terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fortalecimento é essencial. Agora a palavra é propriocepção!!

Já havia ouvido muitas vezes falarem da tal propriocepção....
Começa assim: Para desenvolvermos nossa atividade por mais tempo, ou continuarmos a evolução de nossos treinos, sem que sejamos afastados deles por motivo de lesão (meu caso), temos que dar a devida importância ao fortalecimento muscular... Uma hora ou outra você vai lembrar-se disso!!!
Este fortalecimanto muscular vai além da musculação, que entre tantos benefícios faz com que tenhamos aumento de massa e fiquemos mais fortes. Você prepara sua musculatura para suportar impactos e as solicitações de carga exigidas pela corrida, sem machucar-se. Automaticamente, com o corpo fortalecido, conseguiremos imprimir mais força, mais velocidade e um volume maior de corrida. Isso sem contar o mais importante (que só lembramos quando acontece conosco): com as articulações protegidas e com o corpo equilibrado.
Portanto, tente se informar com seu treinador ou amigos sobre a propriocepção. Esta palavra está associada à consciência corporal que o corredor (ou atleta) deve ter. São movimentos diferentes da musculação, controlam a coordenação, o equilíbrio, a consciência dos movimentos e o posicionamento do corpo. Geralmente correndo de forma errada, estaremos trazendo algum dano ao nosso corpo, podendo ser atual, ou futuramente...
Achei alguns vídeos na biblioteca do Youtube e gostaria de compartilhá-los:




Espero que ajudem!!
Abração

5 comentários:

  1. Tuco muito boa matéria, parabéns!!!
    Hj em dia são tantos exercicios que haja tempo apara fazer isso tudo...
    Aeee hj eu te liguei, daí atendeu uma pessoa, e disse que vc estava viajando que vc tinha deixado o seu telefone com ele e ele me forneceu outro número que vc estava,daí eu te liguei só que o telefone deu desligado...Fica para a próxima...
    Ontem não corri, estou de molho, treinando senti uma dor no joelho e estou esperando o veredito do médico e o mesmo me disse para descansar um pouco...Daí vendo o Esporte Espetacular passou matéria dos caras andando de skate dentro do Parque Barigui e me lembrei de vc.

    Boa semana e bons treinos.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. fala tuco. ha uma semana, naveguei por esse assunto na net. nao tenho saco e nem tempo para musculação e essa parece uma otima opção. valeu

    ResponderExcluir
  3. Blz Tuco!!! Bela mensangem, ainda mais p/ mim. kkkkk... Que sempre aparece c/ uma lesão chata rs. Abraço guerreiro, espero q esteja melhor!!!

    ResponderExcluir
  4. mto mto mto bom!
    perfeito!
    cada detalhe é mto importante...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Please check out my new sports blog:

    http://onewingedhorse.blogspot.com/

    Hope you like it!

    Regards
    RM

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO