
Uma ultramaratona (também chamada de ultra-distância) é qualquer evento desportivo que corra uma distância maior do que o tradicional comprimento de 42,195 quilômetros (distância oficial da maratona). Um segundo critério para definir ultramaratona, baseia-se na duração do percurso em tempo, que geralmente compreende provas de até 6, 12, 24 ou 48 horas. .
Existem dois tipos gerais de ultramaratonas: aqueles que cobrem uma determinada distância, e os eventos que ocorrem durante o tempo especificado (com o vencedor cobrindo a maior distância determinado neste tempo). As mais comuns são distâncias 50 e 100 milhas, ou 50 e 100 quilômetros.
Outras distâncias / vezes incluem duas maratonas num período de 48 horas, e corridas multi-dias de mil milhas. O formato destes eventos e os cursos que os abrangem são bastante variáveis, e vão de simples à múltiplas voltas (alguns numa pista 400 metros), ou ponto-a-ponto na estrada, ou ainda trilhas corridas em montanhas ou florestas.
Muitas ultramaratonas, são caracterizadas por seus grandes cursos e obstáculos, tais como intempéries, grande mudança de elevação, ou terreno acidentado.
Muitas vezes os atletas se deslocam sobre estradas de terra ou caminhos e trilhas de montanhas ou florestas (como o caso da ultra Jungle, 6 dias dentro da floresta Amazônica), embora algumas sejam executadas em estradas pavimentadas também.
A Ultramaratona Brasil 135 conhecida internacionalmente como Brazil 135 Ultramarathon, é considerada a prova de corrida a pé mais difícil do Brasil e uma das mais dificeis do Mundo, com uma distância de 135 Milhas (217 Kms) e com um tempo limite 60 horas. A prova é toda realizada na Serra da Mantiqueira entre os estados de MG e SP.
Normalmente, há postos de apoio de cinco em cinco quilômetros após os primeiros quinze iniciais, onde os corredores podem reabastecer alimentos e bebidas, ou efetuar uma curta pausa. Li há algum tempo atrás que na ultra do Rio Grande do Sul, os postos eram de 3 em 3km.
Para quem acha que uma maratona não é suficiente.... Vai a dica, pois estas distâncias permitem ver até onde vai o limite do seu corpo (eu acho legal isso).
Os melhores ultra maratonistas não são necessariamente os mais fortes ou resistentes. Eles têm o domímio de 02 coisas:
1. Eles sabem que podem ganhar a batalha contra a sua própria mente. Quando esta lhe diz, quero parar, não posso mais correr, eles não ouvem e seguem a sua corrida, até o final!!!
2. Eles têm soluções para todas as coisas que porventura podem correr mal ou acontecer durante a corrida, sendo assim se algum problema os atinge, não entram em pânico, já que a corrida é longa. Não só porque tem um plano B ou C, eles já tem até o plano Z!!! Além de lidarem com a dor muito bem, por um longo tempo!
Acredito que quando tiverem terminado, devem olhar para trás e dizerem, eu fiz isso, eu completei!!!! E deve ser muito gratificante!!!
Fica a dica!! Abração à todos!
Olá Fabiano,
ResponderExcluirFiquei feliz por ver que visitastes o A & A Running (http://aearunning.blogspot.com) e lá postastes palavras de incentivo.
Imediatamente fui visitar o teu blog e já o inseri na seleção: corredores blogueiros do A & A Running.
Parabéns pelo blog e pela determinação.
A partir de agora passo a te acompanhar. Nos falamos,
abração,
Álvaro
Valeu amigos, sucesso e vida longa ao novo blog!!!
ResponderExcluir---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
TUCO, então quer dizer que eu além de ser MARATONISTA sou também um ULTRAMARATONISTA, veja o link abaixo, pois eu corri uma de 50KM ano passado.
http://jmaratona.blogspot.com/2008/07/competio-n-151-super-maratona-de.html
E realmente um atleta quando correr ultras tem que ter o poder da mente sim, também digo para os amigos que não basta só treinar a parte FÍSICA, pois tem que treinar a parte PSICOLÓGICA também para quando acontecer alguma coisa durante o percurso da corrida por exemplo uma delas é dores e caimbra o atleta saber lidar, por exemplo ano passado na ultra que fiz aqui em Friburgo quando chegou no 15KM eu senti uma dor na panturrilha usei a mente que eu treinei e reduzir a velocidade e completei a Ultra veja no link acima que lhe indiquei. Li uma vez um psicólogo do esporte dando dicas no caso de algum atleta sentir dor nas pernas que era para o atleta morder a lingua ou apertar as mãos para o atleta esquecer a dor da perna e indo ganhando mais Kms ou até o atleta ir conversando com a própria dor para enganar a ela.
Sobre o que vc disse da BR 217 em que também tem as 135 milhas 3 amigos (ALEXANDRE, PETER E RODRIGO) meus daqui do Rio que correm na mesma Equipe do que eu fizerm ela esse ano e terminaram em 40 horas. Também ainda falando de ultras não sei se vc já ouviu falar do ULTRA MARATONISTA MÁRCIO VILLAR pois é ele é também dá mesma equipe que eu corro ACORUJA e ele é o único brasileiro a completar a ULTRA DE 135 MILHAS (br 217) aqui no Brasil, a Badwater no deserto dos estados unidos e esse ano ele completou a Arrowead na neve puxando um trenó, inclusive ontem passou a matéria dele no esporte espetacular se vc não viu veja no link abaixo.
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM970678-7824-ULTRAMARATONA+DESAFIO+PARA+POUCOS+NO+GELO,00.html
Um abraço,
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com