sábado, 25 de abril de 2009

CORRIDA DE AVENTURA


Que as corridas de rua têm crescido a olhos vistos, todos já sabem. Porém, um avanço que não pode ser desprezado é o de outra forma de corrida, a corrida de aventura.
Uma espécie de "triathlon da natureza", por possuir três modalidades básicas - trekking, bike e canoagem- as provas de aventura têm atraído cada vez mais adeptos que trocam os cenários padrões das capitais pelo contato com a natureza.
Um bom parâmetro para avaliar a crescente demanda pela modalidade vem da RCBA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura). De março a dezembro, no final da temporada 2009, são 46 etapas previstas (mais de uma por final de semana), nos mais diversos estados do Brasil.
Nada mal para uma modalidade relativamente recente. Os primeiros registros de tais provas datam da década de 80, e no Brasil, o início ocorreu em 1997. A intenção, tanto naquela época quanto hoje em dia, é de integrar homens, mulheres e crianças ao ambiente natural.
Algumas provas contam ainda com bóia cross, técnicas verticais e orientação.
Fiz uma prova destas no começo do ano, porém participei da corrida... 10K com chuva. Meu amigo, sinceramente pra mim não deu. Barro até dentro do ouvido... Tênis rasgado, escorregões, pedras lisas, e algumas pessoas machucadas devido á escorregões e torcidas de calcanhares e joelhos. Acho que sou do asfalto mesmo... Porém, do outro lado - o visual compensa, e muito.
Estou pensando em fazer outra já!! heheheheheh!! Mas vou visitar algum site de previsão meteorológica e conferir antes. Se chover, tô fora! Acredito que estas modalidades de corridas em montanhas dêem um condicionamento muito bom, pois lá, você sobe e desce morro, forçando e não se preocupando muito com a constância da velocidade.
Amanhã teremos a prova de 10K do Exército (no asfalto). Se a organização for parecida com a da entrega dos kits, desde já estão de parabéns. Coisa de primeira mesmo. Com um soldado nos acompanhando da entrada até a saída (um para cada participante), dando todo o apoio necessário. Estou entusiasmado, pois vou correr "em casa". Geralmente treino ao redor do quartel, quase ao lado do meu endereço residencial, e nos seus 4,5Km de extensão, o quartel conta com uma subida que tem mais de 1,1Km, e deixa qualquer um de língua de fora. Porém, infelizmente excluíram-na desta vez. Mesmo assim, teremos uma um pouco menos íngreme, mas longa. Bom, vou lá (descansar um pouquinho)!! Amanhã conto como foi!
Abração a todos, obrigado pelos comentários e pelos novos seguidores, sejam bem vindos!!! À frente e avante!!

2 comentários:

  1. Acho muito interessante, mas não curto aquelas que levam dias. Acho muito estrago no corpo.

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Bom Eu nunca fiz uma corrida de aventuras mais pelo que eu já escutei e já li essas corridas são muito boas de se correr, pois meche com o psicológico do corredor daí quando ele for participar de uma corrida na rua ele vai tirar de letra.

    Valeuuu...

    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO