sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Altimetria da Maratona de Curitiba - 2009 e últimas notícias.


Olá amigos, descolei a altimetria com os comentários do grande amigo Lucio, dos Corredores de Rua de Curitiba...
* Clique na imagem para ampliá-la.

"De acordo com o mapa de Altimetria - Site Maratona


Largada - Em uma leve descida, aproximadamente até o KM 1.

Mateus Leme - rua longa, tem praticamente plano, com pouquissima variação da altimetria.Brasilino Moura - trecho pequeno nessa rua, é a famosa Subida da OAB, temida pelos corredores de Curitiba, quando a Caixa a utilizava no circuito. Felizmente na Maratona não sobe toda ela, já dobrando em outras ruas que tbm. tem algumas subidas, curtas, mas ingremes.

Museu Oscar Niemeyer - Museu do Olho - Depois desse trecho até o kms 5-6 - temos variações de ruas bem planas com pouca variação de altimetria, na sua maioria descidas.Passaremos novamente ao lado da Largada, seguindo pela Candido de Abreu.

Candido de Abreu - novamente descida leve, com uma pequena subida no seu final, quando entraremos na Agusto Stelfeld. Aprox. km 7-8Augusto Stelfeld - segue uma variação de pequenas subidas e descidas.

Desmbargador Motta - km 9 - depois de uma pequena descida, uma subida longa e um pouco ingreme.Chegasse ao Shopping Curitiba - Começo da 7 Setembro, entraremos no km 10, começa com subida, não é muito ingreme, mas um pouco longa. Pode ser encarada facilmente, porque depois da Praça do Japão começará um longo trecho em descida. Aprox. Kms 11-12Arthur Bernardes - km 13 - 14 - Reta longa, em subida, não muito ingreme. *(Aqui vou passar em frente ao meu trabalho)

Depois entraremos em uma via rápida - esse trecho é bem longo - variando com algumas subidas mais curtas e grandes descidas, não muito acentuadas. Detalhe desse trecho é o Calor, pois não existem muitas sombras p/ proteger os atletas.Segue por ela até o Terminal do Pinherinho Km 20.

Começamos a voltar pela outra rápida, chegasse a metade da prova nesse ponto - começa uma grande variação de subidas e descidas, aqui exige-se um pouco mais dos atletas, pois as subidas são curtas, mas c/ boa inclinação.Será novamente um trecho bem longo.Brasilio Itibere - mais um trecho longo da prova, aprox. km 27 - longo trecho plano e com descidas, pouquissima variação com subidas. até chegar na Mal.Floriano

Mal.Floriano - essa rua faz parte do percurso antigo da Maratona - Aprox. km 30 - Será um trecho que parece plano, mas está em subida, com uma subida curta no final desse trecho, dobrando para uma descida curta na Rua João Seiller.Alferes Poli - será um trecho curto, porém com uma subida ingreme.

Joaõ Parolin - começará com uma subida, um pouco ingreme, mas compensará com um descidão depois. Passaremos em frente ao TRE - km 32Francisco Nunes - um bom trecho da prova - rua bem arbonizada c/ sombras - praticamente plano descendo, será um trecho um pouco longo.Conselheiro Laurindo - trecho tranquilo, terá uma pequena subida curta, no cruzamento de uma das ruas, mas o resto é plana.

Dario Lopes dos Santos - reta longa, praticamente plana, sem muita proteção p/ sol. É um trecho que vejo que o psicologico tem que funcionar, pois vc. já começa a pensar que está chegando, é preciso cuidado com o ritmo.

Km 35.Segue pela Dario Lopes até proximo ao Jardim Botanico, dobrando p/ um emaranhado de ruas com percursos variando entre subidas curtas, retas e descidas tranquilas.

Omar Sabbag - trecho em descida até o encontro com o viaduto do Capanema. Esse viaduto é um pouco complicado, subida é pesada. Uma dica, se estiverem muito cansados subam o viaduto pela lateral, na parte de pedestres, é bem menos ingreme, só vejam se não tem muita gente por ali passando, o que pode atrapalhar.Passando o Viaduto, mais uma subida complicadinha, curta, mas pesada.Mais um emaranhado de ruas variando entre retas e descidas curtas.

Km 38Entramos na Visc.Guarapuava - uma descida forte, mas curta.DR. Faivre -

KM 40 - rua tranquila bem plana percorreremos umas 3 quadras dela, até entrar na Cons.Araujo e Carlos CavalcantiPassaremos pelo Passeio Público - Zoo central da cidade - um trecho bom, até aparecer a última subida.Será um subida de uns 300 mts.Dica é usar um gas e acabar com ela de uma vez, pois em seguida já entraremos na Candido de Abreu.E já será possível ver lá longe o local da chegada.

Ainda faltam aprox.1,2 km

Candido de Abreu - Chegada, iremos descer um pouco e depois encarar um pouco de subida leve. Mas acho que isso já não importa mais.É visualizar a Chegada, lembrar de tudo o que passou, dos treinos para se chegar até ali, enfim, já é hora de vir comemorando.Temina-se a prova em uma subida curta, mas quem liga para isso, afinal todos já são campeões.Espero ter ajudado um pouco a todos, qualquer dúvida perguntem. "


Bom, por aqui já dá pra ter uma prévia né? Não vai ser mole não....

Mas vamos em frente, pois com certeza será uma festa...

Aqui em casa, agora, estou preparando as trouxas com a coisarada para a prova (de short triathlon em Guaratuba).

Obrigado pelo apoio de todos e pelo carinho.

Amanhã, saio do trampo e descambo para a praia...

Portanto, o próximo post será com os resultados. Espero que agradem a mim e a todos que estão na torcida.

Fiquem com Deus!!!

Bons treinos e muita saúde!!!

7 comentários:

  1. Grande Tuco,
    já ia perguntar por onde vc andava.
    Muito sucesso pra vc nesse primeiro Triathlon.
    Confie em vc!
    Estarei torcendo meu amigo!
    abração,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte e que o resultado esperado por ti seja alcançado. Então que venha a maratona de Curitiba...

    Abraços e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Força Tuco, a primeira vez é sempre especial, estou torcendo por você.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional o passo-a-passo da maratona, meu amigo Tuco! Tomara que no ano que vem eu possa seguir esse roteiro por aí contigo.

    Manda ver no short triathlon, todo sucesso pra você nessa prova.

    Abraço e bom feriadão!

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Tuco sangue bom, já ta preprado guerreiro!!!! rsrs... Bons treinos

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelas dicas. Estou em Brasília e me motivei a participar. Acho que vai ser sofrido, pois por aqui tenho poucas ladeiras para treinar. Só espero que no dia o tempo esteja mais para o frio (a previsão para o dia 22 é de 15 a 25 graus, sem chuva, no MSN Meteorologia). T+

    ResponderExcluir
  7. Pô Tuco, já me cansei só de ler sobre o trajeto da Maratona de Curitiba.rsrs
    Desejo boa sorte pra vc.
    Aliás, tá me dando uma vontade enorme de ir aí, mas como vc sabe, eu fiquei as últimas 3 semanas parado e acho um pouco complicado correr uma prova de 42km praticamente sem treino.
    Mas em todo caso, até quando mesmo que vão as inscrições?hehe
    Abraço.


    tutta/paraná
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO