quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bike Fit e Rolo de Treino.




     Hoje foi dia de Bike Fit, fui dar uma arrumada na bike de acordo com meu shape.
Com a força do Profesor Jader Nunes Botelho (professorjader@yahoo.com.br para quem desejar contatar), que já posso chamar de amigo, bacana pra caramba, excelente profissional, triatleta, terminando sua especialização em Nutrição para Esportistas, nos deu uma atenção especial atendimento personalizado e fez com que a bike se assentasse ao ciclista que vos fala com perfeição. Peo menos senti a melhora ainda no rolo, logo após os ajustes.
     Melhorou a altura do Selim, trocamos a mesa por uma um pouco maior, regulamos sua altura, a inclinação do guidão, a largura do clip, a regulagem das sapatilhas, pedais, medidas de ângulos de quadril, de calcanhar, de joelho. Coisa de profi. Tava me achando o Lance Armstrong, só faltou o túnel de vento e as pernas dele pra pedalar mais, heheheheheh!!! Mas um dia chegaremos lá!!
     
     Segundo o Jader, o Bike Fit com ajuste preciso garante o aumento de até 20% na performance do ciclista.
     Para tirarmos o máximo de proveito, o ciclista tem que estar corretamente posicionado sobre a bike, esta sobre o rolo e numa posição sem inclinações, e além de evitar o desperdício de energia, o ciclista evitará uma série de lesões ou esforços desnecessários. 
     Entre uma bike levíssima e uma regulada para o corpo do ciclista, a segunda opção sempre é a melhor, já que uma bicicleta perfeitamente ajustada, pode melhorar em até 20% a performance de quem pedala.
     No ciclismo, a biomecânica, estuda os movimentos do ciclista de forma que estes sejam aproveitados ao máximo para garantir a performance perfeita para o conjunto bike + biker.
     
     Numa de nossas conversas chegamos nos tempos de 10K. Segundo a revista O2, na prova da Eco Run aqui em Curitiba, mais de 70% dos participantes concluíram a prova com mais de 50', e aproximadamente 27% abaixo dos 50'. Se você fecha dos 45'aos 50', já está de parabéns. De 40'a 45, excelente e abaixo dos 40 então, pode se considerar na elite, boca do funil, ponta da pirâmide... E a melhor notícia, com treino e dedicação, todos podemos melhorar nossos tempor. Portanto, vamos lá!!!
     
     Pra completar, me abracei num rolo de treino, agora sem desculpas para as chuvas que rodam Curitiba... Não tenho mais choro nem vela.
     Hoje, treino de natação pela manhã (não consigo fechar os 150 metros nadando direto, mas a braçada e o tempo da respiração está melhorando) e a noite musculação, fortalecimento para as pernas, mais 15 minutinhos de trote (segundo minha planilha para baixar o tempo nos 10K (Ah, se alguém quiser uma cópia, posso enviar por e-mail ou por fax). 
     No mais, ansioso por assistir ao Sesc Triathlon de Caiobá no domingo, muitos amigos na competição, com speeds e até MTB, peito e coragem... E eu, por enquanto me contentando em tirar fotos e torcer... Heheheheh, mas um dia chegaremos lá!!! Agradeço ao Pablo Bravo pelas palavras de incentivo e apoio.... Acho que a Cil (dela também é o crédito as fotos) e ele são meus maiores incentivadores!!! Obrigado!!! Abração a todos e fiquem com Deus!!!
     

2 comentários:

  1. Legal o post.
    Realmente um rolo em Ctba deve fazer a diferença. Correr na chuva já é puxado, mas acho que pedalar é perigoso, não?
    Ah, mande a planilha para mim, pode ser? Meu email é acruzcosta@gmail.com
    abs.

    ResponderExcluir
  2. Pô Tuco..fiquei muito emocionado cara! não sabe o quanto é gratificante para mim saber que estou sendo importante nesta tua caminhada(e pq não "nossa") rumo ao triathlon, valeu mesmo.

    Cara, como eu moro passando a conchichina, assim não tem ninguém capacitado para fazer o bikefit por aqui, então estou planejando num final de semana de competição ir a Poa e realizá-lo (te juro que de relance, olhando a 1ª foto achei que era o Armstrong hihi.

    Depois que testar o rolo, tens como me dizer o modelo e o teu parecer, pois aqui o bixo pega no invernão heheh).

    Bons treinos ao grande amigo!! Abração

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO