sábado, 1 de agosto de 2009

Fascite Plantar... Fui apresentado da pior maneira possível!!


Pois é pessoal, infelimente algumas vezes só tomamos conhecimento do problema quando já estamos dentro do olho do furacão!!
Foi assim que fui apresentado á tal da Fascite Plantar, uma dor horrível que incomoda pra caramba e atige a planta do pé e o calcanhar.
Você sai correndo ou caminhando e depois de algum tempinho, parece que há uma agulha ou um prego cutucando seu calcanhar.
Automaticamente, com um exemplo grotesco, vou demonstrar o que ocorre - é como um carro que tem uma das rodas desbalanceadas, vai chacoalhando e estragando tudo ao seu redor, rolamentos, buchas, pivôs, amortecedores, pneus, sem contar que o rendimento fica comprometido.
Assim, no nosso corpo, ao sentir dor, automaticamente jogamos parte do esforço para outro lado, outra perna, ou corremos com o pé torto, o que faz com que o esforço seja desviado, aumentando o desgaste de outra parte de nosso corpo. Não corremos mais unifirmemente.
Resultado: vamos estragando mais ainda se não pararmos, fizermos um tratamento recuperatório e o principal, nos fortalecermos.
Portanto, tomem muito cuidado com o fortalecimento da panturrilha, com o fortalecimento desta parte inferior do pé e do seu alongamento, anterior e posteior ao treino.
A seguir, um vídeo explicativo do local da lesão. Está em inglês, mas a imagem fala por si:



Como alongar-se:


Portanto, este é meu conselho: previna-se, cuide-se, alongue-se e fortaleça com musculação no estilo series de repetição.
Estou fazendo fisioterapia com gelo, ultrassom, laser, massagens e alongamentos. Dói bastantinho, mas nada grave.
Tenho que encarar para ver se consigo participar da meia de Blumenau!!!
Abração a todos e espero que este post ajude outro amigos para a prevenção e recuperação...
Isto aqui é só o começo, há muito mais matéria técnicas na net, se interessou-se, procure que há muita coisa bem mais explicadinha por profissionais. Sucesso e bons treinos!!

4 comentários:

  1. É, Tuco! Vamos nos cuidar! Acho que o segredo é alongar bem e aquecer-se antes dos exercícios, né? Boa recuperação!

    ResponderExcluir
  2. otimo video. faço isso direto. outro que faço é sentar sobre os pés e alongar a sola. essa é de rasgar a planta. alonga mesmmo. eu prefiro.

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse problema, o médico diz que foi por causa da corrida e do desgaste do tênis, disse para eu comprar um tênis com um bom amortecimento, e uma calcanheira de silicone, e continuar correndo normalmente e fazer fortalecimento, só que quando eu corro sinto dores, agora estou trotando na areia, mais ainda doi o calcanhar, marquei outro ortopedista, vamos ver o que ele diz, não vejo a hora de sarar...

    ResponderExcluir
  4. Existem artigos que motram que o ultrasom não tem eficácia nenhuma no tratamento da fasciite plantar. Tratamento com gelo pra mim é enrrolação do fisioterapeuta. O tratamento correto é só alongamento da fascia plantar.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO