terça-feira, 29 de dezembro de 2009

85.a Corrida de São Silvestre - 2009 - alguns números.


A 85ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada mais uma vez no último dia do ano, em São Paulo, com transmissão pela Rede Globo e TV Gazeta, terá uma grande infraestrutura para dar suporte aos 21 MIL ATLETAS inscritos na prova mais importante da América Latina.

Somente pela organização do evento, por exemplo, 4.500 pessoas estarão trabalhando na montagem da estrutura necessária, nos postos de controle e segurança. A Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET e SPTrans contarão com 3.000 profissionais antes, durante e depois da prova. Entre médicos, enfermeiros e socorristas, 250 pessoas estarão auxiliando o evento, além de 15 ambulâncias móveis UTIs e médicos em motocicletas no percurso.

Serão montados 250 banheiros químicos na chegada, na largada e nos postos de controle, sem contar os 10 banheiros adaptados para os cadeirantes. Vão ser usados ainda 2.500 grades de proteção, 500 cones, 2.000 cavaletes, 10 mil metros de fitas e 150 faixas de trânsito.

Os 21 mil inscritos terão à disposição 450 mil copos de água, 50 mil kg de gelo, 20 mil garrafas de isotônico, 20 mil barras de cereal, 20 mil lanches e 20 mil medalhas de participação. Serão distribuídos ainda 20 mil kits, com camisetas, manual do atleta, número de peito e chip de cronometragem. No dia da prova, haverá uma área de 10 mil metros quadrados para servir de guarda-volume.

Talvez por este tamanho todo da organização, fique complicado realizar a prova a meia noite como era antigamente.

Já falei com minha amiga Mayumi, com o Shigueo e estaremos por lá dia 31 para um almoço festivo e comemorativo.

Quero agradecer a força da Giovanna daqui de Ctba, que vai fazer a grande gentileza de retirar o meu kit e de todos os amigos que se prontificaram a me ajudar na retirada. Valeu mesmo. De coração.

Ontem corri 5K de leve, hoje mais um trotezinho... O coração está batendo mais forte.... Será uma prova muito linda.

Estou imaginando como será a largada, e quanto tempo vai demorar para dissolver toda aquela multidao de atletas nos kms seguintes. Realmente uma experiência inédita. Mas não se preocupem, comentaremos tudo por aqui. Abraços e obrigado pelo apoio.

5 comentários:

  1. Tucão, eu não sou expert em SS, mas nas minhas duas participações, uma ainda com a prova dividida em 2005 e outra já com ela conjunta em 2007, o que aconteceu foi mais ou menos o seguinte: muvuca total no primero Km na Paulista, boa dispersão na descida da Consolação, até porque a galera se espalha pelas duas pistas, vai lá pro lado do cemitério. Quando parece que vai abrir, ali pela Praça da República e esquina da Ipiranga com São João, fecha tudo de novo no Minhocão e nas ruas meio estreitas do Bom Retiro. E, a partir do Viaduto Pacaembu (subida das boas 1), na metade da prova, volta a espalhar um pouco, dando pra correr bem nas Avenidas Rudge (antes dela, subida das boas 2) e Rio Branco. O centro velho, a partir do Largo do Paissandu, é meio tumultuado, mas é a minha parte favorita da prova, parece um GP de Mônaco. E a Brigadeiro, se você estiver bem preparado para ela, vira Pudim. Tudo isso é muito bom, mas gostosos mesmo são os 400 metros ou pouco mais na retinha final de volta à Paulista, pra fechar com muita vibração esse belo ano que você teve. Comemore muito, meu amigo, porque você merece. E curta bastante todo o caminho até a chegada.

    Grande abraço, uma excelente prova e uma virada de ano melhor ainda. Nos vemos em 2010!

    ResponderExcluir
  2. Tucão....capricha no gel!!! que vou estar com o radar ligado na telinha do globo heheh.
    Boa sorte na prova irmão!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. DETONA MAN !!!!!!!!!!!!!!!! FELIZ 2010.. AHUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  4. Olá Tuco!

    Daqui do outro lado do Atlântico, desejo um 2010 repleto de saúde, alegria, esperança e prosperidade.

    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tuco! Estaremos te aguardando aqui! Venha com calma, pois vai demorar para passar o tapete mesmo! Rsrsrs.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO