segunda-feira, 6 de julho de 2009

Resenha da Meia Maratona das Cataratas 2009.





Olá amigos, foi uma grande festa regada a muita chuva a III edição da Meia Maratona das Cataratas...
No sábado, após a retirada do Chip, e encontro com vários amigos de Foz do Iguaçu, fomos dar uma vistoriada no percurso. Subidas fortes e um visual muito bonito.
Conhecemos pessoalmente nosso amigo Bruno do Correndo na Chuva, e infelizmente devido a compromissos familiares, não ficamos para o jantar de massas.
Uma passadinha no Duty Free, e fiquei impossibilitado de entrar pois só estava com minha CNH, o que, pelos argentinos não é considerado documento de identidade. Não fez muita falta também...
O que me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas usando máscaras para se prevenirem da gripe Influenza... Um cenário bem diferente, digamos assim.

No domingo, acordamos cedo, com uma chuva forte e contínua, que parecia não colaborar para os esportistas amadores que ansiavam tanto pelos 21K. Café,água, preparativos e estrada...
Fui para Foz (fiquei em Medianeira - 60Km) pensando, quem fez 600Km para chegar aqui não vai afrouxar nos últimos 21K só por causa de uma chuvinha, não?

Levei um corta vento impermeável, e me misturei com a galera. Bem na chegada, encontrei meu amigão, e ex colega de faculdade, Brito. Já estava no aquece, todo empolgado, pois esta também seria sua primeira prova de 21K. Camaradaço, muito gente boa e animado.Largada com alguns minutos de atraso e diparamos rumo as Cataratas. Alguns Kms a frente, eu e o Brito nos separamos, meu fone de ouvido esquerdo parou de funcionar, e perto do Km 06 meu corta vento começou á esquentar demasiadamente, apesar da chuva que caía. A solução foi tirá-lo e pendurá-lo no pescoço. Mais uma coisa para se preocupar. Já não bastavam os tênis encharcados (ainda bem que passei vaselina nos dedos, ficando sem nenhuma bolhinha), a roupa mais pesada e meu fone estragado. Quanto mais badulaques, maior a chance de se incomodar. Isso é certeza.

Um pouco adiante, quem eu encontro? O Bruno... Sensação de felicidade de correr ao lado de um amigo... Fomos neste tranco até o Km 13, na descida eu deslanchava e na subida ele pe passava, depois íamos juntos, bem tranquilos... No Km 13 ao 18, segui com um outro amigo, que estava com um pace um pouco mais forte... Hidratação perfeita, pessoal animado, gritando e motivando todos os corredores. Marcação de Km exata, organização exemplar., uma ecelente prova. O asfalto do parque está mal cuidado, fazendo com que várias vezes tivéssemos que cuidar onde pisar para não torcer o pé. E você corre sem aquela firmeza, certeza, tranquilidade...
Como havia dado uma forçadinha antes, no Km 17 comecei á sentir uma dor na parte superior externa da coxa, parecendo que era na cabeça do fêmur, dei uma dimunuída e o Bruno que vinha num ritmo forte me alcançou e segurou para terminarmos juntos.
As duas últimas subidas antes da chegada, uma no km 20 e outra no 21, eu estava no piloto automático... Só de teimoso mesmo. Nem na descida não estava mais deslanchando, devido a dor. Comecei á repetir meu mantra "Vai dar certo, vou conseguir" e fui rumo á linha de chegada.
Um fato que me marcou, foi um treinador falando para seus atletas, um pouco antes da chegada - Estufem o peito e cheguem com pinta de campeões!! - Guardarei esta para as futuras provas...
Comecei á marcar no Km 04, pois os outros 3, não localizei após a largada...

Km 04: 20:00' (média de 05'/Km exatos)
Km 05: 05:18'
Km 06: 4:49'
Km 07: 05:18'
Km 08: 04:53.4'
Km 09: 04:53.7'
Km 10: 05:02' - Fechando os 10K em 50:17.1'
Km 11: 05:52'
Km 12: 05:32'
Km 13: 05:11'
Km 14: 05:16'
Km 15: 05:20'
Km 16: 05:37'
Km 17: 05:15'
Km 18: 05:19'
Km 19: 05:26'
Km 20:05:43
Km 21,09:06:07 total de 1:50:55 - Oficial Chiptiming - 1:50:53
304° lugar no geral (1100 participantes) 53° na minha categoria 30/34, com 102 finalistas.


Notei que a corrida foi, digamos assim, regular. Mantive uma certa cadência. Poderia ser mais baixa. Não foi bem o que eu esperava, mas com chuva, estreia, tênis encharcado, achei também que não foi tãããooo mal assim... Mas tabém não fiquei muito animado com o resultado. Vou aguardar uma róxima 21K para tirar a prova real dos 9...
Fora isso, é continuar treinando, ênfase á musculação, e disciplina. Pois notei que sobrou fôlego e faltou perna.
Agradeço ao Bruno por ter me esperado nos Kms finais, fazendo juntos uma linda chegada.
Agradeço á Cacá por esperar na chegada abaixo de chuva, guerreira e parceira. E agradeço a Deus por mais uma prova completada e aos meus amigos e leitores pelos comentários e motivação!!! Abração á todos!!


13 comentários:

  1. Parabéns tuco. Vi post anterior q vc tava com friozinho na barriga. O legal que agora vi que vc due a volta por cima.
    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Show Tuco missão cumprida quebrou o lacre dos 21km kkkkk.Agora é fortalecer a musculatura e seguir em frente para as proximas provas PARABÉNS sangue bom!!! kkkk

    ResponderExcluir
  3. Grande Tuco!
    Ótimas fotos.

    Parabéns por ter alcançado este marco. Apesar da chuva e dos contratempos, ótimo tempo. Já vi que se alguma dia a gente for correr junto, definitivamente vc vai ter que me rebocar ou reduzir a marcha pra eu te acompanhar! rs

    E que venha a Maratona de Curitiba!!!

    Abração,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  4. Meu Amigo Tuco ... mandou super bem ... parabéns pelo ótimo relato !!!

    Sucesso e Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Tuco ! Estreou muito bem nos 21K, com um ótimo resultado (bem parecido com o da minha estreia, por sinal), enfrentando e vencendo adversidades. Gostaria muito, como disse no meu Arquivo de Corridas, de ter participado desta prova contigo e com os demais amigos que lá estiveram. Quem sabe nas próximas !

    Grande abraço, curta bastante a conquista e tenha uma ótima semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Tuco está feita a Meia Maratona, agora venha o Triato, acho que no fim de experimentar não vai querer outra coisa.
    Muitos Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Olá Tuco!mto bonita essa prova, apesar da chuva!
    e mtoo bom seu tempo.praticamente redondinho!5.00 por km!!!
    show parabéns!
    beijao
    bons treinos

    ResponderExcluir
  8. Olá Tuco

    Os meus parabéns, vc esteve muito bem... nao falar no magnifico post que vc fez

    ResponderExcluir
  9. Opa, legal Tuco! Agora que vi que você também tem um blog hehe... corrida muito boa mesmo! E, tal como você, todos que falei (inclusive eu) compartilhamos da idéia de que "poderíamos ter feito um tempo melhor". Vamos botar a culpa na chuva e o objetivo pra próxima então! ehhe.. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo, Tuco, boa noite, mandei a msg abaixo por email e agora repito por aqui...lembre-se de uma coisa uma CASA para ser bem feita, não se constrói de um dia para o outro, o pedreiro vai lapidando ela, dia, após dia e é assim também com nós corredores, um atleta não se faz de um dia para o outro, não fique triste pq não conseguiu atingir a sua meta, se fosse fácil de conquistar algo, não teria graça as coisas tem que ser difícil mesmo para que mas na frente nós damos valor as coisas conquistas, vc pensa que neste meus 8 anos de corridas eu não tive frustações é claro que eu tive, mais não desisti, não abaixei a cabeça e fui em frente em busca dos meus objetivos é claro que nós ficamos triste pq não conseguimos conquistar algo, mais isso não é motivo para para é motivo para nós prosserguimos em frente e com certeza não tenho dúvidas que vc fará isso, com certeza vc aprendeu muitos com os erros de ontem e vai lutar para que não aconteça mais, não sei se vc treina com uma assessoria esportiva ou técnico mais se treina conversa com eles, trace objetivos e não seja afoito vá devagar...Vc tem que se sentir feliz e não triste, pelo que eu li no site da Meia das Cataratas vi que o percurso lá tem subidas que não é fácil, então amigo lhe aconselho a vc treinar mais, não só treinar em planos, treine em morros, faça musculação e com certeza vc conseguirá, vc disse que fechou em 1h 50min a sua primeira é claro que está bom com certeza na próxima se vc treinar mais vc vai abaixar, por exemplo a minha primeira competição na vida foi a 8 anos atrás e logo de cara eu encarei uma MEIA MARATONA e todos diziam que eu era maluco em fazer isso que eu não conseguiria e acabei fechando em 1h 55min e muito feliz, cheguei sentindo dores e vc acha que abaixei a cabeça não meu amigo eu treinei mais e o meu melhor tempo em meia maratona é de 1h 20 minutos, para vc ver, então meu amigo mais uma vez, se eu consegui, se outras pessoas conseguem é claro e com certeza vc conseguirá, vc sabe que estou na torcida por vc.

    Legal vc fazendo novas amizades, mais uma vez Parabéns pela meia completada as fotos e os relatos ficaram showwww...

    Receba um forte abraço do amigo aqui do RIO

    Uma boa semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    PS: ESSA PARTE QUE VOU DIZER AQUI NÃO FALEI POR EMAIL VC CITOU QUE JÁ QUE NÃO CONSEGUIU FAZER UMA BOA MEIA, NÃO SABE SE VAI FAZER A MARATONA DE CURITIBA BEM, QUE ISSO AMIGO, NÃO PENSE NEGATIVO, NÃO SEJA PESSIMISTA, LEIA TUDO DE NOVO QUE EU LHE ESCREVI ACIMA E GUARDE DENTRO DE VC, PENSE EM DEUS, POSITIVO E QUE TUDO DARÁ CERTO.

    ResponderExcluir
  11. Tuco,

    vim aqui te deixar os parabéns pela estreia em grande estilo!! O blog tb é show, muito legal.

    Abs,

    Gabriel

    ResponderExcluir
  12. Amigos, agradeço do fundo do coraão as palavras de apoio e de incentivo. Logicamente que não fiquei tão feliz com o resultado, queria que fosse um pouco melhor. Mas nem sempre estamos treinados o suficiente, ou ainda, o percurso era um pouco mais duro que o esperado, sei lá. COmo falei, agora é treinar e baixar o tempo não? Um forte abraço e meus sinceros agradecimentos. Vou guardar suas palavras Jorge!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Tuco! Obrigada pelo "dama"! Rsrsrs. Parabéns pela participação nesta prova! Estou elndo o relato dos olegas e estou babando! Eu tinha me inscrito para esta prova, mas estava sem condições de correr ainda! Quem sabe na próxima! gora, é me contentar em receber o kit! Rsrs.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO