terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fascite Plantar - Parte II - Mais comum que imaginamos.

Olá amigos, o post de hoje novamente é sobre a fascite plantar. Conversando com vários amigos, vejo que o problema é muito mais comum que o imaginado. Abaixo, segue um texto que recebi do nosso amigo Jorge Ultramaratonista!

"Fasciíte plantar - problema comum entre corredores


Por David Homsi




A fasciíte plantar, como o próprio nome diz, é uma inflamação na fáscia plantar, uma faixa que reveste o músculo flexor curto dos dedos e se localiza na planta do pé. Esta é constituída por tecido fibroso, sendo completamente inelástica. Ela é de origem traumática, responsável por dar tensão e manter a arcada óssea do pé estável. A sua dor é freqüentemente confundida como sendo do esporão calcâneo.

Mas o esporão do calcâneo faz parte do quadro da fasciíte plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo. É importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim na musculatura flexora anterior dos dedos à qual é adjacente a fáscia.

Este é um dos problemas mais comuns nos pés dos corredores, sendo as principais causas: retração do tendão calcâneo, pés cavo, entre outros.

Causas

· sobrecarga de treinamentos

· encurtamento da musculatura posterior da perna

· atletas com pé cavo e pé plano

Primeiros sinais e sintomas

· dor local

· dor piora após corrida

· dores matinais

· dor mais intensa fazendo com que o atleta pare de treinar

Tratamento - Numa fase tardia (quando a dor já se instalou), inicia-se um tratamento conservador medicamentoso e fisioterápico, que deve ser mantido por um longo período, pois a recuperação é lenta. A fisioterapia, através da aplicação de ultra-som e laser é utilizada para melhorar a cicatrização, evitando que o tecido cicatrizante se torne menos flexível que a própria fáscia.

Alongamentos e prevenção

· panturrilha

· flexores dos dedos

· O uso do gelo é indicado para diminuir o processo inflamatório nesta região. Deve ser aplicado várias vezes ao dia, principalmente após a realização dos alongamentos e também logo após a corrida.

· Alongamento com bola de tênis na planta do pé em movimentos circulares e na direção das fibras

Toc-Terapia por ondas de choque - Em um caso mais crônico da fasciíte plantar, podemos utilizar a terapia por ondas de choque (eletrohidráulico), que consiste na emissão de choques no ponto de dor junto á fáscia plantar. Este um é um método efetivo e seguro tratamento da fasciite plantar que conseqüentemente elimina a dor causada pela doença. "

Espero poder ajudar alguém com estas informações.
A prevenção é o melhor remédio!!!
Abração á todos.

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria amigo Tuco, obrigado por citar o meu nome aqui e desejo uma excelente recuperação para vc. Que Deus te abençoe.
    Se cuida hein...

    Um forte abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tuco, tive essas dores durante a minha primeira Maratona. Pior coisa do mundo. Hj uso uma bola de tenis para massagear a sola do pe quando corro distancias maiores. Outra coisa e a forma da pisada que mudei passando agora para pisar na parte da frente do pe e nao na parte posterior. Sei que demora um pouco mas isso ajuda em muito. Bater direto no calcanhar durante uma corrida nem com o melhor tenis do mundo resolve. Se quiser mais como mudar a passada me manda um email no meu blog. Abracos e melhoras amigo.

    ResponderExcluir
  3. Olha, muito boa a matéria. Valeu mesmo!!! Abraço hermano.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO