sábado, 4 de abril de 2009

Fisgada de lado...



Já aconteceu de você, á dez minutos da chegada, sentir uma dor como se fosse uma mordida, uma fisgada na lateral de seu abdomen? É fogo, mas acontece!!

Um estudo do American College of Sports Medicine, descobriu que 70% dos corredores sofrem de dor abdominal passageira - esta fisgada de lado.

Infelizmente ela pode aparecer durante qualquer atividade física intensa. Os pesquisadores suspeitam que sentimos este incômodo quando o diafragma se expande demais em resposta ás nossas respirações rápidas e curtas, somado ao choque entre os órgãos internos. A boa notícia, é que o desconforto desaparece mais rapidamente após seguir algumas dicas:

  1. Evite comer alimentos pesados ou ácidos duas horas antes de treinar. (nunca esqueço o dia que comi duas bananas e um copo de leite e fui correr. Achei que ia morrer naquele dia). A digestão destes alimentos é mais demorada e pode acumular bolhas de ar debaixo do diafragma.
  2. Respire pela barriga para expandir o diafragma: inale o ar profunda e lentamente e exale de forma a levar o ar do abdomen em direção á coluna.
  3. Fortaleça o abdomen (abdominais básicos resolvem). Pesquisadores acreditam que os músculos tonificados sustentam os orgãos internos e previnem o choque entre eles.
  4. Se sentir a famosa fisgada drante o exercício, desacelere, alinhe a coluna e respire fundo. Se a dor persistir, pare, afaste as pernas na distância dos quadris, leve os braços para cima da cabeça e tombe lentamente para os lados para aliviar a tensão.

Amigos, mudando de assunto, amanhã teremos a corrida do Dia Nacional da Saúde Contra o Câncer. Será uma prova de 8,5 Km, depois conto o resultado.

Ontem e hoje fiquei sem treinar, mas o animo vem voltando aos poucos. Desejo agradecer á todos que me deram seu ombro amigo, por meio de comentários ou telefonemas. Realmente uma palavra amiga é muito reconfortante e animadora. Ainda bem que temos amigos e muito bons por sinal. Agradeço imensamente á todos e peço que o Paizão lá de Cima derrame suas infinitas bençãos e proteção sobre cada um de vocês.

No mais, só me resta agradecer por ter e fazer amigos tão legais como vocês neste canal de comunicação maravilhoso. Agradecido.

2 comentários:

  1. Tuco relax... Deus esta a te proteger....

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Grande Tuco, bom eu sentia essa dor quando comecei a correr depois eu nunca mais senti, também o que ajuda muito a não senti essa dor é vc respira pelo nariz e não ficar correndo de cabeça baixa, pois ao fazer isso vc comprime a caixa toráxica.
    Quanto a corrida de amanhã eu lhe desejo boa sorte e que bom que ja está se recuperando do susto...vamos torcer para que esse meliante acabe preso.

    Bom FDS.

    Um abraço,

    JORGE Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO