sábado, 22 de agosto de 2009

Um pouco de filosofia... Será?

Em meu novo ambiente de trabalho, fiz alguns novos amigos, um inclusive, já fez short triathlon em 1998. Está parado atualmente, porém empolgou-se com a idéia de realizar uma prova novamente.
O que achei interessante é que esta semana ele já trouxe granola, frutas e legumes para a mudança de seu cardápio. E apostou com a sua noiva que irá emagrecer 10Kg em 2 meses. Sabem quanto? R$ 1.000,00. Eu acredito nele, pois pelo menos na fase da empolgação, ele provou que está determinado.
Mas uma coisa que me deixou pensativo esta semana, foi outro colega, que me perguntou: - Por que treinar, privar-se de muitas coisas, acordar cedo, se ao competir, você tem quase que 99% de certeza que nunca irá ganhar uma prova ou subir ao pódium? - Aí está uma pergunta que eu nunca havia pensado em responder, muito menos tinha a resposta pronta, na ponta da língua!!!
Mas analisando com um pouco mais de cuidado, cheguei as seguintes conclusões:
  • Nunca, desde o começo dos treinos, preocupei-me com o pódium, ou com o primeiro lugar. Desde o primeiro dia de caminhada/corrida na esteira da academia, onde fazia apenas um quilômetro, um e meio, meu objetivo foi perder peso, contar com mais saúde em minha vida, melhorar sua qualidade e longevidade.
  • Acredito que a vitória, o pódium, sejam consequencia de um trabalho sério e fervoroso. Se pegar pra valer, ele virá. Com certeza.
  • O que ocorre é que este treinamento, pra mim, é um hobby, um outro lugar, outra dimensão, uma válvula de escape das tensões e estresses diários, que me retorna saúde, uma melhor forma, novos amigos, uma sensação de prazer inigualável ao final dos treinos, auto estima melhor e vários outros prós que posso ficar descrevendo a noite inteira (inclusive melhora no desempenho sexual).
  • Outra impressão que tenho é que meu corpo fica melhor á cada treino que passa, responde com mais agilidade e resistência, portanto, com disciplina e determinação, levando os treinos á serio, com certeza qualquer um pode alcançar excelentes resultados.
  • Mais ainda, a melhora da qualidade do sono foi demasiada. Não ronco mais, deito, durmo muito bem e acordo de manhã cedo, super descansado e com pique para recomeçar tudo novamente. O exercício é renovador.
  • Perda de peso - nem se fala. O metabolismo altera e você pode comer o que quiser sem peso na consciência!! Se passou um pouquinho dos limites é só aumentar alguns kms no outro dia,
  • Colesterol, diabetes, e seus amigos, nem sei e nem quero saber quem são... Hiahuahiuaha!!
  • Tudo na vida é objetivo, determinação, foco e resultado. Se você desejar começar a treinar para pegar uma boa colocação nas provas, é só começar. Faça os exames, conte com uma assessoria ou professor e pé na estrada. O importante é romper a inércia!!!
Portanto, meu caro amigo e meus caros leitores, não é só de pódium que vivem os atletas. Não vou lhes dizer que nunca pensei em subir em algum, mas como já disse anteriormente isso é um resultado de um trabalho bem planejado e executado. Sou um simples atleta amador, que há dois anos atrás não imaginava completar uma prova de 10K e achava isso tudo uma loucura. Suar não era comigo. Mas tudo na vida muda. E agradeço á Deus por esta excelente mudança em minha vida e recomendo a você sem contra indicação. Quem sabe você não seja meu companheiro de pódium, algum dia?
Abração á todos!! Boa semana.

5 comentários:

  1. Tuco, penso exatamente como você.
    As melhorias em minha vida valem cada hora acordada mais cedo... O prazer que tenho em cada prova terminada não tem preço!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Tuco! Tudo o que você escreveu vale muito mais que qualquer pódio. Que o seu colega possa ler e, se não entender de momento, o que é compreensível, possa um dia saber o que tudo isso é na prática. A gente já sabe.

    Abraço e boa semana!

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Puts Tuco, escuto isso direto kkkk... Até meu pai me fala.Vai ganhar quanto????...Puts se eu fosse responder mesmo!!! Ia ser um texto igual ao seu. Certinho !!!! kkkk. A vida é uma só e eu pretendo nadar, pedalar, correr e principalmente surfar muitoooooooo rsrs
    Bons treinos ao retorno do seu amigo guerreiro e p/ vc tb...

    ResponderExcluir
  4. O cara que te indagou leu isso.. ta respondido... eu já tive no meu auge do sedentarismo... e agora sou praticante de esporte... e esses ganhos que vc citou... são ou vitórias....

    ResponderExcluir
  5. Nossa Tuco, excelente texto.
    Matou a pau.
    E concordo contigo quando dizes que não só de pódio vivem os atletas, mas eles poderão chegar sim, basta persistência, garra e determinação.
    E tudo isso vc tem amigo.
    Grande abraço pra vc e nos veremos na Maratona de Curitiba se Deus quizer.



    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO