sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Altimetria da Maratona de Curitiba - 2009 e últimas notícias.


Olá amigos, descolei a altimetria com os comentários do grande amigo Lucio, dos Corredores de Rua de Curitiba...
* Clique na imagem para ampliá-la.

"De acordo com o mapa de Altimetria - Site Maratona


Largada - Em uma leve descida, aproximadamente até o KM 1.

Mateus Leme - rua longa, tem praticamente plano, com pouquissima variação da altimetria.Brasilino Moura - trecho pequeno nessa rua, é a famosa Subida da OAB, temida pelos corredores de Curitiba, quando a Caixa a utilizava no circuito. Felizmente na Maratona não sobe toda ela, já dobrando em outras ruas que tbm. tem algumas subidas, curtas, mas ingremes.

Museu Oscar Niemeyer - Museu do Olho - Depois desse trecho até o kms 5-6 - temos variações de ruas bem planas com pouca variação de altimetria, na sua maioria descidas.Passaremos novamente ao lado da Largada, seguindo pela Candido de Abreu.

Candido de Abreu - novamente descida leve, com uma pequena subida no seu final, quando entraremos na Agusto Stelfeld. Aprox. km 7-8Augusto Stelfeld - segue uma variação de pequenas subidas e descidas.

Desmbargador Motta - km 9 - depois de uma pequena descida, uma subida longa e um pouco ingreme.Chegasse ao Shopping Curitiba - Começo da 7 Setembro, entraremos no km 10, começa com subida, não é muito ingreme, mas um pouco longa. Pode ser encarada facilmente, porque depois da Praça do Japão começará um longo trecho em descida. Aprox. Kms 11-12Arthur Bernardes - km 13 - 14 - Reta longa, em subida, não muito ingreme. *(Aqui vou passar em frente ao meu trabalho)

Depois entraremos em uma via rápida - esse trecho é bem longo - variando com algumas subidas mais curtas e grandes descidas, não muito acentuadas. Detalhe desse trecho é o Calor, pois não existem muitas sombras p/ proteger os atletas.Segue por ela até o Terminal do Pinherinho Km 20.

Começamos a voltar pela outra rápida, chegasse a metade da prova nesse ponto - começa uma grande variação de subidas e descidas, aqui exige-se um pouco mais dos atletas, pois as subidas são curtas, mas c/ boa inclinação.Será novamente um trecho bem longo.Brasilio Itibere - mais um trecho longo da prova, aprox. km 27 - longo trecho plano e com descidas, pouquissima variação com subidas. até chegar na Mal.Floriano

Mal.Floriano - essa rua faz parte do percurso antigo da Maratona - Aprox. km 30 - Será um trecho que parece plano, mas está em subida, com uma subida curta no final desse trecho, dobrando para uma descida curta na Rua João Seiller.Alferes Poli - será um trecho curto, porém com uma subida ingreme.

Joaõ Parolin - começará com uma subida, um pouco ingreme, mas compensará com um descidão depois. Passaremos em frente ao TRE - km 32Francisco Nunes - um bom trecho da prova - rua bem arbonizada c/ sombras - praticamente plano descendo, será um trecho um pouco longo.Conselheiro Laurindo - trecho tranquilo, terá uma pequena subida curta, no cruzamento de uma das ruas, mas o resto é plana.

Dario Lopes dos Santos - reta longa, praticamente plana, sem muita proteção p/ sol. É um trecho que vejo que o psicologico tem que funcionar, pois vc. já começa a pensar que está chegando, é preciso cuidado com o ritmo.

Km 35.Segue pela Dario Lopes até proximo ao Jardim Botanico, dobrando p/ um emaranhado de ruas com percursos variando entre subidas curtas, retas e descidas tranquilas.

Omar Sabbag - trecho em descida até o encontro com o viaduto do Capanema. Esse viaduto é um pouco complicado, subida é pesada. Uma dica, se estiverem muito cansados subam o viaduto pela lateral, na parte de pedestres, é bem menos ingreme, só vejam se não tem muita gente por ali passando, o que pode atrapalhar.Passando o Viaduto, mais uma subida complicadinha, curta, mas pesada.Mais um emaranhado de ruas variando entre retas e descidas curtas.

Km 38Entramos na Visc.Guarapuava - uma descida forte, mas curta.DR. Faivre -

KM 40 - rua tranquila bem plana percorreremos umas 3 quadras dela, até entrar na Cons.Araujo e Carlos CavalcantiPassaremos pelo Passeio Público - Zoo central da cidade - um trecho bom, até aparecer a última subida.Será um subida de uns 300 mts.Dica é usar um gas e acabar com ela de uma vez, pois em seguida já entraremos na Candido de Abreu.E já será possível ver lá longe o local da chegada.

Ainda faltam aprox.1,2 km

Candido de Abreu - Chegada, iremos descer um pouco e depois encarar um pouco de subida leve. Mas acho que isso já não importa mais.É visualizar a Chegada, lembrar de tudo o que passou, dos treinos para se chegar até ali, enfim, já é hora de vir comemorando.Temina-se a prova em uma subida curta, mas quem liga para isso, afinal todos já são campeões.Espero ter ajudado um pouco a todos, qualquer dúvida perguntem. "


Bom, por aqui já dá pra ter uma prévia né? Não vai ser mole não....

Mas vamos em frente, pois com certeza será uma festa...

Aqui em casa, agora, estou preparando as trouxas com a coisarada para a prova (de short triathlon em Guaratuba).

Obrigado pelo apoio de todos e pelo carinho.

Amanhã, saio do trampo e descambo para a praia...

Portanto, o próximo post será com os resultados. Espero que agradem a mim e a todos que estão na torcida.

Fiquem com Deus!!!

Bons treinos e muita saúde!!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TRIATHLON - Do You TRI???



Acredito que seja uma notícia boa!
Mais um desafio. Mais um friozinho na barriga.
Comparado ao medo de falar em público!
É a curtição e as sensações da primeira vez!!!

ME INSCREVI PARA A PRIMEIRA PROVA DE TRIATHLON!!!

Dia 01/11/2009 – Guaratuba – PR
Distância: Short (750m/20K e 5K).
Informações no site da TRIATIVA.

Vamos torcer para dar tudo certo, quero curtir a prova e me ambientar.
Falta uma semana apenas. Acredito que já está na hora de dar os primeiros passos. A previsão seria de completar a primeira prova no início de 2010. Mas nada que me impeça de adiantar os planos, fazer esta prova, contemplar o seu percurso, aproveitar cada modalidade, fazer novos amigos e mediar a pressão do resultado dos treinos.
Não espero nada. Somente a conclusão da prova. Vou jogar o relógio e o frequencímetro fora, pois desde já o coração está batendo acelerado. E o tempo... seja lá o que Deus quiser...
Quero agradecer aos comentários de incentivo dos meus amigos ULTRAS JORGE E JOKA no post anterior!!! Valeu pela força, pois cada palavra de vocês incentiva diretamente no ânimo, no fôlego e na vontade de acordar mais cedo.
Abração amigos.

Tuco –Treinando para superar a barreira dos 42K!! Vai ter que dar certo!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Treinos do início da semana...

Uma coisa que me deixa desanimado, ou, trocando por uma palavra não tão forte, desmotivado, é chegar atrasado á um treino em que tenho horário certo para terminar e um período de tempo pré estabelecido para commpletar; que ao fazer os cálculos, sei que faltará tempo de uma forma ou de outra...

Foi o que ocorreu comigo ontem.

Tinha programado os treinos de tiros no parque (corrida). De minha casa até o local dos treinos, onde a turma da assessoria estava, levo uns 20 minutos aproximadamente (de carro).

Só que parece que todo mundo resolveu sair de casa naquele horário, e eu demorei 35 minutos para chegar!!!

Já começo o dia estressado, p*&% da vida.

A programação era chegar 7:30 e correr até as 8:30, incluindo um tempinho para alongamento.

O treino de 10/11Km, finalizou em 7Km.

Como havia terminado o treino no meio, minha amiga (professora, técnica, assessora...) recomendou que eu fizesse 40 minutos a tarde. Porém, ontem era dia de natação. Olha o acúmulo, quase impossível de ser cumprido! Por isso o sentimento ruim de não finalizar o treino.

Fui para a natação e deixei o treino running de lado, pois acabei o anterior as 21:00 aproximadamente. Até chegar em casa... Já viu... Foi-se.

Tchau corrida. Hoje descanso da corrida, só nado e amanhã corro novamente.

No encontro da natação a galera combinou um pedal para as 6:00. Com este horário de verão, não está nada fácil de atender a demanda. Acordar cedo e dormir tarde... Tudo se acostuma, mas não é mole!! Abandonei o treino, pois acordar as 5:20 (4:20 do horário normal, me deixou meio assustado... heheheheh)

Espero me acostumar logo com a troca de horário, pois até o almoço, com uma hora de antecipação está me fazendo falta lá no final da tarde, quando o estômago começa a pedir mais alimento... Parece que o relógio biológico não se adapta simplesmente com um adiantar de ponteiros.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dicionário de Ciclismo.


360º: Consiste em dar um giro vertical no ar. Se o piloto fizer a mesma manobra duas vezes, terá feito um 720º.
53x11: Relação entre coroa e pinhão usada nos sprints, quando os ciclistas ultrapassam os 70km/h, e em alguns momentos das provas de contra-relógio. É a relação de marcha que permite à bicicleta de estrada atingir sua velocidade máxima. A cada pedalada completa, o ciclista avança cerca de dez metros.
A
Aero: O aero consiste em saltar parado e deixar os dois pneus no ar. Quanto maior altura melhor. O pulo deve ser feito sem rampa. (Leonardo Flach - Marmeleiro-PR).

Aerodinâmica: Ramo da Física que estuda o comportamento de objetos diante da força do vento.
Alforje: Bornal preso ao bagageiro traseiro ou dianteiro para guardar toda mobília de um cicloturista.
Aro: Componente em forma de círculo que comporta o pneu, raios e câmara de ar. Fabricado em alumínio, ferro, fibra de carbono e outros materiais. Existe em modelos aerodinâmicos ou planos.Também conhecido como jante.
Avanço: Peça presa ao garfo que firma o guidão. Também conhecido como mesa.
Andar na Roda: Pedalar atrás de um ciclista ou dentro de um pelotão – com a roda dianteira muito próxima da traseira do que vai à frente – para poupar energia graças à aspiração ou vácuo.

Ataque: Aceleração brusca para adiantar-se em relação a um ciclista ou a um pelotão. O ciclista que ataca pode ter a intenção de vencer a prova, forçar uma seleção no pelotão ou provocar contra-ataques para perturbar o ritmo do pelotão. Os ataques são freqüentemente utilizados para promover escapadas ou desgastar os adversários.
B
Babaloo: Manobra que consiste em equilibrar a bicicleta com o pneu dianteiro travado e a parte traseira suspensa. Comum no BMX, MTB e Motocross.
Bar end ou Bar hand: Suporte de apoio às mãos fixado nas extremidades do guidão. Usado especialmente bicicletas de MTB Cross Country, porém é apreciado também por cicloturistas. Tem como objetivo aumentar o desempenho do ciclista em subidas.
Bicicleta: Bi=duas rodas + cicleta(ciclos) - Veículo dotado de duas rodas baseado na propulsão humana para locomoção. Contém um sistema de movimento, chamado de relação, que compreende duas engrenagens com rodas denteadas (catraca e pedivela) ligadas por uma corrente e acionadas através dos giros proporcionados pela força do ciclista sobre os pedais.
Bicicross: Vide BMX
Bike Trial: Modalidade oriunda do BMX que consiste em realizar saltos em veículos ou monumentos com manobras perigosas.
BMX: Sigla para Bike Mountain Cross. Modalidade surgida nos anos setenta que utiliza uma bicicleta com tamanho reduzido e reforçada para a prática de saltos e manobras variadas em halfs, rampas e circuitos especiais. Também conhecido como Bicicross.
Bolha Assassina: Pelotão quando "engole" um ciclista desgarrado.
C
Câmbio: Componente responsável em conduzir a corrente para cima ou para baixo entre as coroas e efetuar a troca de marchas. É também conhecido como passador e existe em dois tipos: dianteiro e traseiro.
Camel Bak: Bornal que contém um recipiente próprio para o armazenamento de água com canudo e bolsos para guardar pequenos objetos. Tem vantagem sobre a caramanhola pois comporta maior quantidade de água e facilita o acesso ao líquido, auxiliando na hidratação. É usado principalmente por atletas de MTB e cicloturistas.
Canote: Peça que fixa o selim ao quadro.
Cantilever: Sistema de freios em que as tamancas emborrachadas funcionam em forma de um triângulo. Comum em bicicletas de passeio e MTB.
Capacete: Equipamento de segurança obrigatório em competições para proteção do ciclista em caso de quedas e acidentes diversos. Existe em vários modelos e para as mais variadas modalidades. Segundo pesquisas, o capacete reduz o risco de gravidade de um acidente em mais de 80%.
Capote: Volta dada em um circuito por um ciclista ou pelotão sobre um ciclista ou pelotão.
Caramanhola: Reservatório preso a um suporte fixo ao quadro para transportar líquidos em geral. Conhecida também como "garrafinha", é utilizada por atletas de ciclismo, MTB e cicloturismo.
Carambola: Acidente que envolve vários ciclistas em uma competição.
Cassete: Conjunto de coroas encaixado no suporte do cubo.
Catraca: Componente que contém engrenagens e mecanismos para permitir a locomoção do ciclista com a bicicleta. Também conhecido como roda livre.
Cepada: É a pancada produzida pelo retorno da mola na suspensão dianteira. Alguns modelos de suspensão contém emborrachamento para evitar o barulho.
Chain Stay: Tubo móvel localizado na traseira do quadro, que liga o eixo traseiro ao movimento central. Presente em bicicletas de downhill.
Ciclo: Volta completa do pedivela com a corrente. O ciclo tem a forma de um círculo.
Ciclocomputador: Equipamento eletrônico com várias funções úteis para o ciclista como velocidade constante, média, máxima, odômetro, etc. O aparelho é colocado sobre o guidão com um fio elétrico que transmite os dados oriundos de uma base com imã presa no garfo e um outro imã preso na roda. Quando o ciclista pedala, os dois imãs se comunicam (geram sinais elétricos + e -) e o computador interpreta a freqüência destes sinais e determina os dados.
Obs: O ciclocomputador deve ser configurado corretamente para o tamanho da roda de sua bicicleta, para que os dados sejam exatos.
Cicloturismo: Mistura de ciclo (relativo à bicicleta) + turismo (passeio). Modalidade esportiva que consiste em usar a bicicleta para viagens. O cicloturismo é praticado no Brasil com, principalmente, bicicletas do tipo Mountain Bike, devido ao conforto e praticidade com as bagagens e estradas mal conservadas. Porém, em países da Europa e Estados Unidos é comum o uso de bicicletas tipo Speed.
Clip: Extensor de guidão muito usado em bicicletas especializadas em provas de contra-relógio. Tem o objetivo de apoiar o cotovelo e inclinar o corpo do ciclista, visando melhor performance aerodinâmica mantendo livre a respiração do atleta.
Corôa: Vide pinhão.
Cross Country: Modalidade do Mountain Bike que consiste em usar uma bicicleta com, geralmente, garfo com suspensão dianteira e correr em terrenos íngremes com obstáculos variados de subida, descida, lama, areia, trilhas, etc. Também conhecido pela sigla XC.
Contra-relógio: Prova em que os ciclistas largam individualmente, com intervalos de tempo regulares entre eles, com o objetivo de cobrir uma certa distância no menor tempo possível. O trajeto varia geralmente de 3 km a 70 km.

Critérium: Prova de estrada de curta distância, disputada em várias voltas em um circuito pequeno, geralmente as ruas de uma cidade. A distância percorrida a cada volta varia entre 500 m e 3 km.
D
DH: Vide Downhill.
Dirty Jump: Modalidade oriunda do BMX que consiste em executar saltos, partindo de uma rampa, com diversas manobras no ar. As peças de uma bicicleta de Dirty Jump são mais reforçadas que as de bicicross tradicionais.
Doping: Substância química e orgânica proibida em todas as modalidades esportivas. O doping altera o funcionamento normal do organismo, possibilitando entre outras coisas, a anulação do ácido lático (resíduo do trabalho dos músculos), eliminando câimbras e distensões. Os dopings podem ser caseiros ou feitos em laboratórios.
Downhill: Modalidade do Mountain Bike que consiste em usar uma bicicleta com o garfo e o quadro com suspensão para amortecer impactos em terrenos íngremes mas com apenas descida. Parece simples, mas é a mais perigosa modalidade do MTB. Também conhecido pela sigla DH.
Drop: Manobra em que um ciclista levanta a roda dianteira enquanto pedala. Pode ser feita apenas para subir uma calçada, por exemplo. Comum aos ciclistas de todas as modalidades.
Dual Slalon: Prova de Downhill onde dois bikers disputam em séries o menor tempo de descida de um morro ou montanha.
E
Enduro de Regularidade: É uma modalidade genuinamente brasileira, foi inventada em Belo Horizonte, MG, na década de 70, sendo uma prova para motocicleta baseada no rali de regularidade para carros. Podemos realizar o Enduro de Regularidade para Mountain Bike igual ao de motocicleta, apenas utilizando velocidades coerentes com este tipo de veiculo.
Esta modalidade consiste em seguir um roteiro desconhecido baseando-se em uma planilha e obedecendo as velocidades médias indicadas. Vence a prova o atleta que perde menos pontos e não quem percorre o roteiro em menor tempo.
(Mazinho Bender www.tps.esp.br).
Ergo Power: Conjunto que compreende manetes de freios e alavancas de troca de marcha. Semelhante ao STI.

Escalador: Profissional do ciclismo especialista em provas de montanhas ou serras.
Escalera: Tipo de organização de um pequeno grupo de ciclistas, que pedalam em fila indiana, revezando-se continuamente na dianteira para reduzir a resistência do ar, o que permite avançar mais rápido.

Estratégia: Arte de planejar e executar esforços por um corredor ou uma equipe para controlar uma prova e aumentar suas chances de vitória.
F
Firma-pé: Peça extensora do pedal que prende o pé através de uma correia com presilha. Usado por cicloturistas e ciclistas amadores de MTB.
Free Ride: Modalidade oriunda do Mountain Bike que consiste em realizar manobras variadas em zonas urbanas, como praças, escadas e ginásios.
Free Style: Modalidade também conhecida como Street. Consiste em usar uma bicicleta tipo BMX para realização de manobras variadas e difíceis em área especial, como ginásios, quadras e praças, é conhecido atualmente como flatland.
Full Suspension: Bicicleta dotada de suspensão no garfo e no quadro. Este tipo de bicicleta é usado principalmente em provas de Downhill, Dual Slalon e Four Cross.
Fuga ou Escapada: Um ciclista ou um pequeno grupo se desliga do pelotão tentando estabelecer uma diferença de tempo impossível de ser tirada. A fuga solitária é a estratégia mais difícil de ser realizada, pois o ciclista não pode contar com ninguém para abrigá-lo do vento. Por essa razão, as vitórias obtidas depois de fugas solitárias são as mais prestigiosas.
G
Gancheira: Suporte metálico que prende o câmbio traseiro ao quadro. Tem como objetivo ser flexível para evitar a perda de performance caso o câmbio sofra algum impacto.
Giro: É a combinação da relação sincronizada com a rotação das pernas para manter uma velocidade constante e proporcionar melhor desempenho no exercício com a bicicleta. É uma mistura de descanso com pedalada. É o segredo de um bom ciclista para resistir a pedalada em longas distâncias.
GPS: Global Positioning System - Aparelho eletrônico (portátil ou não) que serve para marcar o ponto exato no mundo, através de rastreamento por satélite. Usado em corridas de aventura e cicloturismo.
Gregário: Ciclista que sacrifica sua performance individual para ajudar o líder de sua equipe. Ele pode tanto forçar o ritmo de uma prova, para desgastar fisicamente os adversários, como trabalhar para a equipe, distribuindo caramanholas cheias aos companheiros ou esperando algum que tenha se atrasado para ajudá-lo a voltar ao pelotão.
H
Hard Tail - Significa "rabo duro". Tipo de quadro rígido, sem suspensão, onde os impactos sofridos pela parte traseira são absorvidos pelo garfo.
Hour Concourt - Significa algo como "momento da decisão". Montanha ou serra com alto grau de inclinação e de difícil escalada. Presente em várias etapas do Tour de France, Volta da Espanha e Giro d'Itália. É nesse "momento" que, geralmente, decide-se o vencedor da competição.
Half: Estrutura de concreto em forma de "U", onde pilotos de dirty jump, bicicross e skatistas realizam manobras aéreas diversas. Também conhecido como vertical.
L
Loop: Consiste em fazer um círculo de cabeça para baixo no ar. Manobra realizada em provas de Dirty Jump. Por ser tão perigosa, é raramente executada. Existem dois tipos de loop: o Front Flip (quando o piloto projeta a dianteira) e Back Flip (quando projeta a traseira).
M
Manguito: Peça do fardamento que cobre os braços como se fosse uma manga de uma camisa. Serve para proteção contra o frio em dias de meia estação, podendo ser removido facilmente.
Manopla: Apoio emborrachado fixado no guidão para suportar as mãos. Também conhecido como punho.
Mesa: Vide avanço.
Movimento Central: Conjunto de peças que fixa o pedivela. Tem a função de suportar os impactos sofridos entre o ciclista e a bicicleta. É também conhecido como eixo selado.
Mountain Bike: Modalidade surgida nos anos setenta por um grupo de ciclistas americanos que modificou as bicicletas para encarar trilhas em florestas e reservas ecológicas. O Mountain Bike é um esporte presente nas olimpíadas e pai de modalidades como downhill, four cross, etc. Também conhecido como MTB.
MTB: Vide Mountain Bike.
O
Odômetro: Função do ciclocomputador que registra o total de quilômetros percorrido pelo ciclista desde que o aparelho foi instalado.
Over All: Ciclista com desempenho excepcional em todo tipo de prova, polivalente, muito habilidoso.
P
Passador: Vide câmbio.
Passista: Profissional do ciclismo especialista em "puxar" a equipe. Geralmente destaca-se em provas de estrada ou contra-relógio. Todo passista deve dar proteção ao sprintista da equipe para ganhar a prova.
Pelotão: Conjunto de ciclistas que andam em grupo para se abrigar do vento e, assim, poupar energia. O pelotão pode se dividir em grupos menores ou em grupos de perseguidores.
Pernito: Peça do fardamento que cobre as pernas como se fosse uma calça. Usado em clima frio.
Pinhão: Cada uma das rodas denteadas presentes na catraca, cassete ou pedivela. Cada corôa contém uma quantidade específica de dentes. Também conhecido como corôa.
Ponto-morto: Intervalo do ciclo em que uma das pernas repousa sobre o pedal.
Q
Quadro: É a alma da bicicleta. Liga todos os componentes. Disponível nos modelos hard tail, soft tail ou full suspension.
R
Rack: Equipamento que sustenta a(s) bicicleta(s) para transporte em veículos automotores.
Rapid Fire: Significa fogo rápido. Conjunto de peças que compreende câmbios de marchas e manetes de freio para auxilio na prática de Mountain Bike. Criado pela japonesa Shimano, constitui em um dos mais eficientes equipamentos de uma bicicleta, devido à rapidez na troca de marchas.
Relação: É a sincronia de marchas entre o pedivela e a catraca.
Revezamento: É a troca de vácuo entre ciclistas para aumentar o ritmo da competição ou para alcançar o pelotão.
Roda Livre: Vide catraca.
Rolinho: Aparelho dotado de cilindros onde o ciclista apóia as rodas da bicicleta para aquecer o corpo sem sair do lugar. Muito usado por atletas de ciclismo antes de largarem em provas de contra-relógio, por exemplo.
Rotor: Sistema de freios utilizado em bicicletas próprias para a prática do bicicross, Dirty Jump e Free Style. Consiste principalmente em uma peça giratória no conjunto de direção com cabos independentes que é acionado quando o manete é pressionado. O rotor permite que o piloto rotacione o guidão a vontade. Utilizado apenas para o freio traseiro.
RPM: Acrônimo de Rotações Por Minuto, ou seja, número de giros alcançado em determinado momento.
S
Sapatilha: Calçado especial para pedalar. Possui sola rígida e encaixa-se em pedal específico. Disponível em modelos próprios para as mais variadas modalidades.
Single Track: É uma trilha onde só há espaço para passagem de um ciclista, não sendo possível fazer ultrapassagens.
Slick: Tipo de pneu com superfície lisa, sem os cravos de proteção. Esse tipo de pneu é o preferido para rodar em asfalto, devido a sua durabilidade e desempenho.
Soft Tail: Significa "rabo macio". Tipo de quadro amortecido com pouco curso. Tem o objetivo de diminuir suavemente os impactos sofridos pela parte traseira. Existe como alternativa à full suspension.
Smasher - (do verbo inglês to smash = quebrar, esmagar): Estilo de pedalada que tem menos giro, com marcha pesada e mais força. Comum entre passistas e ciclistas de rua.
Spinner - (do verbo inglês to spin = girar): Estilo de pedalada baseada em marcha leve, com alta rotação das pernas e velocidade cadenciada. Comum entre os velocistas, montanhistas e bikers.
Speed: São bicicletas feitas para velocidade. Bicicletas speed são mais leves que outros tipos, além de terem uma arquitetura voltada para o formato aerodinâmico.
Sobrado: É o ciclista que não consegue acompanhar o ritmo do pelotão e fica para trás, perdendo o contato com o grupo.

Sprint: Aceleração rápida da velocidade de um grupo de ciclistas perto da linha de chegada.Sprinter ou Sprintista: Profissional do ciclismo especialista em arrancadas de alta velocidade. Geralmente corre o percurso quase todo no vácuo do pelotão, guardando energia para a chegada, onde tem obrigação de ganhar a prova.
STI: Sistema de Transmissão Integrada: É um conjunto que compreende câmbios e manetes de freio. Utilizada nas bicicletas de ciclismo, entre as suas vantajosas características está o silêncio na troca de marchas - estratégia para fugas em pelotão. Outro sistema parecido é o Ergo Power.
Super Man: Consiste em saltar de uma rampa e segurar o guidão ou selim com as mãos enquanto o piloto fica deitado no ar. Manobra realizada em provas de Dirty Jump. Comum também no Motocross.
Swingarm: Significa "balança traseira". componente de um quadro full suspension composto por tubos. Funciona como braço oscilante.
T
Tiro: É o sprint feito com toda a força que o ciclista conseguir imprimir. É também conhecido como fuga. Este tipo de atitude é feito, principalmente, quando o ciclista quer se desgarrar do pelotão.
Tubeless: Significa "sem câmara". Aro especial que dispensa a câmara de ar. Semelhante às rodas dos automóveis modernos.
V
Vácuo: Ausência de ar no fundo de veículos ou pelotão. O vácuo ajuda a descansar, pois anula a resistência do ar e ajuda a manter o ritmo em pedaladas longas.
V-Brake: Sistema de freios em que as tamancas emborrachadas funcionam em forma de um quadrado. É a evolução do Cantilever. Por ser eficiente, é largamente utilizado no Mountain Bike, especialmente no cross country.
Outro tipo de freio também bastante eficiente é o sistema à disco, cujas tamancas emborrachadas aderem-se ao disco metalizado. Tem a vantagem de dispensar o aro para frear, mas influi no peso da bicicleta. É usado principalmente em bicicletas de Downhill.
Vertical: Vide half.
X
X: Significa cross. É usado para indicar esportes radicais variados, como exemplo: XC (cross country), BMX (bicicross), 4X (four cross), etc.
XC: Vide Cross Country.

Extraído da net....

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Treino do fds... 22k.

Olá amigos...
Segue um vídeo de uma parte do meu treino dominical, no qual fiz 22k, produção da Cilmara...
Nesta parte, estava mais ou menos no Km 09...



Detalhe... Fechei os 22K em 2horas, talvez porque achei um amigo no meio do caminho que veio, me abraçou, conversou um pouco sobre ração humana, mais alguns assuntos, depois do tchau, me chamou novamente, voltei e começou a me contar sobre seu tênis novo que havia comprado no sábado, por um preço bem bacana... Acho que por aí se foram, por cima uns 5 minutos. Mas valeram a pena... Não é sempre que paramos para conversar no meio do treino...

Avaliando o treino, achei extremamente positivo e terminei inteirão, sem dores, contente e na média de 5:29/km...
Hoje, de molho, mas amanhã o bicho pega... Abração á todos!!

Audax Paraná - 24/10 - para quem gosta de pedal...


Boa opção para quem qer fazer uma prova interessante.
Distâncias de 100k e 200k, no mesmo dia...
100k - Curitiba e São Luiz do Purunã
200k - Curitiba e Ponta Grossa

Inscrições no link: http://www.audaxparana.com.br/index.htm

Se não tivesse que trabalhar no dia 24 (sábado) e não tivesse longão pré maratona no domingo, iria me arriscar nos 100k... Nem que fosse pra recolher os cones... heheheheh!!
Abração

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

São Silvestre 2009!!

Bom queridos amigos, tomei coragem e me inscrevi!!! Vou passar um final de ano diferente e o reveillon será em SP mesmo!!! Talvez desça pra Santos, mas pelo que o meu amigo JOKA disse, não vai ser fácil... Tentei ligar para algumas pousadas, tudo lotadaço!!! Mas agora já está feito. Vamos curtir o que a capital de SP tem de bom quando está praticamente vazia.
Quanto à prova, vou para curtir, aproveitar cada metro e me despedir de 2009 em grande estilo!! Ano de bons treinos, boas provas, e com a minha primeira Maratona programada para novembro e a primeira SS para dezembro... Será um show de corridas.
Só faltou um triathlon para fechar com chave de ouro. Mas fica para o próximo ano e garanto que será o foco de minhas atenções.
  • Treinos:
Hoje, pela manhã, fui correr no parque, porém, começou uma chuva fina e contínua, fazendo com que o trânsito ficasse caótico, lento e chato que me atrasou e fez com que o meu destino fosse a esteira da academia (não gosto nem um pouco de correr na esteira, pois parece que o treino não rende, mas isto é assunto para outro post), abdominais e um pouquinho (bem pouquinho) de musculação!!!
Ontem, devido á um compromisso social, sem treino.
Quarta, 45 km de bike pela manhã, com direito á um pneu furado, tentando escalar com mais constância as subidas de Campo Largo, e à noite, 2600m de natação. Natação a qual havia deixado meio de lado na semana que passou e já senti nos braços a diferença entre constância de treinos e pausa.
PS.Agradeço aos novos seguidores (e antigos mais ainda.. heheheh) e aos comentários recebidos.
Se alguém necessitar de apoio ou informações para a Maratona de Curitiba 2009, estou ao dispor...
Abração amigos!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Correr el Maratón!!!



Correr el maratón - Roberto González

Levantarse temprano
sin frío ni reproches
correr casi de noche
temiéndote caer.
Repetir las distancias
seis minutos mil metros
y las series veloces
que avivan tu correr.

Acaba siendo un hábito
una forma de vida
kilómetros corridos
zapatillas y pies.
Dedicas medio año
y apuestas todo o nada
a una sola carrera
que aún puedes perder.

Y hoy ha llegado el día
ya estás en la salida
solo entre tanta gente
que corre el maratón.
Cuarenta y dos "killmetros"
no sabes si podrás
dar todos esos pasos
que llegan hasta el final,...

Correr el Maratón
correr el Maratón
llegar hasta esa meta
que tan lejos veo yo.

Correr por el camino
con lluvia, polvo o barro
a días con catarro
y otros con dolor.
Probar la resistencia
el fondo y la fuerza
y un ritmo que permita
correr de diez a dos.

No es fácil ni sencillo
luchar con uno mismo
y a los cincuenta años
volverse un corredor.
Cuestión de entrenamiento
de dedicarle tiempo
maratoniano esfuerzo
piernas y corazón.

Y hoy ha llegado el día
ya estás en la salida
solo entre tanta gente
que corre el maratón.
Cuarenta y dos "killmetros"
no sabes si podrás
dar todos esos pasos
que llegan hasta el final,...

Correr el Maratón
correr el Maratón
llegar hasta esa meta
que tan lejos veo yo.

Cuesta,
la última cuesta
su hijo pequeño
con él la corrió.

Meta,
ya cruzó la meta
casi cuatro horas
pero al fin llegó.

Vídeos da chegada do IM 2009 de Kona.

Craig Alexander:



Chrissie Wellington - tricampeã com novo recorde:
Sinta a emoção!! É de arrepiar!!



Chrissie Wellington - tricampeã com novo recorde

Força e garra - considerações sobre o fds (feriadão)

Olá meus grandes e amados amigos e seguidores!!
Vou treinando firme e pensando em não perder nenhum detalhe para registrar tudo e compartilhar com vocês por aqui!!!
Depois de assistir o Iron Man 2009 em Kona no Hawaii, fiquei mais empolgado ainda e saí treinendo forte, dando gás á um sonho que poderá chegar a qualquer hora....
Vamos por partes:
  • Sonho nº 01: Maratona de Curitiba - terminando inteiro, não importando o tempo (logicamente que fazendo o melhor possível).
  • Sonho nº 02: O tal do Triathlon - não importa em que distância - heheheheheh!!
  • Sonho nº 03: Completar um Iron Man - não havia falado sobre isso ainda né??? Heheheheheh!!!! - Surpresaaaaaaaa!!!!
Portanto, força, garra, determinação e muita disciplina!!!
Este final de semana, pedalamos 45 km no sábado, domingo corri 25Km em 2:15, á uma média de 5:20/km e terminei inteirão.... Comecei na prova da prafeitura de 10K - achei alguns amigos e fomos troteando fácil até o km 06. A partir dae, achei um cara que sempre ganha deste amigo que vos fala nas corridas... Pensei comigo: "vamos ver se os treinos estão dando resultado!!" - e me fui... no km 7 encostei nele e passei, no km 8, achei a turma da academia e passei, e no km 9 dei um sprint - notando que ao forçar um pouco mais o pe dói - funcionando como um limitador de velocidade - dentro dos meus limites, terminei os 10K em 50:13 - tomei uma águinha, visitei o WC e continuei pro Barigui!!! Fiz um novo amigo no Km 15 e seguimos até o final!! Tenho que agradecer ao Paizão lá do Céu por cada amizade valiosa que tenho feito nos blogs e nas corridas!!!
Detalhe para o Renato Bürgel, que encontrei na prova e no Barigui, dono do blog - amigos do parque Barigui!! Vale a visita!! Pensem num amigo gente boa e dono de uma simpatia invejável!!! Voltando ao treino:
  • Os Kms 24 e 25 foram os mais difíceis, parece que as pernas se arrastavam!!! Mas o importante é que bati meu recorde de distância em corrida... Palavra chave: Iron Man 2011!!! Iron Man 2011!! Iron Man 2011!! - Não havia subidas que me segurassem!!
Detalhe para os motoristas que ficam buzinando, achando que estamos atrapalhando o trânsito!!! Caros, sou um carro à menos no trânsito desta cidade!! Por favor me respeitem!! E outra, não estou correndo no meio da rua, e sim, bem no cantinho, quase em cima do meio-fio!

Outra coisa... ninguém respeita a bike!! Ou não pedalou em nenhum momento de sua vida, ou se filho não pedala!! Se ligue motorista!!!
Abração á todos, força e garra!!!

sábado, 10 de outubro de 2009

Link do IM 2009 (Iron Man Havaí) em Kona - Live!!


Olá amigos, depois do treino de ontem - 16K (1:26':03", ritmo de 5:20'/km) de corrida e o de hoje pela manhã... 45k de bike (média de 27,1 Km/h com muita subida!!), vou sentar e assistir ao IM ao vivo hoje.
Quem quiser me acompanhar, será o maior prazer...
A partir das 14:00h daqui de Brasília. Lá serão 7:00h, largada profissional e 7:15 amador.
Força aos amigos brasileiros!!!
Segue o link:
http://www.nmnathletics.com/newMediaPlayer/consolewmp.htm?type=live&oemid=23040&id=372286
Enjoy it!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nutrição: Doces na alimentação do atleta


Por: Dra. Tânia Rodrigues


A nutrição ideal para o atleta visa potencializar o desempenho físico, suprindo nutrientes que proporcionem combustível energético para os músculos, auxiliem na recuperação muscular, sistema imunológico e previnam lesões e ocorrências comuns no esporte.
Os carboidratos, por comprovação unânime, são os principais fornecedores de energia, e o déficit no consumo faz grande diferença no desempenho, além de alterar o metabolismo de lipídeos e proteínas, dificultando a queima de gorduras e a recuperação muscular, dentre de outros fatores. Por essa razão, o cuidado com os carboidratos deve merecer maior atenção: antes, durante e depois de treinos e provas.
Os carboidratos são divididos em complexos e simples. Os primeiros estão presentes nos pães, biscoitos, cereais e massas, e têm a característica de serem utilizados de maneira gradativa e regular. Isso significa que a transformação desses carboidratos em glicose (açúcar) levará algum tempo para ser concluída, o que garante energia por tempo maior. O mesmo não acontece com os carboidratos simples, presentes nos doces: esses são utilizados de forma rápida e, assim, são menos eficientes para os atletas. Uma indicação clara dos carboidratos simples seria durante treinos longos, onde a glicose pode fornecer energia rápida para os músculos em atividade, porém isso deve acontecer apenas na forma de bebidas, géis esportivos, barras ou alimentos de fácil digestão, onde a quantidade e digestibilidade são controladas.
Em relação aos doces, apesar de fornecerem energia rápida, o conteúdo excessivo de gorduras faz com que a maioria dos doces e chocolates tornem-se alimentos não apropriados para a alimentação diária de atletas. Como pontos negativos desses alimentos estão: o excesso calórico que pode prejudicar a composição corporal, a ausência de quantidades significativas de vitaminas e minerais, e se consumidos em excesso, podem diminuir o apetite restringindo o consumo de alimentos necessários, o que acontece principalmente com atletas adolescentes que possuem um padrão alimentar inadequado.
No entanto, os doces podem entrar de forma esporádica na alimentação do atleta, especialmente em momentos de recuperação e dentro de uma proposta alimentar equilibrada e que contemple todos os nutrientes necessários para o momento. Essa inclusão pode inclusive colaborar com o atleta, pois além da energia de rápida absorção, esses alimentos podem melhorar o humor devido ao aumento da liberação de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem estar.
Portanto, não há necessidade de eliminar o consumo de doces da dieta. O consumo com moderação pode não ser maléfico e algumas vezes, dependendo da rotina de treino, ajuda na recuperação.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Corrida da Graciosa.

Neste final de semana tivemos a subida da Serra da Graciosa. Uma corrida de 21k morro acima, muito legal e bem comentada. Pensei em participar, porém, devido ao valor da inscrição R$ 60,00 (o ano passado era R$ 30,00), e aos meus treinos de domingo, resolvi boicotar. Acredito que não valha os 100% de aumento. Cada um tem um lado, não vou reclamar. Democracia é isso. Segue o vídeo que saiu na RPC hoje pela manhã. Achei legal e resolvi compartilhar. Enjoy it!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Treinos da semana

Olá amigos.
Esta semana foi fria e chuvosa em nossa capital paranaense...
Portanto, os treinos, por motivo de força maior (desta vez a preguiça venceu), foram reduzidos. *Traduzindo: estava muito difícil de acordar cedo!!! Frio e úmido... Se alguém tiver uma receita, aceito com maior prazer...
Segunda, 10K, correndo, bem leve...
Terça, natação - 2800m. no total.
Quarta - folga - saí bem tarde do trabalho.
Quinta - Corrida - 3x (2" subidas, desce trotando e depois 2k moderado, 1" de intervalo e recomeça).
Sexta - Corrida - 1:45h - leve
Sábado - Corrida - 21K - fiz 21.21mk em 1:52" ritmo de 5:19 - lembro que na Meia de foz fechei com ritmo de 5:13. Porém havia muita subida. Aqui, o treino foi no plano - Pq Barigui - onde inclusive achei o grande Mauro Cavanha. Super gente boa e dono de uma simpatia ímpar.
Hoje, domingo... 45Km de bike em 1:36', média de 28:3 km/h.
Abração á todos, bons treinos e uma excelente semana!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio é eleita a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016


A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade brasileira venceu outras três concorrentes: Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP). A eleição, realizada em Copenhague, contou com a presença dos líderes de estado de seus países. Lula, Obama, Juan Carlos I e Yukio Hatoyama estiveram na Dinamarca.

A capital fluminense foi escolhida após fazer final com Madri. A cidade de Chicago, cotada favorita ao lado do Rio, foi eliminada logo na primeira rodada, para a surpresa de todos. Na segunda rodada, Tóquio caiu e causou enorme comoção entre a delegação presente no evento. A proximidade com os Jogos de Pequim foi a principal causa para a eliminação japonesa.

Apresentação do Rio exalta ineditismo

A apresentação final da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, feita hoje em Copenhague, teve como principal ponto a oportunidade de levar o evento pela primeira vez ao Brasil e à América do Sul.

O argumento foi usado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao afirmar que os Jogos no Rio pertencerão "a todos os povos e continentes, e à humanidade inteira".

Lula afirmou que "chegou a hora" do Rio, já que o Brasil é o único país entre as dez principais economias do mundo que nunca recebeu as competições. Ele lembrou que os sul-americanos e a África nunca tiveram o evento.

"Nossa candidatura não é só nossa, é também de toda América do Sul, de 400 milhões de pessoas, entre eles 180 milhões de jovens", apontou Lula, ressaltando a necessidade de corrigir o "desequilíbrio" geográfico na distribuição dos Jogos.

"O COI introduziu nos últimos anos novas modalidades e novas tecnologias, além de atrair mais países ao movimento olímpico. Mas seu desafio agora é abrir novas fronteiras, expandindo os Jogos a outros continentes para que a chama olímpica possa arder também neles", destacou.

Orlando Silva exalta apresentação brasileira

O ministro do Esporte, Orlando Silva, acredita que a comunidade olímpica "entendeu a mensagem" transmitida hoje na apresentação final da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016. "Estou feliz que tenha entendido. Resumimos ao mundo o que oferecemos nestes 54 minutos", disse.

"A apresentação do Brasil foi muito emocionante", afirmou Pelé, que confessou ter chorado durante a apresentação. "Respeitamos todas as cidades, mas, pela apresentação, mostramos a todos que o Rio de Janeiro está preparado."

Pelé prefere Olimpíadas à Copa

Com três títulos mundiais no currículo, mas sem nunca ter disputado uma Olimpíada, Pelé afirmou nesta sexta-feira que a eventual realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro é mais importante para ele do que a Copa do Mundo do Brasil dois anos antes.

O ex-jogador de 68 anos, personalidade brasileira mais assediada durante a sessão do Comitê Olímpico Internacional que decidirá a sede da Olimpíada nesta sexta-feira, até brincou que estaria em forma para disputar os Jogos pela primeira vez.

"Sou o único jogador que disputou e conquistou três Copas do Mundo, mas, no meu tempo, profissional não podia disputar Olimpíada", disse Pelé em entrevista coletiva após acompanhar a apresentação final do Rio antes da votação.

"Se eu me preparar, até poderia jogar a Copa no meu país, mas hoje o meu objetivo está nas Olimpíadas. Prefiro me preparar para disputar as Olimpíadas no Brasil", acrescentou Pelé, quando perguntado se teria condições de voltar aos campos para defender a seleção brasileira em 2014.

Pelé, que fez parte da equipe brasileira na apresentação mas não discursou, disse que ficou bastante emocionado de ver a concretização de um projeto iniciado há dois anos.

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

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