segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quanto mais tecnologia melhor?? Ou seria ao contrário?

Amigos!!! Este tal de horário de verão está me judiando demais!! Calma, calma!! Já me acostumei aos horários, que antes havia reclamado. Porém, meu trabalho todo dia se alonga mais meia, ou até uma hora depois do combinado... Estou saindo perto das 20:00h, assim, até chegar em casa, se foi o dia.... E o que fazer??? Abandonar tudo e sair mais cedo? Não tem como. Trabalho com vendas e sou comissionado, infelizmente não posso deixar o cliente no pátio olhando um carro e sair correndo... Literalmente. Hoje recebi a notícia que a diretoria quer abri a loja aos domingos... Aí sim to perdido! Adeus longuinhos!!! Mas tenho fé amigos, e não vou me entregar... Vai ter que acontecer tudo do bom e do melhor, e tudo direitinho para que eu continue treinando certinho. Pensamento positivo sempre!!!
As vezes surge aquela dúvida... Será que vale a pena, trabalhar um pouco mais, ter grana e não ter tempo para treinar? Ou vale a pena treinar e não ter grana para a inscrição (nem tanto, né Tuco)?? Pqp!! Não quero e não gosto de ficar reclamando, mas que dá uma embaralhada na cabeça dá!!! Poderia haver um equilíbrio, né? Bem melhor. Acredito que como tudo na vida, o interessante é o equilíbrio!! Nada em excesso ou em falta faz bem... Vou tocar em frente...

Voltando ao título: há algum tempo atrás, para o treino ser bom, tinha que sair para correr com o Garmin 305, ou um outro frequencímetro, e o Ipod no ouvido... Isto me motivava!! Lia algum post ou entrevista e pensava, como conseguem correr sem música?? Adorava isso!! Não apoio e nem condeno, mas acho que, como tudo na vida, há uma fase que se sobrepõe a outra... E acredito que minha fase atual seja a de “desapego”!!! Heheheheheheh!!! Desapego aos bens materiais... Meu GPS (ritmo, FC, pace, velocidade, distância percorrida, parceiro virtual, etc, etc...) foi roubado (assalto relatado anteriormente), mas quando estávamos nos bons tempos, algum dia, e não foi um somente, apagava no meio do treino, ou então, na saída de casa, lembrava que não havia carregado sua bateria anteriormente... Diziam que funcionava 10 horas, mas raramente ele agüentava dois treinos!! Isso não poucas as vezes que ele ficava de birra e não dava bom contato com sua base de carregamento!!!
Nada muito grave, porém, o treino já começava atravessado, sem ser do jeito que eu desejava ou imaginava...
O mesmo falo do meu Ipod... As vezes, falta bateria no meio do treino e dá vontade de atirar longe!!! Talvez porque os treinos anteriores não eram “tão longos”- (menos Tuco, menos!!) Mas a última foi fatal.... Segui domingo para o meu longuinho pré maratona, e após ter trocado as baterias do frequencímetro, na certeza de que teria o registro do tempo e da minha freqüência cardíaca, dentro dos parâmetros normais de pressão e temperatura determinados pela ABNT – hehehehehe - não é que no meio do treino, o display se apagou? Perdi meu parceiro, meu tempo, minha freqüência!!! Depois, fiquei sabendo que há uma série do Polar que está com este defeito. Apaga com o calor. Encaminhei para a assistência, e com certeza vou correr minha primeira maratona com meu relógio de pulso e seu cronômetro super simples... Tão parceiro!! Nada, corre e pedala comigo. Nunca me incomoda e custou R$ 130,00... Pois é amigos, é assim mesmo!!! Como eu brincava há tempos atrás: “Simprinho igual painel de jipe” – painel de jipe só marca a velocidade e o nível de combustível – e não estraga nunca!!! Talvez seja esta a minha fase (sem discutir se é a certa ou errada) – a fase de sair correndo, sem rumo, sem medir o ritmo, sem procurar satélites, sem ouvir esta ou aquela música para dar mais força naquela subida!!! Simplesmente fazendo com que as batidas do tênis no chão se misturem com o compasso da respiração, com as batidas do meu coração, concentrado neste ritmo, fazendo com que eu conheça cada vez mais meu corpo, sabendo como, onde, quando e porquê eu posso forçar um pouco mais, ou devo segurar pois estou forçando demais... É como o piloto, que ouve o ronco do motor e sabe a hora de trocar de marcha, ou se há alguma coisa desregulada nele, sem precisar de relógios, bússolas, gps, termômetros, altímetros, conta-giros ou qualquer outro indicador... Somente eu, meu ouvido e meu motor... Afinados, afinando-se e misturando-se cada vez mais. Cúmplices e parceiro... Acima de tudo amigos... Um dia ainda saio correndo somente de shortão, descalço, sem camisa (com protetor solar, claro!!), só para sentir o sabor que tem!!! Só para curtir, pelo prazer, somente pelo prazer de correr!!!

Falando em prazer.... O friozinho na barriga com a proximidade dos 42K está aumentando... Mas é mais uma sensação a ser curtida e aproveitada...
Vamos em frente, devagar, e sempre!!
Abração

8 comentários:

  1. O irmão....sensacional texto! deu vontade de sair correndo agora ( e olha que estou bem deitado, quase dormindo). Grande abraço ..e os 42 vais tirar de letra...

    ResponderExcluir
  2. Correr pelo prazer que dá, o maravilhoso na corrida é que todo cara pode correr não precisa de orçamento para o material, se quiser correr na areia até pode dispensar o ténis.
    Força Tuco você tem a resposta busca o equilibrio

    ResponderExcluir
  3. Tuco meu amigo, nos 75km teve um corredor que me falou: Nessa prova nem vou levar relógio, vou curtir cada km na boa... E ele chegou bem pacas, puro pazer !!! Tem dias que saiu de casa só de shorts e tenis e vou embora relax!!! kkkk Sobre a maratona nosso amigo Plabo falou tudo ( vais tirar de letra...) Abraço man

    ResponderExcluir
  4. Grande Tuco.
    Acho que essa parafernália tecnológica é mais um incentivo pra corrida, mas dá pra tranquilamente correr sem. Exemplo: Estava vendo umas fotos da corrida que fiz este domingo, e na largada saí olhando pro iPod, que estava com o volume muito baixo. Não tinha uma foto aproveitável! rs Menos mal, assim não tenho que gastar dinheiro pra comprar foto minha! rs

    Essa semana agora é pra se cuidar né? Vi no outro post que vc está organizando seu próprio jantar de massas. Ótima iniciativa (como sempre). Tirem muitas fotos!

    Vou estar torcendo por vc neste fim de semana!

    Abração,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  5. Não sei dizer como é como ATLETA, mas como escritor posso dizer que é MUITO BOM !!!! rsrsrsrs ...

    Grande abraço guerreiro !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Tuco, esse equilíbrio que vc. procura entre trabalho, grana e prazer, é exatamente o que eu tenho pensado muito ultimamente, não sei se é porque cheguei aos 44anos rsrsrsr, mas acho que, para viver bem e com prazer precisamos de muito pouco. Vc. trabalha com veículos, deve ter cansado de ter visto gente comprar carro e vc. sabendo que estava acima da capacidade dela, que ela iria sofrer para pagar só para ter, acho que não vale a pena. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Haaa, tem gente correndo maratona descalço! Rsrsrs. Realmente, temos que ponderar e pensar sobre o que é necessário para nós corrermos. Eu sou meio desligada para estas ferramentas! Rsrs.
    Boa sorte na maratona!

    ResponderExcluir
  8. Vai na boa, Tucão. Fases mais atribuladas vem e vão, tudo se adapta. Certamente você vai arrumar um jeito de continuar treinando. Se ficar milionário de tanto trabalhar, não esqueça dos amigos, hehehe...

    Tecnologia, como lembrou o Shigueo, serve para ser aliada do corredor (ou, no seu caso, do multiatleta). Mas a gente não pode ficar dependente dela mesmo. No fundo, o grande barato mesmo é a atividade em si, o resto é resto.

    Também estou nessa torcida para que você faça uma grande maratona aí no quintal de casa no domingo. Manda ver! E, principalmente, divirta-se bastante no caminho dessa grande conquista.

    Abração!

    Fábio

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO