sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cesar Cielo - Indignação

"Dessa vez não foi pelo fato de ter ganhado alguma prova de natação, mas pela entrevista corajosa que deu ao jornal O ESTADO DE SÃO PAULO.
Cesar bastante irritado, falou da falta de apoio da CBDA, (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). César disse com todas as letras que não teve ajuda da confederação e muito menos do governo. Sua vitória de deve a ajuda de seu pai e de patrocinadores.
Para tanto estava treinando nos Estados Unidos. E o presidente da confederação queria que ele voltasse para o Brasil, para treinar aqui. Queria também que ele fosse ao palácio do planalto para fazer o cartaz do presidente. Coisas que ele rejeitou. Daí para frente foi ameaçado de ficar sem o pouco de facilidades que a confederação lhe dava.
Minha vitória tem muito pouco a ver com eles, disse o nadador quando participou do troféu José Finkel, nas piscinas do Corinthians. Querendo eles ou não, sou campeão olímpico, e isso eles terão que engolir. Desde que me tornei profissional, em março, paguei tudo: alimentação, hospedagem, e até meu técnico (o australiano Brett Hawke). Ele ficou assustado, quando lhe perguntaram se a CBDA havia ajudado em alguma despesa.
Sua resposta foi essa: 'Serio que vocês estão me perguntando isso?' 'Pensei que vocês estivessem brincando'. César Cielo contou que além de não receber auxílio da CBDA, teve problemas com o presidente. Entre outras ameaças, ele ameaçou suspender os pagamentos, que eu vinha recebendo dos correios, quando disse a ele que não viria para uma cerimônia no palácio do Planalto. Ele vivia telefonando para meus pais, e não os deixava trabalhar sossegado. Fiquei nervosoe treinei mal por uns dias.
Esse é o governo que temos. Pelo que se vê o dedo do governo está em tudo. Atletas têm que ir a Brasília para pedir a benção do 'padrinho'. Ainda bem que não vimos medalhistas em Brasília puxando o saco do governo."*
* Recebido por e-mail.
- Achei interessante para analisarmos o outro lado da moeda, contado por alguém honesto. Sempre ouvimos histórias de todos os lados em que a ajuda governamental ao esporte brasileiro é quase nula. Não tenho cor partidária, mas acho isso um tremendo desaforo e falta de honestidade do lado político brasileiro (será que estou repetindo algo??? Heheheheh). Não consegui comprovar a veracidade da entrevista perante o jornal... Mas, mesmo que não for verdadeira, há uma moral de história que todos sabemos ter grande relação com a vida real!!!
Abração a todos!!

7 comentários:

  1. infelizmente essa é a realidade do esporte brasileiro. nenhum apoio, nenhuma ajuda financeira, pouco patrocinio, e dirigentes que agem de maneira duvidosa. no triathlon é a mesma coisa. por tres anos fui convocada para o mundial e por tres anos perdi a vaga por não ter como bancar o custo da viagem. então pra que fazer um campeonato brasileiro válido como seletiva para o mundial, se por trás dos panos o que vale é quem tem dinheiro para bancar a viagem...

    ResponderExcluir
  2. Confesso que estava por fora e não estava sabendo desse bafafá.
    O César pode falar porque já alcançou tudo que alguém sonha no esporte (campeão mundial e olímpico). Imagina aqueles que dependem da (pouca) ajuda do governo e têm que engolir sapo desses dirigentes e outros políticos.

    Parabéns pro Cesar. Que ele seja o porta-voz dos sofridos esportistas brasileiros.

    Valeu Tuco!

    (PS: E os treinos?)

    ResponderExcluir
  3. É muito sério usar o nome de pessoas famosas para destilar veneno. Busquei esta notícia no Estadão e não encontrei,encontrei sim os encontros de Cesar Cielo com o Presidente Lula. Se alguem souber qual a edição do jornal que saiu esta noticia é favor informar.

    ResponderExcluir
  4. Cara procura essa entrevista no Estadão e reveja a foto do Presidente da Republica com o Cielo. Ale´m disso, vale lembra que a cbda não tem nada com o governo.

    ResponderExcluir
  5. ESTAS SÃO AS REPORTAGENS PUBLICADAS NO ESTADÃO COM O CONTEÚDO APROXIMADO MAIS PRÓXIMO AOS “HOAXES” QUE ESTÃO SENDO DIVULGADOS POR VÁRIOS BLOGS, INCLUSIVE ESSE AO QUAL PASSO ESTA MENSAGEM (AS REPORTAGENS DE SETEMBRO, COMO CITAM ALGUNS, SOMENTE FALAM DA CANDIDATURA DO RIO DE JANEIRO À SEDE OLÍMPICA E DO FATO DE CÉSAL CIELO NÃO PARTICIPAR DO TROFÉU JOSÉ FINKEL)
    NÃO É QUESTÃO DE APOIAR, OU NÃO, AO LULA, MAS ESPALHAR BOATOS FICTÍCIOS ACABA POR FRAGILIZAR, POR EXEMPLO, A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS VERDADEIRAS SOBRE POLÍTICOS, INCLUSIVE DO PT, CORRUPTOS, COM DINHEIRO NA CUECA, ETC .
    COMO A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO LÊ MAIS NADA EM PAPEL, APENAS ACESSA A INTERNET NOS INTERVALOS DOS “BATE-PAPOS”, ISSO É UM COMPLETO DESSERVIÇO (SE FOR ESSA A INTENÇÃO, DESCULPE-ME)
    Dorciel De Sousa
    Brasileiro
    Sábado, 08 de Agosto de 2009
    Recebido com festa, Cielo pede apoio para a natação
    Campeão mundial em Roma aproveita a atenção da mídia na chegada ao País para apontar falhas
    Bruno Deiro
    Com o devido status de estrela, Cesar Cielo desembarcou ontem no Brasil disposto a mostrar que suas façanhas em Roma não apagaram a falta de apoio financeiro à natação no País. "Quando estava no avião, voltando da Itália, pensei: ?a gente fez o que tinha de fazer?. Provamos que não tem desculpa para as empresas brasileiras deixarem de nos patrocinar."
    Impressionado com o assédio da imprensa, que lotou o Esporte Clube Pinheiros, o campeão destacou a evolução do esporte entre os atletas brasileiros. Mas não deixou de apontar falhas. "Mídia é bacana, mas precisamos de retorno financeiro. Sabemos que é o país do futebol, mas pode ser o da natação também." Em 2008, Cielo teve problemas para receber da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos os valores de patrocínio dos Correios, um dos patrocinadores, antes da conquista do ouro em Pequim.
    Sobre seu desempenho, o campeão mundial dos 50 m e 100 m promete mais. "Limite a gente impõe na nossa cabeça. Novos recordes parecem impossíveis até o primeiro fazer." Ele lembra que a geração que disputou o Mundial está no início e ainda tem uma carreira longa pela frente. "É só o começo. Temos apenas 22, 23 anos."
    O próximo compromisso de Cielo é em Florianópolis, daqui a três semanas, onde disputará o troféu José Finkel. "A rotina de treinos ainda não está definida, mas novas competições de peso só no ano que vem", afirmou o nadador. Ele deve ficar no Brasil até novembro, quando retornará para os EUA, para seguir os treinamentos.
    Mesmo com a sensível melhora de desempenho após iniciar os treinamentos no exterior, há mais de dois anos, Cielo acredita que um dia poderá realizar o trabalho integralmente no País. "Foi importante ter contato com atletas de outros países, mas não vejo problema de treinar aqui algum dia. Depende do comprometimento do atleta buscar os resultados."
    Maior incentivador de Cielo, Cesar, o pai, diz que o atleta passou por um período difícil após os Jogos de Pequim. "Desde o fim da Olimpíada até o começo do Mundial foi complicado retomar a motivação dele. Após o ouro em Pequim, queria diminuir o ritmo." Ele garante, porém, que a sede de vitória do filho voltou redobrada após o Mundial. "Agora ele quer mais, está super motivado para novas conquistas."
    Após gastar do seu bolso na formação do filho, o pai do campeão espera que os investimentos no esporte ocorram a longo prazo. "O pessoal precisa aprender a investir na base, não adianta investir apenas em campeões consolidados, como o Cielo e o Felipe França (prata nos 50 m peito)."

    Continua ...

    ResponderExcluir
  6. terça-feira, 11 de agosto de 2009, 13:39
    Lula brinca com César Cielo no encontro em Brasília
    TÂNIA MONTEIRO - Agência Estado
    BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, em Brasília, alguns integrantes da delegação brasileira que disputou no final do mês passado o Mundial de Esportes Aquáticos em Roma. Na audiência, Lula brincou com o nadador César Cielo, grande astro da equipe, dizendo que costumava nadar muito bem a prova dos 100 metros livre na piscina do Palácio da Alvorada até ter o problema da bursite.
    No encontro, do qual participou também o ministro do Esporte, Orlando Silva, Lula ouviu do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, a sugestão para que as universidades brasileiras possam apoiar mais o esporte. Lula, então, chamou Orlando Silva e disse que essa era uma boa ideia, pedindo que o ministro converse com os reitores de universidades para que elas apoiem mais os atletas.
    Orlando Silva lembrou que nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum essa relação do esporte com as universidades. Depois, o ministro revelou que vai organizar esse encontro com os reitores para discutir a questão e ver um programa de apoio para a alta performance.
    No encontro, Lula quis conhecer também a rotina dos atletas e foi informado de que eles treinavam, no mínimo, quatro horas todos os dias. E, na hora da foto com a equipe, o presidente vestiu o boné e o agasalho oficial da delegação brasileira, mostrando muita descontração com César Cielo, que foi o destaque do Brasil no Mundial de Roma, ao conquistar duas medalhas de ouro (50 e 100 metros livre).

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090808/not_imp415518,0.php
    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,lula-brinca-com-cesar-cielo-no-encontro-em-brasilia,417019,0.htm
    http://fotos.estadao.com.br/esportes-o-campeao-mundial-e-olimpico-cesar-cielo-e-homenageado-por-lula,galeria,,67498,,3,,0.htm
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090812/not_imp417399,0.php
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090825/not_imp424112,0.php
    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,sem-cielo-nicholas-santos-domina-50m-livre-no-finkel,428144,0.htm
    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,arapiraca-bate-recorde-sul-americano-dos-1500-metros,428519,0.htm
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090906/not_imp430338,0.php
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090924/not_imp440129,0.php
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090928/not_imp441959,0.php
    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,especialistas-apontam-o-rio-como-favorito-aos-jogos-olimpicos,442195,0.htm
    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,rio-cancela-copa-do-mundo-de-natacao-por-falta-de-dinheiro,443360,0.htm
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090930/not_imp443176,0.php

    ResponderExcluir
  7. gente, essa entrevista na verdade é velha.
    Porém,sobre a CBDA é verdade sim. Nao sei quanto a história da foto com o presidente, isso eu nao acredito muito.. mas em todo o resto é sim.

    Este é o link da reportagem: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,,235098,0.htm

    Este é o texto da reportagem:

    Sem apoio, César Cielo detona dirigentes da CBDA
    Campeão olímpico pede mais respeito e diz que 'continua com a mesma conta bancária de antes'
    02 de setembro de 2008 | 18h 43

    * Leia a notícia
    * Comentários
    *
    EmailEmail
    PrintImprimir
    Twitter
    Facebook
    Delicious
    Digg
    Newsvine
    LinkedIn
    Live
    Reddit
    Texto - +

    AE - Agencia Estado

    César Cielo, atleta do Pinheiros, detonou nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O campeão olímpico dos 50 metros livre disse que desistiu de disputar o Troféu José Finkel de Natação por causa da falta de apoio da entidade. "Não associo a imagem da minha vitória com a CBDA. Muito pouco da minha conquista tem a ver com eles", atacou o atleta em entrevista no Parque Aquático do Corinthians. "O que importa é que, querendo eles ou não, sou campeão olímpico pelos próximos quatro anos. E isso eles terão que engolir." De acordo com o nadador, sua situação financeira não mudou após a conquista do ouro. "Continuo com a mesma conta bancária de antes. Desde que me tornei profissional, em março, paguei tudo: alimentação, hospedagem e até o meu técnico [o australiano Brett Hawke]", afirma. A única pessoa ligada à CBDA que recebeu elogios do nadador foi Ricardo de Moura, diretor-técnico da entidade. "Ele merece todos os elogios. Foi o Ricardo quem conseguiu fazer que o Brett pudesse ficar comigo em Pequim, enfrentando todas as críticas e a ciumeira de outros atletas e técnicos." Cielo deveria ter disputado as eliminatórias dos 50 metros livre já na tarde desta terça, mas não entrou na piscina. "Não vou nadar, mas continuo inscrito na competição. Acredito que não irei competir neste Finkel, e creio que o clube vencerá esta competição mais uma vez. Mas se precisarem de mim, lá na frente, posso entrar num revezamento. Se bem que, do jeito que estou, vou acabar atrapalhando", afirmou César Cielo. (Com Amanda Romanelli, de O Estado de S. Paulo) Atualizado às 20h05 para acréscimo de informação

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO