quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Meioscência e alterações no corpo


(BR Press) - Hipócrates de Cós, considerado o pai da medicina, escreveu: "Os homens acham algumas alterações divinas simplesmente porque não as compreendem. Mas, se chamassem de divino tudo o que não compreendem, ora, as coisas divinas não teriam fim".

Se Hipócrates ainda estivesse vivo, poderia ver que a ignorância que ele tanto abominava sobreviveu à seleção natural, assim como seu efeito sobre as pessoas. Muito do que poderia ser evitado, principalmente em termos de saúde, continua sendo rotulado de "vontade de Deus". Como se a depressão, a obesidade e a falta de condicionamento físico fossem carmas determinados no além-vida. Balela.

Os efeitos dos maus-tratos com seu corpo começam ainda na adolescência, mas é apenas na meioscência que as contas começam a chegar de verdade. Felizmente, os avanços na compreensão do que significa cuidar bem de si próprio vêm permitindo que toda uma geração alcance os 40-60 anos de idade com muita experiência, garra e paixão.

Apesar dos meioscentes estarem no centro de uma revolução nada silenciosa, eles ainda são negligenciados por agências de turismo e empresas de entretenimento. Basta puxar uma planilha qualquer no computador para determinar exatamente os gostos e desejos do público infantil, dos adolescentes, dos adultos jovens e dos grupos de terceira idade. Mas o que os meioscentes querem? O que eles buscam?

Como meu papel aqui não é fornecer consultoria grátis para prestadores de serviço, vou apenas passar para você alguns segredos para usufruir sua meioscência com qualidade, associando uma cabeça madura ao espírito cada vez mais jovem:

- Havia um tempo em que a maturidade era considerada uma etapa da vida em que tudo dói, e o que não dói, não funciona. Nos últimos 30 anos, isso virou ao avesso. Desde as redescobertas do médico Dr. Cooper e da atividade que terminou levando seu nome, é sabido que a prática regular de exercícios físicos oferece enormes vantagens no curto, médio e longo prazo. Desde aumento da auto-estima e da qualidade do sono, até melhoras no controle do estresse e da performance sexual, a atividade física periódica é uma senhora fonte da juventude. Beba desta fonte sem moderação.

- Tenho pacientes que passam dos 50 anos e se transformam em verdadeiros animais selvagens. Mas no caso deles esse animal é uma preguiça. Fuja desta armadilha: aproveite cada instante único de todos os dias. Faça planos, sonhe, saia de casa de peito aberto para os novos desafios. Você está na meia-idade, amigo! Ânimo! O pior ainda está por vir.

- Este papo de "o importante é ser feliz, vaidade não está com nada" é muito bom para aquelas pessoas que, quando sentem vontade de se exercitar, deitam para esperar passar. Bem dosada, a vaidade é um excelente tempero. Muitas vezes, será ela quem irá tirar você do sofá para fazer as coisas que você sabe que têm que ser feitas. Não importa se em vez de pentear os cabelos você agora está apenas arrumando os que sobraram: considere a vaidade uma agente motivacional para sua saúde.

- Sabe como você descobre que o tempo passou? Quando pára de criticar a geração mais velha e começa a criticar sistematicamente a mais nova. Cuidado com isso. Algumas idéias atrevidas, nascidas na atmosfera da juventude, podem lhe garantir um gás adicional para encarar a rotina com um olhar renovado. A estrada para a felicidade está calçada com tijolos dourados de serenidade e deslumbramento. Faça questão de colocar seus pés sobre os dois tipos.

- Relacione-se, dance, pratique sexo, viva seu lado romântico antes que ele entre na lista do World Wildlife Foundation para espécies ameaçadas de extinção. Descubra a excitação que é estar em um jantar à luz de velas e não conseguir ler o cardápio. Vá com sua cara-metade a um motel exótico e se divirta com novas posições. Por precaução, leve uma caixa de antiinflamatórios e o telefone daquele fisioterapeuta seu amigo, especialista em distensões.

- Aceite o fato de que tudo que a Mãe Natureza lhe deu, o Pai Tempo levará embora. Por isso, pelo menos uma vez ao ano, deixe de dar bons conselhos e dê pelo menos um mau exemplo. Faça alguma maluquice: pule de pára-quedas, aprenda a tocar tuba para desespero da vizinha de baixo, passe o fim de semana acampado na Chapada dos Guimarães, sendo visitado por pernilongos e neo-hippies, e não se incomode em voltar na segunda-feira. Todo trabalho e todo dinheiro do mundo jamais medirão uma vida.

*Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, "Para Além da Juventude - Guia para uma Maturidade Saudável" (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net

Um comentário:

  1. Sensacional, Tuco! O Dr. Loiola disse tudo (o único reparo talvez seja o "sem moderação"). Parabéns a ele e obrigado a você por nos trazer o texto.

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO