bons treinos e bom final de semana.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É Tuco, é isso aí! Mudança de hábitos! Parabéns para todos nós!

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Tuco.

    Vc já foi picado pelo vírus da corrida! Agora não tem mais volta. Até japa-gringo vc já conheceu! rs

    Parabéns pelo seu novo espírito, pelo novo fôlego adquirido(huahua) e que venham muitos treinos e provas!

    Abração,
    Shigueo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO