segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Batismo - A primeira prova de Triathlon - Copa Paraná - Triativa.

Felicidade, alegria, entusiasmo, sucesso, companheirismo, apoio e uma mistura de sentimentos especiais fez com que esta estréia fosse abençoada, tornando-se assim num dos dias mais especiais da minha vida.
Mas vamos por partes que quero dividir tudo isso com quem estiver a fim de ler:

  • PREPARAÇÃO:


A festa começa na semana do evento. Para alguns, mais uma prova, talvez como a última 10K que eu fiz, que não deixa de ser importante, conta com a presença de vários amigos, o clima de festa, porém, para mim, uma corrida normal, pois o costume faz com que o brilho da estréia, da primeira vez, vá se apagando com o decorrer do tempo. Mas para quem está começando, o início, a estréia, é uma mistura de excitação, curiosidade, programação, de nada pode dar errado, com um frio na barriga onde não sabe-se o que acontecerá exatamente... Para piorar um pouco, na sexta, pela manhã, ao levar as rodas da bike com a intenção de trocar os pneus meia vida por novos, esqueci as duas encostadas no pára-choque traseiro do carro, e na pressa de ir para o serviço, sei lá porque cargas d’água, esqueci completamente de sua presença ali, fora do carro, engatei a ré e fui.... Pqp!!! Aparentemente nenhum estrago, mas o pior de tudo foi descobrir que a roda dianteira da bike havia entortado somente na sexta á noite, quando coloquei-a no garfo para testar... Com os freios totalmente abertos, não rodava!!! Imaginem como eu (não) dormi esta noite... Sábado pela manhã, fui correndo resolver meu problema e (ufa!!!), nada grave, Aproveitei para um reaperto e lá fomos nós! Com a companhia de alguns amigos e da minha amada Cilmara, fomos á Guaratuba após o meu trabalho, na parte da tarde. Clima de alegria e festa, todo mundo muito feliz e contente!!!

Chegamos em Caiobá e depois de mais de uma hora na fila para a travessia do ferry-boat, conseguimos que um amigo pegasse nosso kit e voltamos para casa sem fazer a travessia, para jantarmos e dormirmos um pouco. Revisei o material da prova e os equipamentos umas quatro ou cinco vezes. Dormi muito pouco, e neste pouco que dormi, sonhava com a prova. Muito nervoso.Não comi muito no café, pois estava preocupado com a natação...
No domingo, acordamos cedo e fomos para Guaratuba (ficamos em Caiobá, cidade vizinha). Força total, energia e disposição. A maioria do pessoal que se seguia nesta direção tinha uma bike á tiracolo. Festa total, todo mundo animado e entusiasmado!

  • A PROVA

Chegamos com meia hora de folga aproximadamente, pegamos nossos kits (camiseta, pulseira – não tinha chip!!! – número da bike e touca de natação – de uma prova anterior (desafrio), mas tudo bem, nada iria estragar a festa!!), fomos para a pintura dos números, colocamos as bikes em seus lugares e segui aquecer um pouco. O tempo fechou e começou a garoar...Na areia, encontrei um amigo blogueiro, o Fábio (abaixo), muito gente boa e também mais um amigo que faz parte da minha assessoria, o Maurício. Nos apresentamos e fui aquecer.

Entrei no mar a fim dar algumas braçadas e sentir o clima. A primeira bóia (eram três, em forma de U) me parecia muito distante. Comecei a ficar com medo. Quando atravessei a arrebentação, parei um pouco... Sem dar pé, sem ver nada embaixo d’água além do alcance do meu braço, meu medo aumentou, talvez pelo trauma de quase me afogar há algum tempo atrás, quando um amigo e eu fomos atravessar de um canto para outro em uma praia de Sc. Que sentimento xarope. Voltei, meio ressabiado, com medo de não conseguir finalizar os 750m. Rezei um pouco. A Cil, vendo minha cara de preocupação me confortou. Fiquei mais firme. O meu maior medo era a natação, pois na bike e na corrida, já tinha certeza de que pelo menos eu completaria a distância proposta.

A turma se alinhou para a largada e eu fui para o canto, seguindo o conselho dos meus amigos blogueiros mais experientes (Sica e Rui – Iron Shark). Largamos, deixei a turma de lado e fui fazer minha natação. Engraçado como que durante o aquecimento senti a água fria e depois, na largada, não senti nada. Fui controlando as braçadas, a respiração, as pernas e vizualizando a primeira bóia. Passei a primeira, passei a segunda, algumas pernadas nos outros, algumas braçadas em mim, vai mais pra lá, empurra, nada um pouco mais pra cá, e tudo se acerta. Foi quando pensei, bom, na segunda bóia, estou mais ou menos na metade da distância... Apertei um pouco mais a braçada, pois estava inteirão e a respiração bem tranqüila. Rendeu, mais que o esperado. Meu melhor tempo na piscina era 15:45”, finalizei a natação em 14:40”. Fui para a transição, levei a sapatilha na mão, correndo descalço, calcei-a na faixa do “monte” e fui pro pedal. Foi muito melhor que a do Duathlon.

Tentei manter o giro acima de 85rpm, de preferência nos 90, perto de 35/36 Km/h. porém, devido aos cotovelos e curvas, não foi fácil. Primeira curva, depois de uns 500m aproximadamente, a turma do primeiro pelotão, derrapa no asfalto úmido e causa um acidente horrível. Teve um atleta que foi para o hospital, outra que teve que ser atendida pela ambulância ali mesmo. Pensei comigo, vou ter que cuidar um pouco mais na nos retornos e curvas. Como eram quatro voltas de 5K, haviam muitas curvas e retornos.

Mais alguns Kms e um atleta que queria me ultrapassar, caiu no retorno. Um pouco a frente meu amigo Jader cai sozinho. Sorte que parou de garoar. Eu quase parava nos retornos, contornava e acelerava o que dava. Muita gente na rua, torcida... Aquela festa. Evitei os pelotões e não deixei ninguém colar em mim. Finalizei em 40:40”. com a transição incluída.. No relógio da bike, minha média ficou em 29,8 km/h. Nova transição, consegui tirar a sapatilha em cima da bike (parece fácil, mas não é tanto – quase enrosquei o fecho na coroa maior), cheguei na área de desmonte a saí correndo. Me senti muito melhor que no dia do Duathlon. Saí correndo (eram 3 voltas) e peguei carona com meu amigo, o prof. Jader, que já vinha em sua segunda volta, num bom ritmo. Tentei acompanhá-lo, mas meu pé voltou a dar sinais que tive uma fasceíte há três meses atrás. Que lembrança triste!!! Tive que diminuir... Cada volta a minha torcida particular me incentivava mais. Que festa. Na segunda volta, senti que o pé deu uma melhorada e acelerei um pouco. Deu até para dar um sprintzinho depois dos gritos do meu amigo Aaram... Fechei os 5K em 23:40 aproximadamente (com a transição junto)... Pensei que ia chorar na chegada, de tanta emoção, mas nem deu tempo!!! Só deu tempo para curtir aquele momento especial, o meu batismo, a primeira medalha de triathlon... I N E S Q U E C Í V E L !!!!! Que sensação gostosa, que momento mágico. Deu certo!!! Fechei em 1:19:01”



Sei que não é uma prova longa, ou um objetivo inatingível, porém, foi suado, literalmente para ser realizado. Foram muitos treinos, encaixes de horários, economias para compra de equipamentos, disciplina e quantas vezes, a válvula de escape para o stress diário, e ainda mais - uma forma de mostrar que eu poderia, provando para mim mesmo que era possível. Para os meus objetivos programados, foi uma antecipação de um sonho que seria realizado no ano de 2010. Agora posso me preparar melhor, treinar mais, fazer novos amigos, dividir novas experiências!!!
Só tenho que agradecer a todos que me apoiaram na busca deste sonho. À minha linda Cilmara, que sempre me aturou e apoiou e à todos meus treinos e manias. E à Deus, por me conceder esta experiência maravilhosa...
Agora, foco na Maratona 2009.
Abração e obrigado, de coração, á todos que me ajudaram.

24 comentários:

  1. Valeu Tuco!
    Pelo visto deu tudo certo, apesar dos imprevistos
    com a bike.
    Corri contigo na sua narrativa! Imagina se vc não tivesse
    sentido a dorzinha que tempo teria feito na corrida.
    Promessa antecipada e plenamemte cumprida.
    Parabéns por ter atingido essa conquista na sua vida/carreira.
    Agora tenho um amigo em Curitiba que é triatleta!!!
    Hj vc é o Cara.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tuco,bom tempo na natação para uma primeira vez, um ciclismo controlado ( a próxima etapa é saber aproveitar a roda, indo num pequeno pelotão você rola muito mais rápido com metade do esforço e chega bem mais fresco para a corrida), saboreia e vai vêr que daqui a uns dias vai estar desejando que venha rapido a próxima prova de Triatlhon.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela prova e pela estreía no triathlon.
    Espero que esta seja a primeira de muitas provas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito parabéns pela prova e pelo relato! Está EXCELENTE!Deu para sentir a emoção!
    Força para o próximo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, meu amigo Tuco! Parabéns por essa belíssima estreia e pela narrativa vibrante, rica em detalhes e imagens, que nos coloca junto contigo na prova. Continue sendo sempre esse cara valente, esforçado, determinado e, pelo tempo na corrida, principalmente depois de ter nadado e pedalado, também veloz!

    Que venha agora a maratona. Estaremos todos torcendo muito por você. Sucesso, meu camarada!

    Abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. mas que belo tempo hein!!!! muito bom para primeira vez que fez esse tipo de prova. pena a garoa pra deixar o asfalto úmido, mas ainda bem que não aconteceu nada na etapa da bike.

    abraço,
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  7. Grande Tuco!!
    Que belo tempo vc fez cara!!!
    Tava bem preparado.
    Um belo relato da prova, deu pra ver que vc estava, e continua bem contente.
    Parabéns!!!!
    Mantenha se focado nos treinos.

    ResponderExcluir
  8. Legal depoimento. Estava lá acompanhando a prova. E a minha primeira vai ser dia 12. Já deu até pra sentir um frio na barriga lendo o post.

    Abs.
    @marloncamargo

    ResponderExcluir
  9. Ae, man! Parabéns! Belo relato e vai estreiar bem assim, viu! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Maravilha !!! Linda prova que vc fez cara, meus parabéns e continue nesta determinação que você vai longe, muito longe, busque os seus sonhos, Deus te abençõe e triabraços pra você.

    ResponderExcluir
  11. Da-lhe Tucão!!! Arrepiou na prova indio véio...sensacional teu tempo irmão, quem sabe 2016 heheh...Deixou a gauchada orgulhosa!!!!
    Que seja o primeiro de muitos e quem sabe um dia se tapiando no mar, revezando o vácuo no pedal e fazendo uma correria daquelas juntos????

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. hehehe...lembrei de uma coisa!!! teu desempenho só não foi melhor, pois não usou o gel aerodinâmico tradicional heheh Grande abraço irmão!

    ResponderExcluir
  13. Tuco, parabéns pela estréia, que é sempre difícil por mais que tenhamos treinado, agora é ir com força para a maratona.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, fiquei mais que orgulhosa de você!!!! Meu exemplo,meu idolo!!!! Quero fazer 5k nesse tempo hein...ainda tinha gás depois da natação e do pedal!!! uauuu!!!! A próxima quero estar lá para aplaudir de perto!!!! PARABÉNSS!!!!!!!!! bjssss. KK.

    ResponderExcluir
  15. Boa Tuco! Parabéns pela conquista! Um dia eu chego lá também.
    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.com

    ResponderExcluir
  16. KKKKKKKKKK IRADO !!!!!!!!! MANDOU SUPER BEM TUCO, BELA CHEGADA GUERREIRO. FIQUEI MUITO FELIZ, NA REAL EU JA TAVA LIGADO QUE EU IA SE DAR BEM... VIXI FERROU GERAL, COITADA DA TUA MINA KKKKKKKKKKKK VAI TER QUE TE AGUENTAR LEGAL, POIS AGORA VC VAI QUERER MAIS E MAIS... RSRS
    P A R A B É N S...

    ResponderExcluir
  17. Tuco, parabéns pela sua prova. Ela parece que foi perfeita. Espero em 2011 fazer meu primeiro triathlon. Muito interessante e legal o seu relato da prova.

    ResponderExcluir
  18. Grande Tuco, meus parabéns pela bela estréia no triatlo!

    Abraços e boa preparação para a maratona de Curitiba!!!

    ResponderExcluir
  19. Po Tucão, sei que estou atrasado em vir aqui conferir e lhe parabenizar por mais um feito, pois os treinos para a Ultra estão hot e tenho procurado descansar o pouco tempo que aparece....Vc e a Cilmara deram um showww de maestria hein, vc praticando o seu primeiro triatlon e a Cil lhe apoiando ahhh vc me chamou de Garoto Multimidia e eu digo que a Cil que é uma menina Multimidia também...rsss...
    Showww de relato, showww de prova amigão e que venha para ti a Maratona de Curitiba, boa sorte.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Prezado Tuco, parabéns pela estreia perfeita. Abraço de toda a Equipe Baleias pela sua vitória. Para nós essa prova é mesmo um sonho. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  21. parabens cara!!! eu fiz a prova no revezamento (a bike) e quase morri... imagine fazer inteiro!!

    parabens pela conquista e pelo relato tb!

    ano que vem quero fazer um tb!

    abracos!
    kelston kredens

    ResponderExcluir
  22. Pô Tuco, emocionamente pra caramba este seu relato sua o seu batismo no triathlon.
    Parabéns pela conquista e que Deus o permita completar inúmeros outros triathlon nesta sua jornada.
    Abraço e desde já quero lhe desejar uma excelente Maratona de Curitiba no dia 22.
    Abraço e tudo de bom sempre.

    Do seu amigo...


    tutta/paraná
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela prova de estréia! Já pelas fotos, dá para ver toda a emoção e empenho! Muito bom!

    ResponderExcluir
  24. Muchas felicidades !!!!!
    me alegro muito...

    Suerte en la maratona !!!!
    happy training !!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO