quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

E o tênis de corrida, qual você acha melhor??


Olá amigos...
A discussão de hoje será sobre nosso companheiro inseparável das corridas, o tênis.
Inclusive temos uma enquete na barra lateral, se puderem responder, ficaremos gratos. Podem escolher duas opções, sem problemas.
Bom, falando em tênis, primeiramente temos que fazer o teste da pisada:
Um teste simples, pode ser encontrado no link da revista Contra Relógio: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/Guia_Teste.pdf, na verdade existem vários tipos de testes, chamado também de Baropodometria, computadorizados, em tapetes com sensores, em esteiras, mas acredito que com este, de uma forma fácil, você descubre qual é sua pisada.
Agora vamos ás marcas e minhas dicas de test-drive:
1) Temos que levar em consideração também o peso do corredor, que interfere na escolha, pois há algum tempo atrás, comprei um Nike Zoom, na hora de experimentar, antes de comprá-lo o amortecimento era perfeito, mas no auge dos meus 83Kgs, quando fui fazer uma prova de 10K, senti que faltou amortecimento. Meu calcanhar doía, a planta do pé e até o joelho. Calçado para pessoas mais leves, ou para treinos curtos. O seu peso, muito leve, uma pluma... Compraria novamente? Só se eu estivesse com menos peso, mas hoje, com 80Kg, não. Ainda mais porque estou interessado em corridas mais longas. Volto a complementar, muito bom seu amortecimento, porém sua sola mais fina que os outros, em uma corrida longa, não me fez feliz!
2) Comprei o tão falado Mizuno Wave Creation 9. Todo mundo fala muito bem. Realmente o tênis tem uma estabilidade fora do normal, se encaixa bem no pé, não sobra nada, dá uma impulsão boa, porém seu amortecimento é muito duro. Meu calcanhar doi quando faço prova longa com ele, sem contar que aquela volta interna do pé, entre a planta e o calcanhar, que não se flexiona direito, dói também (lembro que estas são as minhas opiniões e feedbacks, podendo serem contestadas nos comentários, e cada calçado tem diferentes reações de corredor para corredor). Ontem fui treinar com ele e a costura da meia (modelo da mesma meia que treino com os outros pares também) machucou meu dedão do pé direito, ele aperta na ponta, não formou bolha, mas cortou. Compraria novamente? Não! Primeiramente pelo que ele oferece e em segundo lugar pelo preço. Hoje encontramos por R$ 399,99 nas lojas, mas na época R$ 549,99.
3) Numa promoção que tivemos junto com a Eco Run, onde ganhávamos valor da inscrição de abatimento na compra de um New Balance, e com mais R$ 100,00 de bônus, embarquei num MR 1061, que este ano foi substituído pelo 1062. O que falar sobre o tênis? EXCELENTE. Parece que estou correndo com uma espuma embaixo dos pés. Amortecimento, conforto, estabilidade, leveza, bem ventilado, cor bem diferente, adorei. Compraria novamente? Com certeza!!!
4) Ganhei um Nike Air Vomero 2, hoje a Nike já oferece o 3, mas no mesmo sistema, sem muitas novidades. Acreditem, hoje é meu tênis preferido. Gosto do espaço que tem para os dedos, não precisam ficar amontoados ou se empurrando, gosto da sua ventilação, seu amortecimento então, nota 10!! Dá vontade de não tirar mais do pé! Seu calcanhar muito firme, dá uma segurança e uma firmeza invejáveis. O solado é dividido em 8 blocos de espumas articuladas que fornecem melhor absorção do impacto inicial - essa proteção é extremamente importante para a saúde de seus tornozelos e joelhos. Compraria novamente? Dois pares.
5) Por último, gostei do Adidas Supernova Cushion 7, porém tenho que correr um pouco mais com ele, mas o que posso dizer é que seu amortecimento e conforto são de primeira qualidade e seu preço, mais em conta que todos os outros aqui citados.
6) Falta o Asics, que todo mundo fala muito bem, mas ainda não experimentei. Acredito que será minha próxima aquisição.
Assim, fica minha dica para que possa ajudar alguém que esteja comprando um novo tênis por estes dias. Pois, como já li muitas vezes, nem sempre o mais caro é o melhor. Pesquise bastante os preços, inclusive na internet. O que mais vale é o calçado que faz você sentir-se bem. Se numa prova de 10K, já incomoda quando não se tem o calçado certo, imaginem numa meia, ou ainda numa maratona? Como já dizia um grande amigo meu: - é de cair os braços - (sabe quando você está tão desanimado que nem tem força para levantá-los? É a isso que ele se referiu!! heheheheh!!!).
Ah, e não vá muito na conversa do vendedor, pois geralmente querem vender esta ou aquela marca pois ganham bônus para determinada venda (não generalizando).
E você com que tênis corre? Deixe seu comentário!!!
Abração á todos, saúde e bons treinos.
Tuco

4 comentários:

  1. Ótimo post !!!!!!!!! Valeu pelo NB. Tá aí um que ainda não usei.
    Eu recomendo o Glycerin 5 da Brooks, muito bom!! Eu tenho 94kilos e ele é perfeito.
    Tenho um Nimbus 10, que não gostei, muito macio e as aberturas na sola me incomodam.
    Ontem, comprei o pro runner 11 para ver como é. Falaram que é um bom tenis para pessoas pesadas.
    Vamos ver o que rola.
    Valeu mesmo o post.

    ResponderExcluir
  2. Fala mestre Tuco!!! Já tens quase um quarto em casa só para os tênis heheh!!! Já corri com um reebok e um adidas que não lembro os modelos, e quebravam o galho(eram dos mais em conta), mas eu peso 67kg então nunca precisei muito amortecimento, atualmente corro com um asiscs kanbarra 2(acho que é assim) gostei muito do tênis, rápido, boa estabilidade, mas infelizmente se não uso um esparadapo no canto do pé, a bolha come!!! Então minha próxima aquisição vai ser um asics trainner 13 ou 14..!!! (acho que deu para perceber que não entendo nada de tênis, modelo etc..hihii mas vou melhorar) Grande abraço no casal e bons treinos

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao Pablito e ao Xampa pelos preciosos comentários. Um abração!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Tuco e aí tudo certinho, ótimo post camarada, bom como sou maratonista em casa eu tenho vários pares de tênis, alguns eu calço só para treinar e outros só para competições, aliás todos que correm deveriam ter vários pares de tênis e irem fazendo rodízios. Em casa tenho tênis da Nike, Olimpikus, Asics, Fila e etc... Sobre a pisada é muito importante e digo para os corredores não irem comprar tênis sem fazer o teste da pisada pois eu fiz o teste e deu neutra, pensava que era supinador, mais a moça que fez o meu teste disse que nem todos que gasta a beirada do tênis pelo lado de fora é supinador daí não satisfeito fiz outro teste em um local diferente e deu neutra mesmo. Sobre a enquete que vc está fazendo aqui no seu blog sobre tênis eu prefiro o Asics e inclusive eu até já votei e tá dando empate com os tênis: Nike e New Balance.
    É isso ae amigão, um abraço e bom final de semana.

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO