
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
E o tênis de corrida, qual você acha melhor??

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
O Retorno da Quarta Feira de Cinzas.

1 – Retome a rotina de forma gradativa, sem pressa.
2 – Comece reduzindo pela metade o que era feito no final do ano, ou antes da parada, com a intensidade também reduzida (se corria 10 km, corra de 3 a 5).
3 – Agende uma consulta com seu cardiologista, pois ele dará informações essenciais para um bom retorno.
4 – Monte sua planilha de treino junto com seu técnico/professor.
5 – Estabeleça metas a curto e médio prazo, isso ajudará a focar o que se quer e motivará a perder o peso ganho nas férias. Uma prova também é uma boa pedida!!
6 – Retome uma alimentação mais saudável e menos calórica, o ideal é passar na sua nutricionista.
7 – Ligue para seus amigos e marque uma corrida no parque, estar junto com pessoas que partilham da mesma meta é sempre bom.
8 – Segure a ansiedade e vontade de estar em forma em uma semana, pois isso somente fará com que aconteçam lesões e aí, além do peso e falta de condicionamento, ainda terá os prejuízos por lesão; portanto, pegue leve.
9 – Tome atitudes que o motivem, como comprar um novo tênis, ler revistas sobre esporte e corrida, ir ao parque ou praça mesmo que somente para dar uma olhada.
10 – Faça tudo isso e não esqueça de sempre sorrir, pois com isso conseguirá com certeza cativar alguém que fará o mesmo com mais alguém. Assim mudamos atitudes e melhoramos algo no mundo. Gentileza gera gentileza.
Saúde e bons treinos.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Terça-feira de carnaval, dia de longão!!!
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Como ter um rendimento acima da média??

Os principais componentes desse tal rendimento “acima da média” seja no profissional-atleta ou no atleta-profissional são:
A) O treinamento bem orientado formulado por um profissional qualificado e com conhecimento da modalidade é o estimulo que o seu organismo necessita para estar preparado, seja para disputar um sprint a mais de 60 km/h ou pedalar 24 horas sobre uma mountain bike.
B) A nutrição formulada por um profissional da área com conhecimento especifico de esporte sabendo das suas necessidades em cada treino, a via metabólica mais exigida no dia, se há necessidade de suplementação, pois isso irá acelerar a sua recuperação para a próximo treino.
C) O sono (e repouso) é um componente importantíssimo pois é neste momento que os principais hormônios anabólicos são secretados, o que possibilita a recuperação do treino ou de um dia cansativo de trabalho.
Além de todas estas questões é importante conhecer o seu corpo, suas deficiências e qualidades e em qual situação você está em vantagem em relação à media, seja em subidas, no plano, pilotagem ou explosão. É a partir desse levantamento que podemos determinar objetivos que sejam ao mesmo tempo desafiadores e factíveis.
Um lembrete importante é que o “candidato a atleta”, querendo ou não, será atleta 24 horas por dia: Tudo o que comemos, pensamos e acreditamos de alguma forma interfere no nosso rendimento e a motivação passa por todos esses pontos e os une. Quando estamos motivados, comemos e treinamos melhor, pensamos de uma forma mais positiva e acreditamos que a nossa performance irá melhorar. E é nesta atmosfera de otimismo que a maioria dos atletas dão um salto de qualidade superando as suas marcas.
Resumindo: Não é apenas sair por ai pedalando horas e horas que se vai obter ótimos resultados ou completar um trajeto de mais de 200 km . Como regra geral, você não precisa ter mais tempo e sim motivação para treinar mais forte.
Para realmente melhorar e obter o melhor sobre a bicicleta é necessário que você avalie cada um destes pontos e lembre que algumas coisas levam um certo tempo para serem percebidas e compreendidas.
Abraços e bom pedal,Abraão Azevedo
*Abraão Azevedo é professor de edução física e técnico de ciclismo. Foi eleito como o melhor Mountain Biker de Maratona do Brasil em 2007 e tem os títulos de Campeão Panamericano, Brasileiro, Iron Biker, Paulista, Cerapió, Ametur, dentre outros, em sua longa lista de vitórias como profissional.
Abração à todos. Tuco
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Ultramaratona.... Dá pra fazer uma??

Uma ultramaratona (também chamada de ultra-distância) é qualquer evento desportivo que corra uma distância maior do que o tradicional comprimento de 42,195 quilômetros (distância oficial da maratona). Um segundo critério para definir ultramaratona, baseia-se na duração do percurso em tempo, que geralmente compreende provas de até 6, 12, 24 ou 48 horas. .
Existem dois tipos gerais de ultramaratonas: aqueles que cobrem uma determinada distância, e os eventos que ocorrem durante o tempo especificado (com o vencedor cobrindo a maior distância determinado neste tempo). As mais comuns são distâncias 50 e 100 milhas, ou 50 e 100 quilômetros.
Outras distâncias / vezes incluem duas maratonas num período de 48 horas, e corridas multi-dias de mil milhas. O formato destes eventos e os cursos que os abrangem são bastante variáveis, e vão de simples à múltiplas voltas (alguns numa pista 400 metros), ou ponto-a-ponto na estrada, ou ainda trilhas corridas em montanhas ou florestas.
Muitas ultramaratonas, são caracterizadas por seus grandes cursos e obstáculos, tais como intempéries, grande mudança de elevação, ou terreno acidentado.
Muitas vezes os atletas se deslocam sobre estradas de terra ou caminhos e trilhas de montanhas ou florestas (como o caso da ultra Jungle, 6 dias dentro da floresta Amazônica), embora algumas sejam executadas em estradas pavimentadas também.
A Ultramaratona Brasil 135 conhecida internacionalmente como Brazil 135 Ultramarathon, é considerada a prova de corrida a pé mais difícil do Brasil e uma das mais dificeis do Mundo, com uma distância de 135 Milhas (217 Kms) e com um tempo limite 60 horas. A prova é toda realizada na Serra da Mantiqueira entre os estados de MG e SP.
Normalmente, há postos de apoio de cinco em cinco quilômetros após os primeiros quinze iniciais, onde os corredores podem reabastecer alimentos e bebidas, ou efetuar uma curta pausa. Li há algum tempo atrás que na ultra do Rio Grande do Sul, os postos eram de 3 em 3km.
Para quem acha que uma maratona não é suficiente.... Vai a dica, pois estas distâncias permitem ver até onde vai o limite do seu corpo (eu acho legal isso).
Os melhores ultra maratonistas não são necessariamente os mais fortes ou resistentes. Eles têm o domímio de 02 coisas:
1. Eles sabem que podem ganhar a batalha contra a sua própria mente. Quando esta lhe diz, quero parar, não posso mais correr, eles não ouvem e seguem a sua corrida, até o final!!!
2. Eles têm soluções para todas as coisas que porventura podem correr mal ou acontecer durante a corrida, sendo assim se algum problema os atinge, não entram em pânico, já que a corrida é longa. Não só porque tem um plano B ou C, eles já tem até o plano Z!!! Além de lidarem com a dor muito bem, por um longo tempo!
Acredito que quando tiverem terminado, devem olhar para trás e dizerem, eu fiz isso, eu completei!!!! E deve ser muito gratificante!!!
Fica a dica!! Abração à todos!
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Fotos legais do Sesc Triathlon Caiobá 2009
Foto 1 ... A turma da massagem pegando forte no pós prova.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
XXI Sesc Triathlon Caiobá 2009. Dia de festa.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Bike Fit e Rolo de Treino.
Hoje foi dia de Bike Fit, fui dar uma arrumada na bike de acordo com meu shape.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Corrida Hydra
sábado, 7 de fevereiro de 2009
ARROWHEAD WINTER ULTRA, 217 Km.



Não foi fácil não!! Para termos uma idéia:
Dos 26 ciclistas que começaram, 15 finalizaram.
Dos 27 corredorese, 8 terminaram.
Mais 6 esquiadores, 1 finalizou.
Belo Texto

Caminha placidamente entre o ruído e a pressa. Lembra-te de que a paz pode residir no silêncio.
Sem renunciares a ti mesmo, esforça-te por seres amigo de todos.
Diz a tua verdade quietamente, claramente.
Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar.
Evita os ruidosos e os agressivos, porque eles denigrem o espírito.
Se te comparares com os outros, podes converter-te num homem vão e amargurado: sempre haverá perto de ti alguém melhor ou pior do que tu.
Alegra-te tanto com as tuas realizações como com os teus projectos.
Ama o teu trabalho, mesmo que ele seja humilde; pois é o tesouro da tua vida.
Sê prudente nos teus negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos.
Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a virtude; há muitas pessoas que lutam por ideais formosos e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo. Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações. Não sejas cínico no amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva.
Aceita com serenidade o cortejo dos anos, e renuncia sem reservas aos dons da juventude.
Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas.
Mas não inventes falsos infortúnios.
Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão.
Sem esqueceres uma justa disciplina, sê benigno para ti mesmo. Não és mais do que uma criatura no universo, mas não és menos que as árvores ou as estrelas: tens direito a estar aqui.
Vive em paz com Deus, seja como for que O imagines; entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em paz com a tua alma, apesar da ruidosa confusão da vida.
Apesar das suas falsidades, das suas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela.
Sê cuidadoso.
Luta por seres feliz.
(Inscrição datada do ano de 1692. Foi encontrada numa sepultura, na velha igreja de S. Paulo de Baltimore - hoje já não se pensa que seja esta a origem, mas assim é mais bonito...)
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Nova Colaboradora

Treino de natação e transição dos pedais.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Atendendo a pedidos... O pedal de Caloi Cross...
Meia Maratona De São Paulo e corrida rústica de 5,5 Km.
