quarta-feira, 15 de julho de 2009

Motivação - Altos e Baixos



Não raras vezes, me pego sem muita vontade de treinar... Dá vontade de se soltar no sofá meeeesmo!! E não sair dali de jeito algum. Não sei se é desculpa, mas o tempinho aqui de Curitiba é horrível e não incentiva nada a saída, o despertar, o esporte em si. Pior é que, se nevasse, daria para esquiar. O clima fica frio, úmido e cinzento. Fazer o que né? Encarar o bicho de frente, olhando olho no olho.
Pensando assim, hoje fui dar uma nadadinha, fiz 2450m., entre tiros intervalados, braços e pernas. Pelo menos "já" estou fechando os 750m direto, coisa que meu fôlego não permitia anteriormente. Meu tempo atualmente está perto dos 17'. As vezes fecho em 16:40', 17:30', já foi até um pouco mais que 18'. Estava até com vergonha de escrever, mas não temos que esconder nada uns dos outros né? A primeira vez que fiz 750m nadando, fechei para mais de 30'. Pensei em desistir... Mas não somos disso, não é? O pior é que eu tive um trauma com água, certa vez que quase me afoguei na praia, desde então mantinha uma boa distância do mundo aquático... Bom, na verdade o foco do assunto era outro. Falar que com este frio, entrar na piscina, mesmo que aquecida é pior que sair para correr. Portanto analisando de outro ponto, até que não é tão ruim assim dar uma corridinha no inverno.
Notei uma coisa, sempre que estamos seguindo uma planilha, com disciplina (palavra linda, mas tão difícil de ser aplicada), ou com foco em uma competição, baixa de tempo ou novo tipo de prova (km diferente, revezamento, treino em grupo), a tal da vontade aumenta.
Notei que nos primeiros 5K, sempre o tal do anjinho do mal, fica te perturbando, falando para desistir, parar, pensar que não vai conseguir. Porém, depois de um pouco mais de insistência, o treino flui. Mentlize o motivo do seu treino, ou o seu objetivo, crie um mantra pessoal e repita-o nos momentos de desânimo ou fraqueza. Siga em frente e não desanime. Este treino vai fazer falta lá na prova. Experiência própria, e como sempre diz meu pai: "Seja sábio, aprenda com o que a vida te ensina de graça!" - isto quer dizer que se puder aprender com experiências já vividas, terá mais tempo para aprender outras coisas.
Ah, também não vale tentar criar uma meta impossível, do tipo começar correr hoje e daqui um mês fechar a Maratona, pois devido á sua dificuldade, a inércia e a dificuldade serão maiores.
Criei uma teoria, a teoria do rompimento da inércia. No momento em que seu status inercial é rompido, seus movimentos começam e não terminam mais. Portanto, aquela vontade de ficar um pouquinho mais na cama quentinha, ou a vontade de se esticar no sofá no domingão e só sair dele na segunda, acaba totalmente com o pontapé inicial (talves precise de dois ou três).
Decrever suas experiências (aqui no blog, orkut, twitter, etc) ajudam, e muito. Pois você faz amigos, compartilha suas experiências e vê que eles passam pelos mesmos ou maiores perrengues que você. No final, sempre tem alguém que faz algo mais ou algo menos, mais isso é o que menos importa, o que interessa é que todo mundo está se movimentando, correndo, pedalando, nadando, rebolando, dançando, virando piruetas, ou seja lá o que for, e depois disso, a endorfina deixa todo mundo feliz, muito feliz... É um vício muito bom, forte e legal, mais ainda... Saudável!!! Portanto, quando aquela preguiça, aquela tiriça, o quati estiverem nas suas costas, lembre-se que seus amigos estarão lá, treinando, se divertindo, esperando por você, ou esperando para saber como foi seu treino, ou ainda esperando simplesmente pela sua presença...
Portanto mexa-se, rompa a inércia, é só dar o primeiro passo, o pulo da cama e com certeza, depois de um belo treino, aquele gostinho de que valeu a pena, é o melhor que tem!!!
Um abração á todos, isso me ajudou muito hoje, portanto gostaria muito de compartilhar com vocês e que fosse útil para alguém, algum dia também.
Abração á todos, saúde, disciplina e ótimos treinos!!!

9 comentários:

  1. Fala Tuco. Realmente, CTBA é punk no frio.
    Eu sou um cara planilha, preciso dela para focar.
    Depois da FAmily Run o negocio desandou um pouco, o corpo sentiu o esforço e começou a reclamar.
    Agora, vou voltar ao ritmo.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Quisera eu não ter este problema! rs.. Todos temos, afinal. Mas, como você falou e está na figura, a palavra-chave pra mim é objetivo! Costumo sempre repetir - não sei se li isso em algum lugar, mas enfim... Tenho pra mim que o maior perigo para as coisas que queremos fazer é a falta de objetivo. Cumprir um objetivo, por exemplo, vai representar sem dúvida um relaxamento no corpo, e vamos perder a motivação de continuar o treino até ter um novo objetivo. Por isso que eu gosto tanto destas provas nas quais não ganhamos nada pra correr! Elas nos dão objetivo. Pra mim já basta!!! Um abraço e bons treinos! E ânimo lá! hehe

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Tuco, na vida é tudo com sacrificio meu amigo, eu digo as vezes para os corredores que as coisas conquistadas tem que ser dificil mesmo para que mais na frente nós demos valor, pense bem se fosse fácil conquistar as coisas as pessoas não dariam valor, vc pensa que isto só acontece com vc, deixa eu te falar vc pensa que isto não acontece comigo que já corro a 8 anos ou também com os corredores de elite é claro que acontece, o que fazer nessas horas, desistir, eu digo que não, deixa essa zica para lá, deixa esse diabinho que fica falando para vc desistir para lá...xooooooooooooooo....Amigo tudo na vida temos que ter metas, sei que vcs dái de Curitiba passam com o frio, não sei se vc conhece a corredora e blogueira Sandra, ela é brasileira mais mora nos Estados Unidos, pois se vc não conhece ela, ela está adicionada no meu blog, pois ela disse que quando é inverno lá e quando cai neve é pior ainda, daí vc pode falar po o Jorge mora no Rio em que não faz frio, pois é Tuco, sou um abençoado, com o calor eu estou acostumado, mais com o frio não, o dia que for correr uma prova ai e estiver fazendo este frio todo eu até posso sofrer mais não desistirei de correr, deixa eu te falar em 2005 fui fazer uma missão pelo quartel em Santa Maria no Sul, estava tão frio, mais tão frio que as pessoas quando me viram treinando dentro do quartel de short e camiseta me falaram que eu era maluco de estar treinando naquelas condições eu disse que poderia até está maluco mais estava fazendo o que eu gostava e ninguém iria fazer eu parar de treinar, e continuei treinando, como eu te disse estava tão frio que na parte da manhã por volta da 6 horas o meu braço ficou cheio de foliculo de gelo...Também acho que vc deve treinar mais o seu psicológico pois isso ajuda e muito, lhe recomendo a vc ler livros sobre psicologia, mais voltado para o esporte...Quanto ao desafio que vc está treinando que será em novembro a Maratona de Curitiba eu lhe desejo sorte e não vá pensando que vc encontrará moleza não, ainda mais que será a sua primeira maratona, como eu lhe disse vá treinando o seu psicológico, pq o diabinho vai ficar te atormentando durante o percurso o que vc está fazendo ali, que isso não é para vc e outras coisas mais por isso a importância do psicológico está bem e outra coisa caso vc quebre na maratona ou em qualquer corrida, mesmo que vc pare por alguns minutos ou até caminhe, não abandona a prova se SUPERE e completa a mesma...Bom estou na torcida pelo seu sucesso, que Deus te abençoe...E deixa eu parar por aqui mesmo senão daqui a pouco escrevo um livro...

    PS: CARACAS FOI NADAR COM ESSE FRIO TODO, AHHH COM CERTEZA A PISCINA A ÁGUA DEVERIA ESTÁ AQUECIDA...RSSS...

    Um forte abraço e bons treinos camarada...

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tuco uma pequena achega, pensa naquelas pessoas que mesmo com dificiência motora(fazem desporto e treinam regularmente), esses para mim são uns herois da vontade e me dão inspiração, pensa no esforço e dedicação que alguém com uma prótese tem de fazer para nadar, pedalar e correr ao seu lado.
    Nas provas não há diabo que entre comigo, fico surdo sabe, e nunca olho para trás só me interessa saber se ainda consigo apanhar o cara que está logo ali à frente que deve estar a sofrer tal como eu.
    Quanto à evolução primeiro temos que nadar, pedalar e correr fácil, só depois nos devemos preocupar em fazê-lo rápido.
    Bons treinos e Excelentes provas

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem, Tuco ! Acredito que quase todos passem por essas variações de motivação, seja por excesso de frio, de calor, ou da danada da preguiça mesmo. Competir em qualquer modalidade esportiva é muito bom, duro mesmo é estar apto para a competição (seja em que nível for). É isso que exige a disciplina e a dedicação, difíceis mesmo de ter, mas que são justamente as qualidades que nos separam dos desistentes. Siga em frente, meu amigo. Ao divulgar os seus feitos, a sua motivação irradia e passa a ajudar na motivação de muitos também.

    Abraço e bons treinos !

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Amigão Tuco, perrengues já fazem parte do dia a dia de um atleta, seja ele prol ou amador. O negócio é tomar vergonha, analisar a planilha e cair p/ o treino rs. Depois vc descansa c/ ar de missão cumprida kkkk. Mas se tiver c/ a musculatura detonada ou fadigadão poupe-se!!! Preguisa não ta na planilha descanso sim !!! kkkk Abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
  7. Este friozinho aí, não deve ser fácil! Mas, vamos manter o foco, né? Pior que preguiça é ter vontade de treinar e não poder! Acredite! Rsrsrs. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  8. Mágicos Tuco e Cil...
    Não posso ficar de fora desta.
    O que faço para vencer os desafios? Nada vou lá e pronto. Mas da siguinte forma: Fazer algo quando tudo é favorável é moleza. Agora fazer guando não quero, aí vejo que serei campeão se me superar, vencendo preguiça, chuva, frio, color, tempo e o que vier pela frente. Afinal nasci para brilhar e ser o que eu quizer. Ai é so show. Tuco confie em você e sei que vai muito mais longe para buscar suas metas.
    Abraço a todos Glacymar

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO