sábado, 22 de agosto de 2009

A história do Triathlon - by Adriana Fernandes


A História do Triathlon
Tema:Triathlon
Autor: Adriana Fernandes

Nadar, pedalar e correr a pé grandes distâncias. O desafio para descobrir superatletas surgiu num bate-papo entre amigos... Ex-nadador universitário, o americano Jack Johnstone, quase um quarentão, foi apanhado pela febre do início dos anos 70: a de buscar uma vida saudável por meio de exercícios físicos. Então, retomou a malhação com o biathlon - natação e corrida e o incrementou. Ele e o amigo Don Shanahan bolaram uma competição de 18,06 km de extensão: 460m de natação, 8km de ciclismo e uma corrida de fundo de 9,6 km. Em 1974, os sócios de um clube de San Diego, Estados Unidos, foram os primeiros a testá-la. A turma mal agüentou o rojão. Jack, ao encerrar a etapa da bicicleta, não conseguia manter-se em pé. Gemendo de dor, ouvia a gozação: "A idéia foi sua, a idéia foi sua!" Dos 46 competidores daquela prova, um se destacou no triathlon: o 35º- colocado, John Collins, comandante da Marinha norte-americana.

Em 78, servindo no Havaí, ele debatia com amigos qual seria o atleta mais completo. Um nadador? Um corredor? Ou alguém de outro esporte? Collins defendia ser um verdadeiro superatleta quem completasse, sem descanso, a travessia a nado da baía de Waikiki (3.900m), a Volta Ciclística de Oahu (180km) e a Maratona de Honolulu (42.195m). E, com tal configuração, organizou o primeiro Ironman (Homem de ferro), no Havaí, com 15 pessoas. Apenas 12 completaram o percurso em mais de 12 horas. A onda pegou e se espalhou mundo afora. Em 1998, 1.500 homens e mulheres de 50 países disputaram o Ironman havaiano. Em 2000, aos 26 anos, o esporte ganhou as cinco argolas olímpicas.

Na década seguinte, o esporte cresceu muito nos Estados Unidos e, aos poucos, foi tomando conta do mundo. Em 1989, foi criada a ITU (International Triathlon Federation), em Avignon, França, onde foi realizado o 1º Campeonato Mundial. As distâncias oficiais foram, desde então, regulamentadas em: 1500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Realizam-se anualmente mais de 5000 competições em cerca de 100 países.

O triathlon já esteve oficialmente presente nos XII Jogos Pan Americanos 95 (Argentina), nos VI Jogos Sul Americanos 98 (Equador) e nos XIII Jogos Pan Americanos 99 (Canadá). Esses eventos contaram com a participação da equipe olímpica brasileira.

Modernização

Em 1994, a International Triathlon Union (ITU) e outras entidades oficiais começaram o processo de modernização do triathlon para que pudesse ser incluído nas Olimpíadas. Foram realizadas mudanças nas regras, e o novo regulamento foi usado como oficial nas Olimpíadas de Sydney 2000, com o aval do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Para que o esporte ficasse mais atrativo para o público e a mídia, algumas medidas adotadas pela ITU foram: - Permissão de vácuo (drafting). Em outras palavras, a possibilidade de ficar atrás e muito próximo de outro atleta (vácuo) diminuindo a resistência do ar/água. No ciclismo, ocorre através da formação de pelotões de atletas e, na natação, através da formação de esteiras (pelotão de nadadores). - Adoção do sistema de circuito com voltas (multi-laps system) para natação, ciclismo e corrida - A natação deve ser feita em 2 a 4 voltas, totalizando 1500 metros; - O ciclismo deve ser feito em 4 a 10 voltas, totalizando 40 km - A corrida deve ser feita em 2 a 5 voltas, totalizando 10 km. Existem outros formatos de competição, que não adotam o sistema de circuito com voltas, como a dos Jogos Mundiais da Natureza e as provas promocionais, como o Ironman.

* Retirado da net:

"Esporte que tem em sua essência o desafio envolve natação, ciclismo e corrida.
Etimologicamente “athlon” significa combate, daí o nome triathlon, que quer dizer: TRÊS COMBATES. Em português se escreve TRIATLO.

O triathlon educa, reeduca e ainda consegue integrar toda a família: filhos, pais, avós, homens e mulheres, etc., pois é uma das poucas oportunidades em que todos conseguem participar da mesma prova, cada um em sua categoria.

Normalmente as pessoas começam a praticar o triathlon em provas curtas, mas, certamente, muitas delas buscam a realização do grande sonho que é completar um ironman.

Os treinamentos para o triathlon exigem dedicação, disciplina, persistência e auto-superação, mas o triathlon é mais que um esporte: é religião, é filosofia de vida. O triathlon é paixão."

2 comentários:

  1. genil parabens sou uma triatleta de minas já conquistei varios titulos nascionais e internacionais.bjjooss

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO