segunda-feira, 25 de maio de 2009

IRONMAN BRASIL 2009 - FLORIANÓPOLIS




Pelo nono ano consecutivo, a cidade de Florianópolis recebe o IRONMAN BRASIL. A largada 2009 acontece na praia de Jurerê Internacional, como já é tradicional. A diferença este ano é que haverá 1.500 atletas alinhados - recorde da prova.

São atletas de 34 países na disputa por 50 vagas para o mundial de Ironman (disputado em outubro no Havaí), além da premiação de 50 mil dólares para os melhores profissionais ou apenas presentes pelo desafio pessoal de encarar 3,8Km de natação, 180Km de bike e 42Km de corrida ininterruptos. Defendem seus títulos no profissional a brasileira Fernanda Keller (campeão em 2008 e que participou de todas as edições do IM em Florianópolis) e o argentino Eduardo Sturla.

A largada está marcada para as 7h, em frente ao Clube Doze de Agosto, local também da chegada dos competidores.

O Ironman Brasil faz parte de um circuito mundial que classifica cerca de 1.500 atletas para a final no Havaí (EUA), no mês de outubro. Com 50 vagas abertas, a prova torna-se atrativa aos competidores de vários países, que têm a chance de brigar por um lugar na final e ainda aproveitar a viagem para fazer turismo pelo país.

Os recordes da prova são de 2001, ano de estréia da prova na capital catarinense: 8h11min10seg no masculino, obtido pelo argentino Eduardo Sturla, e 9h10min 02seg no feminino, marca feita pela norte-americana Wendy Igraham.



Os destaques do exterior deste ano são os argentinos Oscar Galindez, tricampeão da disputa, e Eduardo Sturla, bicampeão em 2001; o checo Petr Vabrousek, terceiro colocado nos Ironman da Malásia e África do Sul, e quinto colocado no Brasil em 2001.

Pelo Brasil, os principais nomes são Reinaldo Colucci, vice-campeão em 2007, Raul Furtado, quinto colocado no ano passado, Fábio Carvalho, sexto colocado em 2006, Ivan Albano, quinto colocado em 2005, e o experiente Alexandre Ribeiro, todos especialistas em longas distâncias.

No feminino, as atrações são as norte-americanas Dede Griesbauer, vice-campeã do Ironman Brasil em 2007 e duas vezes top ten no Ironman World Championship, em 2007 e 2008, Heather Gollnick, cinco vezes campeã do Ironman do Havaí, e Lauren Jensen, cinco vezes top 5 no Havaí (vice-campeã em 2004 e 2005, terceira em 2006, e quinta em 2007).

O principal nome nacional é, mais uma vez, Fernanda Keller, com cinco vitórias na disputa e atual campeã, e nada menos que seis medalhas de bronze no Ironman do Havaí. Outros nomes fortes do Brasil são a paulista Carla Moreno, que faz sua terceira participação na prova e é a atual campeã do Ironman Brasil 70.3, e a brasiliense Mariana Ohata, atleta que integra a seleção olímpica.

A programação oficial ocorrerá no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 27 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23.

No dia 31, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição.

Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30.

A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 1º de junho, deverá ser feita a confirmação das vagas, a partir das 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.Uma das atrações do Ironman Brasil é justamente sua premiação, uma das maiores do país.



São US$ 50 mil distribuídos entre os dez melhores profissionais no masculino e feminino. Nas categorias amadoras, os três primeiros colocados recebem troféus, sem falar que todos os inscritos que terminarem dentro do limite de 17 horas receberão uma medalha e uma camiseta de finisher.

Os campeões garantirão US 8 mil, enquanto os vice-campeões ficarão com U$ 5 mil, e os terceiros colocados U$ 4 mil.



Os cinco primeiros colocados do Ironman Brasil 2008 foram os seguintes:

Feminino

1ª) Fernanda Keller (BRA), 9h42min49seg,

2ª) Kelly Lear-Kaul (EUA), 9h52min39seg;

3ª) Hillary Biscay (EUA), 9h56min07;

4ª) Ladislava Cisarovska (CHE), 10h06min09seg;

5ª) Kristin Lie (NOR), 10h07min49seg;



Masculino

1º) Eduardo Sturla (ARG), 8h28min24seg;

2º) Olaf Sabatschus (ALE), 8h38min56seg;

3º) Sanson Benjamin (FRA), 8h41min32seg;

4º) Petr Vabrousek (CHE), 8h53min57seg;

5º) Raul Furtado (BRA), 8h55min01seg.



O Ironman Brasil 2009 é uma realização da Latin Sports e Grupo RBS, com co-patrocínio de Avon e Saucony e apoio de Gatorade, Oi, Santa Constância, Fetrisc, Red Bull, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte, Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira de Esportes Endurance. Mais informações no site oficial, http://www.ironmanbrasil.com.br/.



8 comentários:

  1. Obrigada pelas informações! Té +!

    ResponderExcluir
  2. Aí Tucão, tá afiadissimo nas informações sobre o Ironman Brasil 2009, sabe de tudo hein e aí quando vai encarar um desafio desses, pois tem que ser homem de ferro para aguentar essa pedreira. Bom tenho alguns amigos daqui do Rio de Janeiro, que já estão em Floripa para esse desafio...A única notícia ruim que só a inscrição custa 600 dólares...rsss...
    Um abraço

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  3. Eita que o bixo vai pegar!!!! kkkk Gosto muito desse Iroman. Este ano to na torcida do Mr.Vilela que tb completa seu nono Iron! Que responsa!!!! Ano que vem é nóis Tuco abraço hermano. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Fala Tuco,

    Meu numero e 639.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Se vocês necessitarem de um lugar para hospedagem durante o IRONMAN:
    Conheço uma pousada familiar, a 7 minutos de Jurerê, suítes com todo o conforto, inclusive internet wireless.
    O site é:
    www.pousadinhasantoantonio.com.br

    O telefone é: 48 32353301 ou 48 99611556

    Divulgue entre os amigos e participantes.

    ResponderExcluir
  6. Fala Tuco,

    Meu número é 639.

    ResponderExcluir
  7. Ae tuco véio. Te achei na net. Aqui é o carlao treina na BPM. Nadei e pedalei esses dias atrás com vc. Nao sei se é vc mesmo, MAs to escrevendo aqui para tirar minha duvida.
    Agente se encontrou no iron, perto da transição lembra ?
    Parabens pelo blogger. abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO