quinta-feira, 23 de abril de 2009

Treino x trabalho x família = Linha de chegada!!!



Hoje quero dedicar minhas palavras á todos aqueles atletas profissionais ou amadores (estes mais ainda) que conseguem equilibrar treinos, atenção á família e trabalho. Sinceramente meus PARABÉNS!! E se tiverem um espacinho para o blog ainda, nem se fala, PARABÉNS em dobro....
Falo isso pois vejo vários amigos, pais de família (eu não tenho filhos por enquanto), com um volume de treinos muuuuito maior que o meu, que trabalham, viajam, cumprem sua jornada com muita honra e dignidade e ainda tem tempo para entre uma atividade e outra postarem algumas notícias ou comentários em nossos blogs. Minhas experiências de equilibrar tudo isso num mesmo dia estão sendo difíceis, mas não serão impossíveis. Algumas vezes fraquejo, penso em desistir, mas observando o exemplo de vários amigos, me fortaleço e sigo em frente, firme e forte...
Estou começando a escalar os primeiros degraus desta longa jornada, mas já notei e admiro quem consegue, nestas poucas 24 horas do dia, treinar para um triathlon (e o volume não é pequeno), dirigir uma família com dignidade, dar atenção á todos os membros da família, e ainda por cima trabalhar para manter o seu sustento e a verba para suas competições e treinos!! Não é mole não amigos, mas aí vem o que eu digo, quando aqueles atletas conseguem cruzar a linha de chegada, não é apenas uma colocação, um tempo ou uma pessoa a mais completando a prova. Uma prova de alguns Kms no domingo, são vários kms anteriores de treino, de privações, de disciplina. São aqueles amigos que ficaram lá no happy hour ou naquele almoço e você foi correr (eles não te entendem de forma alguma), é aquele dia frio que você acordou cedo para treinar (eles entendem menos ainda), ou aquele domingo que você acordou de madrugada para fazer a prova (aí piorou), e assim vai... É aquela economia suadinha para comprar um tênis novo ou uma bike, um equipamento ou um suplemento... É tudo isso que faz o atleta carregar pedra no final de semana, e começar a segunda feira cheio de um orgulho que só ele sabe o tamanho dentro do peito. Isto tudo é o que passa pela linha de chegada.
Fica registrada minha sincera homenagem á todos aqueles que fazem do seu dia, um campo de treinos e batalhas, ás esposas, filhos e amigos que compreendem ou não, mas cedem generosamente em virtude do objetivo final, gratificante e honrado: "a linha de chegada"

10 comentários:

  1. É MEU AMIGO LINDA HOMENAGEM QEU VC ESTÁ FAZENDO A NÓS, PARABÉNS AMIGO, REALMENTE SOMOS NÓS CORREDORES AMADORES QEU FAZEMOS A DIFERENÇA NAS CORRIDAS, POIS EU ME LEVANTO AS 5 E MEIA DA MANHA PARA TREINAR, E DEPOIS IR TRABALHAR, MAIS CONHEÇO ALGUNS AMIGOS AQUI NO RJ QUE ACORDAM AS 4 DA MATINA PARA TREINAR TRIATLON É MOLE...
    QUANTO A MINHA FOTO QUE EU TIREI DO TIREI NO TREINO EU NÃO TO COM CARA DE BRABO EU TINHA ACABADO DE FAZER 1O TIROS DE 600 METROS COM INTERVALOS PARA RECUPERAÇÃO TROTANDO DE 200 METROS SOB UM SOL ESCALDANTE, DAÍ JÁ VIU NÉ...RSSS...
    VALEU AMIGO...BONS TREINOS..

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. ótimo post!!!! me senti no grupo.
    realmente, não é fácil, mas é prazeroso. muita ambiguidade, não?
    sei lá.
    penso na minha saúde e em como encontro prazer no que faço.
    qdo vou ao clube com o meu filho e vejo a galera da natação junta, penso que ele poderá ser um deles. não para ser um campeão, mas para ter um convivio sadio.
    abs e parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Bah cara muito bacana esse teu post, eu me vejo nele do começo ao fim, ainda não tenho filhos, mas já estou encomendando para esse ano, então terei uma felicidade a mais quando cruzar mais uma linha de chegada em minha vida. Parabéns e sigo lendo o seu blog.
    TRIABRAÇOS - ANDRÉ CRUZ

    ResponderExcluir
  4. é dificil mesmo conciliar familia, treino e trabalho. muitas vezes deixo pra trás festas, jantares, passeios, por causa de prova e treinos. mas pelo menos para mim tem compensado todo o esforço. mas é ruim, as pessoas que não tem essa rotina dificilmente entendem, e muitas vezes o que ocorre é que elas acabam se afastando de nós, ou nós delas, hehe. tenho me virado em mil, mas tenho conseguido conciliar faculdade, trabalho, treino, aula de ingles e de italiano e mais a atenção pra familia e amigos, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto, Tuco ! Parabéns por ele. Realmente, o atleta amador é guerreiro por natureza, tendo que conciliar tanta coisa. Enquanto não inventam o dia de 36 horas, é isso mesmo, a gente tem que se virar como pode. Mas, parte da graça está nisso mesmo, na dificuldade. Se fosse fácil ou se exigisse menos da gente, certamente não teria o mesmo valor.

    Muita saúde e disposição para encarar os desafios, da vida e do esporte.

    Abraço e bom final de semana.

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achar esse tempo para dedicar aos treinos, à família e ao trabalho é a maior dificuldade do atleta amador.
    Mas também é a que dá melhores resultados, pois cada momento com a família, ou no trabalho, ou treinando, passa a ter um valor imenso, e fica muito melhor aproveitado.
    E, no final, tem a sensação de faltar no trabalho para fazer um triathlon com a família esperando na linha de chegada. Aí é o paraíso! :-)
    Um grande abraço do amigo que passa por isso também.

    ResponderExcluir
  7. UUUUUUUUUUUU....arrasou!!! agradeço a homenagem pois me encaixo bem aí hehehe Parabéns ao amigo também que é um batalhador!!! Teu blog é tão bom que ganhou um lugar de destaque no meu heheh (é só olhar na barra bem em cima) Grande abraço e vamos ralar, pois temos que treinar,trabalhar, cuidar das muié e do blog...

    ResponderExcluir
  8. Pois, o Triatlo é um estilo de vida. E com tudo bem arrumadinho há tempo para tudo. Um amigo meu dizia ganhar tempo é não perder tempo. E é isso mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Palavras felizes, este post ficou excelente.

    Abraço de quem entende muito bem cada letra dessas :-)

    ResponderExcluir
  10. Olá Tuco, acho que realmente é dificil tentar treinar quando temos filhos. Eu tento sepre sair de casa antes da minha filha acordar, para não sentir a consciência pesada...
    Um abraço de Portugal!
    João

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO