segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fratura "estressada"




"Antes pouco comum na prática diária do consultório, as fraturas por estresse tem aumentado significativamente nos últimos anos. Ligado diretamente ao crescimento da prática da atividade física, pode ocorrer com dançarinos, atletas de futebol, tênis, basquete e vôlei. Porém, a maior incidência é mesmo nos praticantes de atletismo - principalmente nos corredores de longas distâncias.
E o que é fratura por estresse? Apesar do nome, nada tem a ver com o estresse emocional, aquele que a gente conhece bem do dia a dia. O que ocorre é uma sobrecarga no osso, maior que sua capacidade de regeneração. E este desequilíbrio leva uma alteração na parede óssea, causando um processo inflamatório e levando ao principal sintoma, que é a dor. Em metade dos casos de fratura por estresse, a perna (tíbia) é a região mais acometida.
Mas os ossos não foram "planejados" justamente para aguentar esta função?
SE HOUVER UM PREPARO GRADUAL ANTES, SIM. Caso contrário, vai dar confusão. Para que se tenha uma idéia, a cada quilômetro que um corredor percorre, mais de 80 toneladas de força podem ser absorvidas pelos ossos das pernas e dos pés. Consegue imaginar isso? É como se ao final da corrida de 10K, você estivesse carregando um elefante no colo!
Fraturas por estresse podem acontecer em virtude do aumento de carga sobre o osso (engordar um pouquinho, usar tênis sem amortecimento) ou do aumento do número de vezes que o osso sofre o estresse (aumentar a quilometragem de treinamento).
A teoria atualmente mais aceita para explicar a lesão é de que a musculatura enfraquecida reduz a absorção de choque do membro inferior, transferindo e sobrecarregando determinados pontos da estrutura óssea.
Para evitar o problema, invista no fortalecimento e no alongamento muscular, não inicie atividades físicas sem orientação especializada e use sempre tênis adequados (eu disse adequados, não os mais caros) para ajudar a absorver os impactos. Mas se a dor já está presente, faça a única atividade física permitida neste caso - corra para o médico."
Emerson Zanoni - médico ortopedista especializado em medicina do esporte.
(emersonzanoni@clinicaartro.com.br)

2 comentários:

  1. Karacas o dia que eu parar p/ o ajuste corporal to pego kkkkk Boa informação Tuco, vc é show guerreiro.... Se cuida !!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí!

    Tenho que voltar mais vezes ao consultório do Dr. Tuco! rs

    Como está o seu retorno aos treinos pedestrianísticos?

    Abraços,
    Shigueo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO