segunda-feira, 27 de abril de 2009

Chá que alivia dores musculares!!

Apareceu na Globo, o chá que alivia as dores musculares, é um sucesso desde o dia em que foi anunciado.

A minha amiga, vendedora da loja de ervas e especiarias, disse que no dia seguinte a reportagem o seu estoque de semente de mostarda, acabou e depois o preço aumentou... Huiahuhiuahiahia!! O que não faz a mídia?
Bom, entrei nesta onda também e passo a receita para quem desejar.
A receita:
  1. Água formando bolinhas, antes da fervura.
  2. Uma porção de grãos de mostarda ( colher de sobremesa). Tem que ser em gãos.
  3. Erva doce (a mesma medida da anterior)
  4. Canela em rama (como não vai caber na colher, vai no olhômentro, porém, use o bom senso). A canela em pó não tem as mesmas propriedades.
  5. Deixe em infusão.

“O ponto ideal [da água] é quando começa a levantar bolhinhas. Você apaga e está no ponto de colocar na xícara. Com a água pronta, colocamos o sache”, ensina Ana Vládia Moreira.

A dose diária é de uma colher de chá em uma xícara de água. Ou seja, não adianta tomar um bule de chá. O necessário mesmo é uma xícara.

A pesquisa mostrou que a maioria dos atletas teve uma redução do MDA, substância que causa lesões musculares e dores. O chá ajudou a diminuir a sensação de desgaste físico depois dos exercícios. "Eu senti que durante os treinos longos e as corridas não tinha tanta necessidade de fazer uso de antiinflamatórios", conta a zootecnista Inês Greca. "As dores musculares que sempre vêm depois diminuíram bastante depois desse tratamento", afirma Karim Barreto.

E se foi bom para quem se desgasta tanto, Ana Vládia Moreira diz que a mistura pode ter bons efeitos no dia-a-dia de qualquer pessoa. “Por ter papel antioxidante e antiinflamatório, ele acaba sendo universal. Onde processos inflamatórios estão presentes, como uma simples dor de cabeça ou mesmo uma cólica, ele pode vir a ter efeitos atenuantes, principalmente preventivos se a pessoa tiver o hábito de beber”, explica a cientista de alimentos.

A nutricionista Jussele Lourenço acredita que o resultado da pesquisa pode combater um grande problema entre atletas amadores: a automedicação. Eles poderiam trocar os remédios pelo chá, que pode ser consumido como qualquer outro alimento. “Um alimento que reduza o estresse oxidativo. Muitas vezes eles vão diminuir essa inflamação com automedicação”, diz. Para quem passa a vida por matas, estradas e rios, o resultado foi animador. “Não há um alimento por si só capaz de reverter uma doença. Há um conjunto de fatores. Cabeça boa, corpo em movimento e uma pitadinha de sabor não fazem mal a ninguém”, finaliza Ana Vládia Moreira." (globo.com)

2 comentários:

  1. eu ainda não experimentei este chá. mas estou pensando seriamente no assunto, hehe

    quanto a colocar o vídeo no blog te mandei um email explicando porque aqui nos comentários eles não deixam postar código html

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  2. Tuco obrigado pela dica, vou tomar nota da receita, com um pouco de sorte a noticia ainda não se espalhou por aqui(Portugal) Vou experimentar!
    João

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO