sábado, 31 de janeiro de 2009

Isso já foi Moderno.


As verdades sobre ginástica sofreram tantas transformações nos últimos vinte anos que apenas uma delas resistiu ao tempo: para entrar em forma é preciso suar bastante. A lista de crenças que se mostraram falsas com o tempo é grande, mas as cinco principais são as seguintes.

Em que se acreditava: quem não sentir aquela dorzinha no final da ginástica não se exercitou direito. 
O que se sabe hoje: a dor indica que algo está errado.

Sentir certo cansaço muscular depois dos exercícios é normal, mas ele passa em algumas horas. Sentir dor durante ou imediatamente após o treino pode ser sinal de alguma lesão ou de que você está forçando demais. "Quem trabalha corretamente não sente dor", diz o professor Valdir Barbanti, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Em que se acreditava: exercícios abdominais são os melhores para perder a barriga. 
O que se sabe hoje: isso dá certo quando os abdominais estão aliados a exercícios aeróbicos. 
"Os abdominais apenas moldam os músculos e dão tonicidade, mas não queimam gordura", explica Roberto Toscano, personal trainer de uma das maiores academias de São Paulo, a Competition. Para perder os quilos localizados, o ideal é associar exercícios abdominais a atividades cardiovasculares, os exercícios aeróbicos de longa duração, como caminhadas na esteira e pedaladas na bicicleta, que queimam gordura, inclusive na barriga.

Em que se acreditava: natação protege juntas, ligamentos e evita problemas ósseos. 
O que se sabe hoje: nadar é ótimo para o coração, mas para fortalecer os ossos os exercícios em terra firme são os mais indicados. 
A natação é um excelente exercício, é benéfica para o condicionamento cardiovascular, mas não é a atividade mais indicada para evitar ou tratar problemas ósseos. Para quem tem esse objetivo, a melhor alternativa são os treinos com peso. Eles fortalecem a musculatura e propiciam maior sustentação esquelética, exigindo menos esforço de ossos e articulações.

Em que se acreditava: uma dieta rigorosa associada a exercícios faz perder peso rápido. 
O que se sabe hoje: uma boa alimentação é tão importante quanto a atividade física na perda de peso. 
Cortar calorias na medida em que se aumentam os níveis de atividade física pode ser prejudicial ao corpo. "Sem uma alimentação adequada, a pessoa passa a perder massa magra, ou seja, músculos, em vez de queimar gordura", diz o fisiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo Ivan Piçarro.

Em que se acreditava: quem começa a fazer ginástica precisa saber que o progresso demora a aparecer. 
O que se sabe hoje: novatos têm inúmeras vantagens sobre veteranos na atividade física. 
Na fase inicial, quando as pessoas abandonam o sedentarismo, os resultados da malhação aparecem em pouco tempo. Em cerca de dois meses, já é possível perceber a diferença, pois o ganho de massa muscular ou a perda de peso ocorrem em maior velocidade. "O impacto dos exercícios em um sedentário é muito maior do que em um veterano", explica Ivan Piçarro. Para quem já treina há mais tempo, as mudanças ocorrem mais vagarosamente.

Fonte: VEJA

Na dúvida, faça TRIATHLON. (essa parte é minha)


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E ai Tuco!!
    Obrigado pelo seu super comentário!! :)rsrs
    Concerteza ainda vamos tirar essa foto nas próximas competições!!!
    Parabéns pelo seu Blog!! muito simpático! Gostei msm!!
    Abração,
    Mauro Cavanha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO