segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Como ter um rendimento acima da média??

Muitas pessoas vêem um atleta com excelente rendimento e aí afirmam: ”Como ele é forte!”. O que esquecem é que para chegar onde chegou, com certeza, essa pessoa teve muita dedicação, passou por muitas dificuldades, muitos momentos de indecisão. O que realmente prova que um atleta é de elite é o fato de ele ter superado todos esses obstáculos e não simplesmente vencer corridas.
Os principais componentes desse tal rendimento “acima da média” seja no profissional-atleta ou no atleta-profissional são:
A) O treinamento bem orientado formulado por um profissional qualificado e com conhecimento da modalidade é o estimulo que o seu organismo necessita para estar preparado, seja para disputar um sprint a mais de 60 km/h ou pedalar 24 horas sobre uma mountain bike.
B) A nutrição formulada por um profissional da área com conhecimento especifico de esporte sabendo das suas necessidades em cada treino, a via metabólica mais exigida no dia, se há necessidade de suplementação, pois isso irá acelerar a sua recuperação para a próximo treino.
C) O sono (e repouso) é um componente importantíssimo pois é neste momento que os principais hormônios anabólicos são secretados, o que possibilita a recuperação do treino ou de um dia cansativo de trabalho.
Além de todas estas questões é importante conhecer o seu corpo, suas deficiências e qualidades e em qual situação você está em vantagem em relação à media, seja em subidas, no plano, pilotagem ou explosão. É a partir desse levantamento que podemos determinar objetivos que sejam ao mesmo tempo desafiadores e factíveis.
Um lembrete importante é que o “candidato a atleta”, querendo ou não, será atleta 24 horas por dia: Tudo o que comemos, pensamos e acreditamos de alguma forma interfere no nosso rendimento e a motivação passa por todos esses pontos e os une. Quando estamos motivados, comemos e treinamos melhor, pensamos de uma forma mais positiva e acreditamos que a nossa performance irá melhorar. E é nesta atmosfera de otimismo que a maioria dos atletas dão um salto de qualidade superando as suas marcas.
Resumindo: Não é apenas sair por ai pedalando horas e horas que se vai obter ótimos resultados ou completar um trajeto de mais de 200 km . Como regra geral, você não precisa ter mais tempo e sim motivação para treinar mais forte.
Para realmente melhorar e obter o melhor sobre a bicicleta é necessário que você avalie cada um destes pontos e lembre que algumas coisas levam um certo tempo para serem percebidas e compreendidas.
Abraços e bom pedal,Abraão Azevedo

*Abraão Azevedo é professor de edução física e técnico de ciclismo. Foi eleito como o melhor Mountain Biker de Maratona do Brasil em 2007 e tem os títulos de Campeão Panamericano, Brasileiro, Iron Biker, Paulista, Cerapió, Ametur, dentre outros, em sua longa lista de vitórias como profissional.

Abração à todos. Tuco

2 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Grande amigo Tuco, muito obrigado pela visita e que legal que gostou, olha realmente subir até o Cristo é show, é magnífico, vc também está convidado para fazer esse treino, aliás tem muitos triatletas que vivem treinando lá, inclusive sobem correndo ou de bike, quanto ao que falei no meu blog de não entender as pessoas que ficam perdendo tempo com as bebidas e cigarros, um dia também fui assim, só não fumava, mais bebia e perdia várias noites de sono, principalmente no carnaval quando era solteiro e olha que sempre fui militar mais sempre dava um jeito de fugir da educação física e dizia assim ta maluco correr e depois ficar todo suado e cansado to fora, mais eu falando isso eu não sabia o quão eu estava errado, bobo era eu, não sabia os benefícios que as corridas queriam me dar, mais precisou eu engordar a 8 anos atrás e chegar a 100kilos e ficar doente com problemas de saúde para eu poder acordar para a vida e ainda bem que acordei sim, botei o pé na estrada e comecei a caminhar e fui ao médico e nutricionista que me passaram uma dieta e caminhava e fazia alguns trotes, dentro de 4 meses a gordura foi tudo embora graças a Deus e minha determinaçãode ficar com boa saúde daí o sujeito Jorge que pesava alguns anos atrás 100 Kilos e falava também que quem corria era MALUCO, eu me tornei um maluco com muita saúde e em 2001 eu nunca tinha feito uma competição e em casa vi um anuncio da meia internacional passando na TV, bastou o anúncio passar e fui atrás para me inscrever e fiz minha inscrição, olha só como eu me tornei um maluco, logo de cara encarar uma meia maratona, me lembro muito bem os amigos dizendo ta maluco, vc nunca correu 21kms e vai neste desafio eu disse sim, e nem sabia das surpresas que estava por vir faltando 1 mês para a meia os amigos no quartel me chamaram para uma partida de futebol em vez de eu dizer não eu aceitei por insistência dos amigos e num lance de dividida da bola um amigo acertou a minha perna eu cai e não conseguia levantar de tanta dor, fui ao hospital e o médico me disse que não foi nada de grave só uma luxação e me disse assim 1mês sem fazer atividades físicas, tome este inflamatório e 3 vezes ao dia gelo local na dor eu pensei assim comigo este médico ta doido...rsss...faltando menos de 1 mês para estrear na meia e ele me dizendo isso...rsss...só sei que fiquei umas 2 semanas e meia sem fazer treinar e tomando antiflamatório e quando chegou o dia da meia eu não titubiei fui assim mesmo não estava 100% estava sentindo algumas dores e para mim era tudo novidade era mulheres distribuindo chapéus, viseiras, barras de cereal e etccc... eu fiquei tão fascinado e enchi o bolso...dada a largada eu mandei ver corri no meu ritmo que tinha treinado e sentido um pouco de dores, mais me superei e fui correndo assim mesmo, quando cruzei a linha de chegada com 1hora e 55 minutos eu não estava acreditando no que eu tinha, senti um prazer muito bom e de 2001 tenho mais de 170 competições nos currículos e sou um maratonista, repito mais uma vez me tornei um maluco saudável, só me arrependo de não ter vindo para o atletismo com os meus 18 anos, mais isso já passou e o negócio é deixar para trás o que aconteceu e seguir em frente, não é mesmo.
    Agora voltando aos que fumam e bebem, foi como eu disse no meu blog eu não tenho nada contra, só não acho certo e entendo muito bem quem fuma e bebe, tenho vários amigos meus corredores que fazem isso eu fico até abismado que tem até alguns que bebem pacas e voam nas provas não sei como, mais voam....
    Tuco legal que vc mora em Curitiba, eita cidade linda tem 2 cunhandos que moram ai 1 mora perto do Jardim Botânico e inclusive eu já estive ai várias vezes e no ano de 2004 eu corri a Maratona de Curitiba, alias foi a minha melhor maratona que fiz o meu melhor tempo em maratona é 2horas e 50 minutos nessa de Curitiba, quando retornar ai, vou lhe escrever para nós fazermos uns treinos aí.
    Legal o seu Blog, ta show parabéns amigo HOMEM DE FERRO, pois chamo todos os meus amigos assim, pq NADAR, PEDALAR E CORRER não é para qualquer um não, eu desconhecia o seu blog a partir de hj foi acompanhar e vou adicionar o seu blog no meu, obrigado por adicionar o meu também no seu.
    Muito boa a matéria que vc postou no seu blog sobre RENDIMENTOS, parabéns!!! Realmente um atleta não nasce de um dia para outro, temos que ter disciplina em tudo, até privar de certos momentos na vida para que a competição no dia saia tudo certo e outra coisa isso não é só para atleta de elite não, também digo isso para os atletas amadores que muitos até se sacrificam, ainda mais que hj em dia as inscrições, hospedagem, viagens e alimentação tá ficando caros e ai do atleta que não tem patrocínio, conheço muitos atletas que tiveram que optar por parar de correr pq não tem condições de ficar bancando corridas e triatlos com dinheiro do próprio bolso é uma pena isso acontecer. Vamos torcer para que esse cenário mude.
    Bom amigo acho que já falei demais né...rsss...Desejo a vc sucessos no triatlo, bons treinos.
    Um abraço,

    JORGE Cerqueira
    www.jmaratona.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    OLÁ TUCO OLHA MAIS UMA VEZ AQUI NO SEU ESPAÇO, VI QUE VC TEM UM PROJETO DE CORRER SUA 1ª MARATONA EM NOVEMBRO 2009, DESEJO QUE VC FAÇA UMA BOA PREPARAÇÃO E PELO VISTO DEVE SER A MARATONA DE CURITIBA HEIN.
    OLHA VI QUE SUA ESPOSA LHE DÁ APOIO NO ESPORTE LEIA A MSG ABAIXO:

    "A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO APOIO E, PRINCIPALMENTE, NA COMPREENSÃO DA ROTINA DE UM ATLETA, É PURA E SIMPLESMENTE UM GESTO DE AMOR. É UM AMOR INCONDICIONAL. PORQUE É UMA DOAÇÃO CONSTANTE".


    UM ABRAÇO E BOAS PASSADAS.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO