domingo, 6 de setembro de 2009

Texto Motivador I - O amador da Elite.

" AS DESCULPAS PARA DESANIMAR SÃO SEMPRE MAIORES E MAIS FREQUENTES. ENTÃO, NÃO PENSO MUITO. ACORDO, PEGO MINHA BIKE E VOU PEDALAR. PRONTO."

"O ciclismo e a minha vida já estão integrados faz tempo. O topo de uma montanha não é uma vitória esportiva, é uma vitória pessoal. Adoro desafios. Eles são minha motivação. Quando criança, momento em que a bicicleta entrou em minha vida - e na vida da maioria das pessoas - sempre me desafiava ir além. Meu primeiro emprego foi de entregador. Lógico, fazia isso de bicicleta. Escolhia as subidas mais difíceis e tentava chegar cada vez mais rápido. Isso me fez melhor.
Quando jovem, sonhava com o dia em que pedalaria na Europa. Não me tornei um profissional. Treino todos os dias com a paixão de um amador e há dois anos faço parte da equipe Tecnoval. Há dois anos viajo como conidado de miha equipe para competir na Itália e na França e volto com bons resultados. è o melhor exemplo de que é preciso sonhar nesta vida. Por mqis que pareça impossível, tem que acreditar.
Infelizmente, viver do ciclismo é quase impossível. Tive que me afastar dos pedais durante a faculdade. è poca em que trabalhei e estudei. Formei-me em farmácia e logo montei uma drogaria pra mim.
Uma coisa é certa, em farmácia só vai quem está doente. è um ambiente estressante. A pessoa chega lá desanimada com a doença e com o fato de gastar com um tratamento. Enfim, logo vi que precisava de um esporte para me desestressar.
Em 2005 voltei a pedalar. Apenas treinando empiricamente não iria muito longe. Sempre adoecia. Encontrei a assessoria BR Sports e acho que fui muito feliz nesta escolha. Trabalhando das 8h as 20h, preciso sair de casa as 5:30h para pedalar, voltar, tomar banho e correr para o trabalho.
Hoje, treino em média 2h, 2:30h por dia. Faça chuva ou faça sol. Nem preciso dizer como é difícil sair de casa nestes dias frios. Mas não me permito falhar. As desculpar para desanimar serão sempre maiores e mais frequentes. Em poucos momentos você encontrará algo realmente motivador. Então, não penso muito. Acordo, pego minha bike e vou pedalar. Pronto.
O ciclismo, para mim, é o mais difícil dos esportes. O resultado demora muito para aparecer e quando você acha que está muito bem, vem 20 adversários e chegam melhor que você nas provas.
Além disso, é preciso ter sempre uma dieta e um cuidado com o peso, com a recuperação. O apoio da família é sempre muito importante. Minha noiva, por exemplo, sabe que no final de semana de prova, o sábado está comprometido e o domingo também, pois tenho que descansar.
Como farmacêutico, tenho acesso a tudo. Apesar das brincadeiras de amigos, mantenho-me distante das drogas do ciclismo. Meu conhecimento e minhas experiências com clientes deixam muito claro os problemas de quem opta por este caminho. Uma nutricionista me ajuda com a dieta e com os suplementos - uso basicamente maltodextrina - e meus exames de sangue demonstram um nível normal de hematócrito.
Quem apela para as drogas não consegue se manter em alto nível por muito tempo. Se tenho os títulos paulista e valeparaibano de resistênica 2008, isso é fruto da minha consistência. Nem sempre eu ganho, mas estou sempre entre os melhores.
Nos dois últimos anos tive a chance de competir em provas internacionais, convidado pelo patrocinador da equipe que integro, a Tecnoval. Fui o melhor brasileiro no último L'Etape do Tour. Mas sem dúvida, o que mais me marcou nesta etapa foi a paixão dos europeus pelo ciclismo. Ver os freanceses nas ruas, naquele dia de temperatura fria, aplaudindo os amadores foi sensacional.
E pensar que as pessoas que encontro na rua enquanto pedalo, muitas vezes me xingam, e pensam que não tenho nenhum compromisso. Que eu sou um á toa, atrapalhando o trânsito. Quanta diferença.
Sou um ciclista com bom desempenho nas subidas e que se defende bem nos sprints. Neste ano fui o 84º entre os 9.000 participantes da Maratona dles Dolomites, prova amadora disputada na Itália. Semanas antes, em uma cronoescalada no Passo Pordoi, com 9,5km, fiquei em segundo na minha categoria.
Se vale a pena tanta entrega? Claro. Fui picado pelo bichinho do ciclismo, como dizem meus amigos. Senão, não chegaríamos de uma viagem de avião de 12hs e iríamos para Interlagos, alinhar para a 9 de julho. Isso é paixão pura!!!"

Emerson Gomes Ferreira - 24/10/78
Para a revista Vo2.

Um comentário:

  1. Putz, nem sei o que dizer depois de ler este texto.
    Sou corredor e não ciclista, mas este texto serviu de motivação e de puxão de orelha pra mim.
    Pois muitas das vezes nem vou treinar porque estar cansado ou com preguiça.
    Mas o cara aí deu uma lição de moral.
    Parabéns pela publicação deste texto amigo Tuco.


    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO