sábado, 30 de outubro de 2010

Minha teoria para o segredo da motivação nos treinos....

Amigos respeitados e estimados (tá parecendo discurso político)!! É com grande prazer que comunico-lhes uma semana com 5 dias úteis e 4 treinados (20K), sobram o sábado e o domingo ainda para que produza algo...
Ontem, inspirei-me no amigo/irmão Fábio Namiuti e fui dar uma troteada na grama... Uma grama alta, bem fofa, onde os esforços aumentam consideravelmente. è um esforço diferente, mas bem legal.... Corri 6.4K - explicando: O poliesportivo daqui tem uma volta de 400m, e eu conto por voltas... Anteriormente dava 15, agora estou na 16.°, aumentando gradativamente, portanto 16x 0,4= 6.4K. A pista tem pedriscos, menores que pedra brita, bem bacana, mas que sujam os tênis violentamente... É bem planinha (o que não é muito condizente com meu estilo de treinos, mas inicialmente, para me adaptar vai!). Colocarei algumas fotos da pista na próxima semana.
Estou com um grande problema com um boxer que meu pai tem e não me deixa entrar em casa... Heheheheh!!! Incompatibilidade de gênios!! Heheheheheh!! Para terem uma idéia, o nome do bichinho é Terri (de terrible).
E finalmente, correndo e meditando ontem, lembrei-me da filosofia dos A.A.s (Alcólicos Anônimos), que nunca participei tá? Mas que diz: temos que nos preocupar em não beber o dia de hoje, somente hoje...
Bom, transferi essa teoria para o treinar hoje, somente hoje, e assim você vai colocando seu tijolinho no castelo de treinos e ficando motivado de uma forma mais fragmentada visando o total geral, digamos assim.
Mas, como gosto de copiar o que é bom e melhorar um pouquinho, vai minha dica:
"O SEGREDO CONSISTE EM FAZER O TREINO DO DIA ANTERIOR!!!"
Explico: Se você treinou ontem, automaticamente não quer sair do trilho hoje, sentindo-se motivado à treinar novamente, somente hoje, mesmo que com preguiça, com um bom treino ou mesmo que um treino curto, efetuado com força de vontade e garra, pois se você parar hoje, amanhã pode-se emendar mais um dia de folga (só mais hoje) e voltar depois....
Foi assim que fiquei seis meses de pernas pro ar, procrastinando meu treino para amanhã, depois ou pra próxima segunda-feira.
Portanto o segredo é ter sempre o treino de ontem na manga (mesmo que seja o dia de folga na planilha, ele deve ter o treino do dia anterior), que fará com que o treino de hoje seja o pilar para o treino de amanhã. No momento que esta corrente não é quebrada, a constância, que é um fator muito importante cresce com uma força muito grande.
Espero ter dado minha contribuição para o motivação de quem está começando ou recomeçando, pois os primeiros passos são sempre os mais difíceis.
Força, garra, fé e persistência!!
E acredito valer esta teoria para quem está no trecho há tempos, reforçando ainda mais a certza de que não devemos parar nunca!!!
Grande abraço e obrigado pelo carinhoso apoio e motivação!!!

5 comentários:

  1. Bravo, meu amigo Tuco! Não só pela retomada gradual, mas firme, nos treinos. Mas principalmente por essa valiosa lição de motivação. Que serve não só para quem está parado, mas também para dar uma força a mais a quem vem mantendo, muitas vezes com dificuldades, a rotina de treinos. Muito grato pela citação. Não sou muito "gramático" não, mas, sempre que posso, vario os terrenos em que piso para poupar esses joelhões velhos de guerra.

    Abraço e bom feriadão!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Faaala, Tuco! Por onde andaste? Vou dar um pulinho em Curita na semana que vem! Vc estará? Ou está em outro lugar? Escreva-me! Até mais! Mayumi

    ResponderExcluir
  3. Grande Tuco, muito boa teoria, temos que nos apegar a algo para não desistirmos. Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e sua ilustre visita no nosso Blog!!! Se desejar, pode deixar seu e-mail para mantermos contato. Um abração, e apareça sempre. Tuco (e-mail/msn: djtuco@ymail.com)

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO