
Já aconteceu de você, á dez minutos da chegada, sentir uma dor como se fosse uma mordida, uma fisgada na lateral de seu abdomen? É fogo, mas acontece!!
Um estudo do American College of Sports Medicine, descobriu que 70% dos corredores sofrem de dor abdominal passageira - esta fisgada de lado.
Infelizmente ela pode aparecer durante qualquer atividade física intensa. Os pesquisadores suspeitam que sentimos este incômodo quando o diafragma se expande demais em resposta ás nossas respirações rápidas e curtas, somado ao choque entre os órgãos internos. A boa notícia, é que o desconforto desaparece mais rapidamente após seguir algumas dicas:
- Evite comer alimentos pesados ou ácidos duas horas antes de treinar. (nunca esqueço o dia que comi duas bananas e um copo de leite e fui correr. Achei que ia morrer naquele dia). A digestão destes alimentos é mais demorada e pode acumular bolhas de ar debaixo do diafragma.
- Respire pela barriga para expandir o diafragma: inale o ar profunda e lentamente e exale de forma a levar o ar do abdomen em direção á coluna.
- Fortaleça o abdomen (abdominais básicos resolvem). Pesquisadores acreditam que os músculos tonificados sustentam os orgãos internos e previnem o choque entre eles.
- Se sentir a famosa fisgada drante o exercício, desacelere, alinhe a coluna e respire fundo. Se a dor persistir, pare, afaste as pernas na distância dos quadris, leve os braços para cima da cabeça e tombe lentamente para os lados para aliviar a tensão.
Amigos, mudando de assunto, amanhã teremos a corrida do Dia Nacional da Saúde Contra o Câncer. Será uma prova de 8,5 Km, depois conto o resultado.
Ontem e hoje fiquei sem treinar, mas o animo vem voltando aos poucos. Desejo agradecer á todos que me deram seu ombro amigo, por meio de comentários ou telefonemas. Realmente uma palavra amiga é muito reconfortante e animadora. Ainda bem que temos amigos e muito bons por sinal. Agradeço imensamente á todos e peço que o Paizão lá de Cima derrame suas infinitas bençãos e proteção sobre cada um de vocês.
No mais, só me resta agradecer por ter e fazer amigos tão legais como vocês neste canal de comunicação maravilhoso. Agradecido.
Tuco relax... Deus esta a te proteger....
ResponderExcluir---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Grande Tuco, bom eu sentia essa dor quando comecei a correr depois eu nunca mais senti, também o que ajuda muito a não senti essa dor é vc respira pelo nariz e não ficar correndo de cabeça baixa, pois ao fazer isso vc comprime a caixa toráxica.
Quanto a corrida de amanhã eu lhe desejo boa sorte e que bom que ja está se recuperando do susto...vamos torcer para que esse meliante acabe preso.
Bom FDS.
Um abraço,
JORGE Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com