terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dicionário de Ciclismo.


360º: Consiste em dar um giro vertical no ar. Se o piloto fizer a mesma manobra duas vezes, terá feito um 720º.
53x11: Relação entre coroa e pinhão usada nos sprints, quando os ciclistas ultrapassam os 70km/h, e em alguns momentos das provas de contra-relógio. É a relação de marcha que permite à bicicleta de estrada atingir sua velocidade máxima. A cada pedalada completa, o ciclista avança cerca de dez metros.
A
Aero: O aero consiste em saltar parado e deixar os dois pneus no ar. Quanto maior altura melhor. O pulo deve ser feito sem rampa. (Leonardo Flach - Marmeleiro-PR).

Aerodinâmica: Ramo da Física que estuda o comportamento de objetos diante da força do vento.
Alforje: Bornal preso ao bagageiro traseiro ou dianteiro para guardar toda mobília de um cicloturista.
Aro: Componente em forma de círculo que comporta o pneu, raios e câmara de ar. Fabricado em alumínio, ferro, fibra de carbono e outros materiais. Existe em modelos aerodinâmicos ou planos.Também conhecido como jante.
Avanço: Peça presa ao garfo que firma o guidão. Também conhecido como mesa.
Andar na Roda: Pedalar atrás de um ciclista ou dentro de um pelotão – com a roda dianteira muito próxima da traseira do que vai à frente – para poupar energia graças à aspiração ou vácuo.

Ataque: Aceleração brusca para adiantar-se em relação a um ciclista ou a um pelotão. O ciclista que ataca pode ter a intenção de vencer a prova, forçar uma seleção no pelotão ou provocar contra-ataques para perturbar o ritmo do pelotão. Os ataques são freqüentemente utilizados para promover escapadas ou desgastar os adversários.
B
Babaloo: Manobra que consiste em equilibrar a bicicleta com o pneu dianteiro travado e a parte traseira suspensa. Comum no BMX, MTB e Motocross.
Bar end ou Bar hand: Suporte de apoio às mãos fixado nas extremidades do guidão. Usado especialmente bicicletas de MTB Cross Country, porém é apreciado também por cicloturistas. Tem como objetivo aumentar o desempenho do ciclista em subidas.
Bicicleta: Bi=duas rodas + cicleta(ciclos) - Veículo dotado de duas rodas baseado na propulsão humana para locomoção. Contém um sistema de movimento, chamado de relação, que compreende duas engrenagens com rodas denteadas (catraca e pedivela) ligadas por uma corrente e acionadas através dos giros proporcionados pela força do ciclista sobre os pedais.
Bicicross: Vide BMX
Bike Trial: Modalidade oriunda do BMX que consiste em realizar saltos em veículos ou monumentos com manobras perigosas.
BMX: Sigla para Bike Mountain Cross. Modalidade surgida nos anos setenta que utiliza uma bicicleta com tamanho reduzido e reforçada para a prática de saltos e manobras variadas em halfs, rampas e circuitos especiais. Também conhecido como Bicicross.
Bolha Assassina: Pelotão quando "engole" um ciclista desgarrado.
C
Câmbio: Componente responsável em conduzir a corrente para cima ou para baixo entre as coroas e efetuar a troca de marchas. É também conhecido como passador e existe em dois tipos: dianteiro e traseiro.
Camel Bak: Bornal que contém um recipiente próprio para o armazenamento de água com canudo e bolsos para guardar pequenos objetos. Tem vantagem sobre a caramanhola pois comporta maior quantidade de água e facilita o acesso ao líquido, auxiliando na hidratação. É usado principalmente por atletas de MTB e cicloturistas.
Canote: Peça que fixa o selim ao quadro.
Cantilever: Sistema de freios em que as tamancas emborrachadas funcionam em forma de um triângulo. Comum em bicicletas de passeio e MTB.
Capacete: Equipamento de segurança obrigatório em competições para proteção do ciclista em caso de quedas e acidentes diversos. Existe em vários modelos e para as mais variadas modalidades. Segundo pesquisas, o capacete reduz o risco de gravidade de um acidente em mais de 80%.
Capote: Volta dada em um circuito por um ciclista ou pelotão sobre um ciclista ou pelotão.
Caramanhola: Reservatório preso a um suporte fixo ao quadro para transportar líquidos em geral. Conhecida também como "garrafinha", é utilizada por atletas de ciclismo, MTB e cicloturismo.
Carambola: Acidente que envolve vários ciclistas em uma competição.
Cassete: Conjunto de coroas encaixado no suporte do cubo.
Catraca: Componente que contém engrenagens e mecanismos para permitir a locomoção do ciclista com a bicicleta. Também conhecido como roda livre.
Cepada: É a pancada produzida pelo retorno da mola na suspensão dianteira. Alguns modelos de suspensão contém emborrachamento para evitar o barulho.
Chain Stay: Tubo móvel localizado na traseira do quadro, que liga o eixo traseiro ao movimento central. Presente em bicicletas de downhill.
Ciclo: Volta completa do pedivela com a corrente. O ciclo tem a forma de um círculo.
Ciclocomputador: Equipamento eletrônico com várias funções úteis para o ciclista como velocidade constante, média, máxima, odômetro, etc. O aparelho é colocado sobre o guidão com um fio elétrico que transmite os dados oriundos de uma base com imã presa no garfo e um outro imã preso na roda. Quando o ciclista pedala, os dois imãs se comunicam (geram sinais elétricos + e -) e o computador interpreta a freqüência destes sinais e determina os dados.
Obs: O ciclocomputador deve ser configurado corretamente para o tamanho da roda de sua bicicleta, para que os dados sejam exatos.
Cicloturismo: Mistura de ciclo (relativo à bicicleta) + turismo (passeio). Modalidade esportiva que consiste em usar a bicicleta para viagens. O cicloturismo é praticado no Brasil com, principalmente, bicicletas do tipo Mountain Bike, devido ao conforto e praticidade com as bagagens e estradas mal conservadas. Porém, em países da Europa e Estados Unidos é comum o uso de bicicletas tipo Speed.
Clip: Extensor de guidão muito usado em bicicletas especializadas em provas de contra-relógio. Tem o objetivo de apoiar o cotovelo e inclinar o corpo do ciclista, visando melhor performance aerodinâmica mantendo livre a respiração do atleta.
Corôa: Vide pinhão.
Cross Country: Modalidade do Mountain Bike que consiste em usar uma bicicleta com, geralmente, garfo com suspensão dianteira e correr em terrenos íngremes com obstáculos variados de subida, descida, lama, areia, trilhas, etc. Também conhecido pela sigla XC.
Contra-relógio: Prova em que os ciclistas largam individualmente, com intervalos de tempo regulares entre eles, com o objetivo de cobrir uma certa distância no menor tempo possível. O trajeto varia geralmente de 3 km a 70 km.

Critérium: Prova de estrada de curta distância, disputada em várias voltas em um circuito pequeno, geralmente as ruas de uma cidade. A distância percorrida a cada volta varia entre 500 m e 3 km.
D
DH: Vide Downhill.
Dirty Jump: Modalidade oriunda do BMX que consiste em executar saltos, partindo de uma rampa, com diversas manobras no ar. As peças de uma bicicleta de Dirty Jump são mais reforçadas que as de bicicross tradicionais.
Doping: Substância química e orgânica proibida em todas as modalidades esportivas. O doping altera o funcionamento normal do organismo, possibilitando entre outras coisas, a anulação do ácido lático (resíduo do trabalho dos músculos), eliminando câimbras e distensões. Os dopings podem ser caseiros ou feitos em laboratórios.
Downhill: Modalidade do Mountain Bike que consiste em usar uma bicicleta com o garfo e o quadro com suspensão para amortecer impactos em terrenos íngremes mas com apenas descida. Parece simples, mas é a mais perigosa modalidade do MTB. Também conhecido pela sigla DH.
Drop: Manobra em que um ciclista levanta a roda dianteira enquanto pedala. Pode ser feita apenas para subir uma calçada, por exemplo. Comum aos ciclistas de todas as modalidades.
Dual Slalon: Prova de Downhill onde dois bikers disputam em séries o menor tempo de descida de um morro ou montanha.
E
Enduro de Regularidade: É uma modalidade genuinamente brasileira, foi inventada em Belo Horizonte, MG, na década de 70, sendo uma prova para motocicleta baseada no rali de regularidade para carros. Podemos realizar o Enduro de Regularidade para Mountain Bike igual ao de motocicleta, apenas utilizando velocidades coerentes com este tipo de veiculo.
Esta modalidade consiste em seguir um roteiro desconhecido baseando-se em uma planilha e obedecendo as velocidades médias indicadas. Vence a prova o atleta que perde menos pontos e não quem percorre o roteiro em menor tempo.
(Mazinho Bender www.tps.esp.br).
Ergo Power: Conjunto que compreende manetes de freios e alavancas de troca de marcha. Semelhante ao STI.

Escalador: Profissional do ciclismo especialista em provas de montanhas ou serras.
Escalera: Tipo de organização de um pequeno grupo de ciclistas, que pedalam em fila indiana, revezando-se continuamente na dianteira para reduzir a resistência do ar, o que permite avançar mais rápido.

Estratégia: Arte de planejar e executar esforços por um corredor ou uma equipe para controlar uma prova e aumentar suas chances de vitória.
F
Firma-pé: Peça extensora do pedal que prende o pé através de uma correia com presilha. Usado por cicloturistas e ciclistas amadores de MTB.
Free Ride: Modalidade oriunda do Mountain Bike que consiste em realizar manobras variadas em zonas urbanas, como praças, escadas e ginásios.
Free Style: Modalidade também conhecida como Street. Consiste em usar uma bicicleta tipo BMX para realização de manobras variadas e difíceis em área especial, como ginásios, quadras e praças, é conhecido atualmente como flatland.
Full Suspension: Bicicleta dotada de suspensão no garfo e no quadro. Este tipo de bicicleta é usado principalmente em provas de Downhill, Dual Slalon e Four Cross.
Fuga ou Escapada: Um ciclista ou um pequeno grupo se desliga do pelotão tentando estabelecer uma diferença de tempo impossível de ser tirada. A fuga solitária é a estratégia mais difícil de ser realizada, pois o ciclista não pode contar com ninguém para abrigá-lo do vento. Por essa razão, as vitórias obtidas depois de fugas solitárias são as mais prestigiosas.
G
Gancheira: Suporte metálico que prende o câmbio traseiro ao quadro. Tem como objetivo ser flexível para evitar a perda de performance caso o câmbio sofra algum impacto.
Giro: É a combinação da relação sincronizada com a rotação das pernas para manter uma velocidade constante e proporcionar melhor desempenho no exercício com a bicicleta. É uma mistura de descanso com pedalada. É o segredo de um bom ciclista para resistir a pedalada em longas distâncias.
GPS: Global Positioning System - Aparelho eletrônico (portátil ou não) que serve para marcar o ponto exato no mundo, através de rastreamento por satélite. Usado em corridas de aventura e cicloturismo.
Gregário: Ciclista que sacrifica sua performance individual para ajudar o líder de sua equipe. Ele pode tanto forçar o ritmo de uma prova, para desgastar fisicamente os adversários, como trabalhar para a equipe, distribuindo caramanholas cheias aos companheiros ou esperando algum que tenha se atrasado para ajudá-lo a voltar ao pelotão.
H
Hard Tail - Significa "rabo duro". Tipo de quadro rígido, sem suspensão, onde os impactos sofridos pela parte traseira são absorvidos pelo garfo.
Hour Concourt - Significa algo como "momento da decisão". Montanha ou serra com alto grau de inclinação e de difícil escalada. Presente em várias etapas do Tour de France, Volta da Espanha e Giro d'Itália. É nesse "momento" que, geralmente, decide-se o vencedor da competição.
Half: Estrutura de concreto em forma de "U", onde pilotos de dirty jump, bicicross e skatistas realizam manobras aéreas diversas. Também conhecido como vertical.
L
Loop: Consiste em fazer um círculo de cabeça para baixo no ar. Manobra realizada em provas de Dirty Jump. Por ser tão perigosa, é raramente executada. Existem dois tipos de loop: o Front Flip (quando o piloto projeta a dianteira) e Back Flip (quando projeta a traseira).
M
Manguito: Peça do fardamento que cobre os braços como se fosse uma manga de uma camisa. Serve para proteção contra o frio em dias de meia estação, podendo ser removido facilmente.
Manopla: Apoio emborrachado fixado no guidão para suportar as mãos. Também conhecido como punho.
Mesa: Vide avanço.
Movimento Central: Conjunto de peças que fixa o pedivela. Tem a função de suportar os impactos sofridos entre o ciclista e a bicicleta. É também conhecido como eixo selado.
Mountain Bike: Modalidade surgida nos anos setenta por um grupo de ciclistas americanos que modificou as bicicletas para encarar trilhas em florestas e reservas ecológicas. O Mountain Bike é um esporte presente nas olimpíadas e pai de modalidades como downhill, four cross, etc. Também conhecido como MTB.
MTB: Vide Mountain Bike.
O
Odômetro: Função do ciclocomputador que registra o total de quilômetros percorrido pelo ciclista desde que o aparelho foi instalado.
Over All: Ciclista com desempenho excepcional em todo tipo de prova, polivalente, muito habilidoso.
P
Passador: Vide câmbio.
Passista: Profissional do ciclismo especialista em "puxar" a equipe. Geralmente destaca-se em provas de estrada ou contra-relógio. Todo passista deve dar proteção ao sprintista da equipe para ganhar a prova.
Pelotão: Conjunto de ciclistas que andam em grupo para se abrigar do vento e, assim, poupar energia. O pelotão pode se dividir em grupos menores ou em grupos de perseguidores.
Pernito: Peça do fardamento que cobre as pernas como se fosse uma calça. Usado em clima frio.
Pinhão: Cada uma das rodas denteadas presentes na catraca, cassete ou pedivela. Cada corôa contém uma quantidade específica de dentes. Também conhecido como corôa.
Ponto-morto: Intervalo do ciclo em que uma das pernas repousa sobre o pedal.
Q
Quadro: É a alma da bicicleta. Liga todos os componentes. Disponível nos modelos hard tail, soft tail ou full suspension.
R
Rack: Equipamento que sustenta a(s) bicicleta(s) para transporte em veículos automotores.
Rapid Fire: Significa fogo rápido. Conjunto de peças que compreende câmbios de marchas e manetes de freio para auxilio na prática de Mountain Bike. Criado pela japonesa Shimano, constitui em um dos mais eficientes equipamentos de uma bicicleta, devido à rapidez na troca de marchas.
Relação: É a sincronia de marchas entre o pedivela e a catraca.
Revezamento: É a troca de vácuo entre ciclistas para aumentar o ritmo da competição ou para alcançar o pelotão.
Roda Livre: Vide catraca.
Rolinho: Aparelho dotado de cilindros onde o ciclista apóia as rodas da bicicleta para aquecer o corpo sem sair do lugar. Muito usado por atletas de ciclismo antes de largarem em provas de contra-relógio, por exemplo.
Rotor: Sistema de freios utilizado em bicicletas próprias para a prática do bicicross, Dirty Jump e Free Style. Consiste principalmente em uma peça giratória no conjunto de direção com cabos independentes que é acionado quando o manete é pressionado. O rotor permite que o piloto rotacione o guidão a vontade. Utilizado apenas para o freio traseiro.
RPM: Acrônimo de Rotações Por Minuto, ou seja, número de giros alcançado em determinado momento.
S
Sapatilha: Calçado especial para pedalar. Possui sola rígida e encaixa-se em pedal específico. Disponível em modelos próprios para as mais variadas modalidades.
Single Track: É uma trilha onde só há espaço para passagem de um ciclista, não sendo possível fazer ultrapassagens.
Slick: Tipo de pneu com superfície lisa, sem os cravos de proteção. Esse tipo de pneu é o preferido para rodar em asfalto, devido a sua durabilidade e desempenho.
Soft Tail: Significa "rabo macio". Tipo de quadro amortecido com pouco curso. Tem o objetivo de diminuir suavemente os impactos sofridos pela parte traseira. Existe como alternativa à full suspension.
Smasher - (do verbo inglês to smash = quebrar, esmagar): Estilo de pedalada que tem menos giro, com marcha pesada e mais força. Comum entre passistas e ciclistas de rua.
Spinner - (do verbo inglês to spin = girar): Estilo de pedalada baseada em marcha leve, com alta rotação das pernas e velocidade cadenciada. Comum entre os velocistas, montanhistas e bikers.
Speed: São bicicletas feitas para velocidade. Bicicletas speed são mais leves que outros tipos, além de terem uma arquitetura voltada para o formato aerodinâmico.
Sobrado: É o ciclista que não consegue acompanhar o ritmo do pelotão e fica para trás, perdendo o contato com o grupo.

Sprint: Aceleração rápida da velocidade de um grupo de ciclistas perto da linha de chegada.Sprinter ou Sprintista: Profissional do ciclismo especialista em arrancadas de alta velocidade. Geralmente corre o percurso quase todo no vácuo do pelotão, guardando energia para a chegada, onde tem obrigação de ganhar a prova.
STI: Sistema de Transmissão Integrada: É um conjunto que compreende câmbios e manetes de freio. Utilizada nas bicicletas de ciclismo, entre as suas vantajosas características está o silêncio na troca de marchas - estratégia para fugas em pelotão. Outro sistema parecido é o Ergo Power.
Super Man: Consiste em saltar de uma rampa e segurar o guidão ou selim com as mãos enquanto o piloto fica deitado no ar. Manobra realizada em provas de Dirty Jump. Comum também no Motocross.
Swingarm: Significa "balança traseira". componente de um quadro full suspension composto por tubos. Funciona como braço oscilante.
T
Tiro: É o sprint feito com toda a força que o ciclista conseguir imprimir. É também conhecido como fuga. Este tipo de atitude é feito, principalmente, quando o ciclista quer se desgarrar do pelotão.
Tubeless: Significa "sem câmara". Aro especial que dispensa a câmara de ar. Semelhante às rodas dos automóveis modernos.
V
Vácuo: Ausência de ar no fundo de veículos ou pelotão. O vácuo ajuda a descansar, pois anula a resistência do ar e ajuda a manter o ritmo em pedaladas longas.
V-Brake: Sistema de freios em que as tamancas emborrachadas funcionam em forma de um quadrado. É a evolução do Cantilever. Por ser eficiente, é largamente utilizado no Mountain Bike, especialmente no cross country.
Outro tipo de freio também bastante eficiente é o sistema à disco, cujas tamancas emborrachadas aderem-se ao disco metalizado. Tem a vantagem de dispensar o aro para frear, mas influi no peso da bicicleta. É usado principalmente em bicicletas de Downhill.
Vertical: Vide half.
X
X: Significa cross. É usado para indicar esportes radicais variados, como exemplo: XC (cross country), BMX (bicicross), 4X (four cross), etc.
XC: Vide Cross Country.

Extraído da net....

Um comentário:

  1. Pois é amigo, os 42 fazem parte dos meus planos, penso a partir do ano que vem aumetar meus treinos, mas ainda tenho que ver com meu treinador, afinal ainda estou iniciante nos 21...
    [ ]´s
    Keep Running Forever

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO