quinta-feira, 28 de maio de 2009

Maratona, tabela de Ritmos e calendários!!!

Hoje pensei em trocar alguns pontos do cartão de milhagens por alguma passagem em que no destino houvesse uma Maratona. A primeira que veio á cabeça foi a Maratona de Buenos Aires, com data de 11/10/2009. Pois bem, fui lá e me esqueci que dia 12/10 é feriado. Portanto no hay mas boletos!!! E depois a turma fala em crise?? Aiai!! Vou ter que aguardar um pouco mais...
Depois tentei achar um site que me desse as informações dos calendários de maratonas... Procurei, procurei e nada... Quando estava quase desistindo achei o : MARATHON GUIDE, ótima pedida.
Pesquisando um pouco mais: CALENDÁRIO AMIGÁVEL.
Muito bons os dois sites, e principalmente úteis. Destaque especial para a tabela de ritmos da Maratona, no último indicado. Interessante. Vamos em frente. RUN!!
Aproveite!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

IRONMAN BRASIL 2009 - FLORIANÓPOLIS




Pelo nono ano consecutivo, a cidade de Florianópolis recebe o IRONMAN BRASIL. A largada 2009 acontece na praia de Jurerê Internacional, como já é tradicional. A diferença este ano é que haverá 1.500 atletas alinhados - recorde da prova.

São atletas de 34 países na disputa por 50 vagas para o mundial de Ironman (disputado em outubro no Havaí), além da premiação de 50 mil dólares para os melhores profissionais ou apenas presentes pelo desafio pessoal de encarar 3,8Km de natação, 180Km de bike e 42Km de corrida ininterruptos. Defendem seus títulos no profissional a brasileira Fernanda Keller (campeão em 2008 e que participou de todas as edições do IM em Florianópolis) e o argentino Eduardo Sturla.

A largada está marcada para as 7h, em frente ao Clube Doze de Agosto, local também da chegada dos competidores.

O Ironman Brasil faz parte de um circuito mundial que classifica cerca de 1.500 atletas para a final no Havaí (EUA), no mês de outubro. Com 50 vagas abertas, a prova torna-se atrativa aos competidores de vários países, que têm a chance de brigar por um lugar na final e ainda aproveitar a viagem para fazer turismo pelo país.

Os recordes da prova são de 2001, ano de estréia da prova na capital catarinense: 8h11min10seg no masculino, obtido pelo argentino Eduardo Sturla, e 9h10min 02seg no feminino, marca feita pela norte-americana Wendy Igraham.



Os destaques do exterior deste ano são os argentinos Oscar Galindez, tricampeão da disputa, e Eduardo Sturla, bicampeão em 2001; o checo Petr Vabrousek, terceiro colocado nos Ironman da Malásia e África do Sul, e quinto colocado no Brasil em 2001.

Pelo Brasil, os principais nomes são Reinaldo Colucci, vice-campeão em 2007, Raul Furtado, quinto colocado no ano passado, Fábio Carvalho, sexto colocado em 2006, Ivan Albano, quinto colocado em 2005, e o experiente Alexandre Ribeiro, todos especialistas em longas distâncias.

No feminino, as atrações são as norte-americanas Dede Griesbauer, vice-campeã do Ironman Brasil em 2007 e duas vezes top ten no Ironman World Championship, em 2007 e 2008, Heather Gollnick, cinco vezes campeã do Ironman do Havaí, e Lauren Jensen, cinco vezes top 5 no Havaí (vice-campeã em 2004 e 2005, terceira em 2006, e quinta em 2007).

O principal nome nacional é, mais uma vez, Fernanda Keller, com cinco vitórias na disputa e atual campeã, e nada menos que seis medalhas de bronze no Ironman do Havaí. Outros nomes fortes do Brasil são a paulista Carla Moreno, que faz sua terceira participação na prova e é a atual campeã do Ironman Brasil 70.3, e a brasiliense Mariana Ohata, atleta que integra a seleção olímpica.

A programação oficial ocorrerá no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 27 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23.

No dia 31, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição.

Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30.

A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 1º de junho, deverá ser feita a confirmação das vagas, a partir das 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.Uma das atrações do Ironman Brasil é justamente sua premiação, uma das maiores do país.



São US$ 50 mil distribuídos entre os dez melhores profissionais no masculino e feminino. Nas categorias amadoras, os três primeiros colocados recebem troféus, sem falar que todos os inscritos que terminarem dentro do limite de 17 horas receberão uma medalha e uma camiseta de finisher.

Os campeões garantirão US 8 mil, enquanto os vice-campeões ficarão com U$ 5 mil, e os terceiros colocados U$ 4 mil.



Os cinco primeiros colocados do Ironman Brasil 2008 foram os seguintes:

Feminino

1ª) Fernanda Keller (BRA), 9h42min49seg,

2ª) Kelly Lear-Kaul (EUA), 9h52min39seg;

3ª) Hillary Biscay (EUA), 9h56min07;

4ª) Ladislava Cisarovska (CHE), 10h06min09seg;

5ª) Kristin Lie (NOR), 10h07min49seg;



Masculino

1º) Eduardo Sturla (ARG), 8h28min24seg;

2º) Olaf Sabatschus (ALE), 8h38min56seg;

3º) Sanson Benjamin (FRA), 8h41min32seg;

4º) Petr Vabrousek (CHE), 8h53min57seg;

5º) Raul Furtado (BRA), 8h55min01seg.



O Ironman Brasil 2009 é uma realização da Latin Sports e Grupo RBS, com co-patrocínio de Avon e Saucony e apoio de Gatorade, Oi, Santa Constância, Fetrisc, Red Bull, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte, Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira de Esportes Endurance. Mais informações no site oficial, http://www.ironmanbrasil.com.br/.



domingo, 24 de maio de 2009

Extra, extra!!! Tucão bate seu recorde nos 10K!!!



Uhuuuuuuu!!! Como é bom ver os treinos dando resultado.... Esse final de semana foi muito gratificante. Fui sem minhas companheiras para a corrida, por isso estou sem fotos momentâneamente. Tiramos algumas com amigos, e enquanto elas não chegam, fica registrado o número e a linda medalha.
A corrida iniciou tarde. 9:00h para quem tinha que trabalhar as 10:00h. Um sol muito legal e a temperatura alta. Mas nada grave!! O calor e as subidas são para todos!!! Na largada, homens e mulheres juntos, o que acabou prejudicando muito o público feminino, pois foi um empurra empurra muito forte, já que todos precisavam passar pelo funil, por causa do chip.
Como o primeiro Km era um declive, pensei comigo... Acelera agora que lá atrás do quartel tem uma subidinha violenta... Mudança de estratégia. Resultado: Primeiro km em 3:46"... Já veio á minha cabeça o numero 47' e quebra de recorde.
Realmente a subidinha atrás do quartel me judiou um pouco, mas fui firme... Acredito que o ritmo deu 5' ou algo em torno disso. Fiquei concentrado no ritmo e me perdi na marcação dos Kms. Quase desanimei. Foi quando pasou por mim o Maurão, pai do nosso amigo Mauro Cavanha, num pique bem forte (vai fazer o Iron de Floripa fds) e eu tentei acompanhá-lo. Não deu nem de longe, mas melhorei muito meu ritmo.
Por fim, após mais algumas curvas e subidinhas de leve, um terreno plano onde minhas passadas começaram a render. Quando fechou os 35 min e eu avistei a placa dos 8Km ao longe, acelerei com o que tinha no tanque, todo animado.
Logo no início da corrida, os soldados cantarolavam: "Deixa doer, passe por cima deles e se preciso for até morrer", ou algo assim.... Não sou fã de dor e sofrimento, mas me empolguei som este slogan e fui...
Quando avistei o portão do quartel e a linha de chegada, as passadas aumentaram automaticamente. Resultado: 45:24!!!! Pra mim E X C E L E N T E!!! Simplesmente!!!
Pena que minhas fãs não puderam me acompanhar hoje. Dedico este tempo á você Cilzinha, por me entender, me incentivar, abrir mão de eventos ou algo parecido em prol dos treinos, e mais ainda, por acreditar em mim, ás vezes mais do que eu mesmo acredito!!! Te amo!!! Valeu!
Que venham os treinos duplos esta semana...

Corrida Ecológica de Campo Largo - 23/05/09. Cacá no Podium!!!










Bom, corrida no sábado á tarde, misturada com inauguração de uma nova rua, fomos para Campo Largo (região metropolitana), cidade muito linda, com clima interiorano, todo mundo muito gente boa, simpático e hospitaleiro. Cheguei lá e me perdi... hauihauihaiuha!! Fui na prefeitura e a corrida era na frente do Pátio de Máquinas da prefeitura, do outro lado da cidade!!!
Chegamos em cima da hora e a Cacá (my sister), foi se inscrever na corrida de 4K. Pois não é que cancelaram a corrida? Só teve caminhada. Pois bem, agora vejam como o negócio é dar as caras. O Jorge Maratonista me contou uma vez que se empolgou, inscreveu-se e correu sua primeira maratona, mesmo sem muita experiência. Logicamente que tinha preparo e condições físicas!!! O não menos famoso Dean Karnazes, depois de correr uma noite inteira no dia do seu aniversário, foi para o mundo das ultras (recomendo o livro - O Ultramaratonista). E a Cacá se empolgou e fez sua inscrição para os seus primeiros 10K, tendo corrido apenas uma 5K uma semana antes...
Automaticamente abri mão da minha corrida (sem muito esforço, pois havia rodado 50Km de bike pela manhã) e acompanhei-a!!
Na hora que falaram que haveria uma subida, falei... vai ser moleza. Moral da história: na largada uma subida de 2km. Voltamos mais 2Km pelo mesmo trajeto. Minha companheira de corrida pensou em desistir. Fomos em frente mais um pouco, apesar da dor lateral que maltratava a Cacá!!!
Pois bem, no Km 05 veio a tal subida. Nunca vi igual. Ninguém correu, todos andaram. Carro 1.0 não subia aquilo!!! Era mais ou menos 350m de parede vertical. Depois uma aplainada e no Km 07 uma montanha russa com pequenas elevações e declives. Caminhamos mais um pouquinho para dar fôlego.
Final da corrida: 59:49"
Cacá em segundo lugar em sua categoria 25/30, podium e troféu!!!
Com direito á fotos e abraços do prefeito da cidade (muito gentil por sinal)
Parabéns minha irmãzinha. Te amo!!!
Agradecimentos á noss fotógrafa Cil. Love you too!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Como trocar a bateria do seu sensor Nike plus / Nike+. Parte I

Olá amigos!! Pra quem gosta de correr usando um mp3 como eu, sabe que a batida da música pode te ajudar no ritmo, te isolar daquelas gemidas sexys (ou nem tanto) no meio de uma prova, te fazer viajar no som que você gosta e que te faz sentir bem no momento de seu play!!!
Agora, se você puder juntar a música com um pedômentro então, que marca sua cadência, calorias e tempo percorrido, para depois passar tudo isso para um site onde ficam registradas suas marcas, melhora mais ainda.
O problema do sensor do nike+, é a bateria. Acabou tem que jogar fora. Pensando nisso, as organizações TCjara inovam mais uma vez e através de seus maravilhosos e milionários cientistas apresentam para vocês o novo método de troca de bateria do sensor nike plus!!!
O Steve Jobs e a Apple capricharam tanto em um novo produto e esqueceram de facilitar sua troca de bateria.
No vídeo abaixo, o menino abriu o sensor com um canivete. Ficou todo quebrado.
Por ser uma peça muito bem lacrada, você terá que utilizar um estilete fino e muito bem afiado com MUITO CUIDADO PARA NÃO CORTAR SEUS DEDOS!!! Tenha paciência que você consegue!! Devagar se vai longe!! Enjoy it!!

Giro d'Itália 2009 - 11a. etapa


Uma etapa sem grandes novidades, o destaque foi o controle que a Astana fez na subida ao Turchino, com Armstrong puxando a subida e a descida.
Resultados:
1 CAVENDISH Mark GBR THR 4:51:17 0:00 (abono 20″)
2 FARRAR Tyler USA GRM 4:51:17 0:00 (abono 12″)
3 PETACCHI Alessandro ITA LPR 4:51:17 (abono 0:00 8″)
4 DAVIS Allan AUS QST 4:51:17 0:00
5 HINAULT Sebastien FRA ALM 4:51:17 0:00
6 VIGANO’ Davide ITA FUJ 4:51:17 0:00
7 BOASSON HAGEN Edvald NOR THR 4:51:17 0:00 (abono 2″)
8 SEROV Alexander RUS KAT 4:51:17 0:00
9 GATTO Oscar ITA ISD 4:51:17 0:00
10 FORSTER Robert GER MRM 4:51:17 0:00

Ultimo Km na SPORZA. Reparem como chegaram todos "emboldados"!! Que pedal!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

K-Swiss Misoul >>> Tênis novo na área!!!


Antecipando o dia dos namorados (na verdade a data mais próxima para se fazer valer o ato, hehehehe) a minha amada Cilzinha presenteou-me neste final de semana com um tênis que eu achei maravilhoso.
Utilizado por atletas de ponta como eu (mentirinha), Chris Lieto [Três vezes campeão do Ironman], Luke Mckenzie [triatleta], Leanda Cave [campeã ITU mundial 2002], e aqui no Brasil por Fred Monteiro. Conta ainda com a garota propaganda, agora fora das quadras, Anna Kournikova (quem não lembra dela?).
Bom, voltando ao tênis, o que o diferencia dos outros?
A fabricante K-Swiss desenvolveu o calçado para ser usado tanto em treinos e provas rápidas, como em corridas de médias e longas distâncias. Mas o seu diferencial em relação a todos os outros calçados para running tem uma explicação simples: palmilhas customizadas.
Duas palmilhas desenvolvidas para fins bem diferentes acompanham o produto. Na hora da corrida, é só colocar a que foi desenvolvida para o tipo de treino que irá fazer.
A indicada para provas de curtas distâncias é constituída de material superleve, o K-Eva, que se localiza nas regiões de maior impacto como calcanhar e a planta dos pés. Essa tecnologia funciona como “mola”. Há ainda uma placa de fibra de carbono melhora a propulsão durante o exercício.
Quando for treinar ou participar de corridas de médias e longas distâncias a atleta pode optar pela palmilha constituída de materiais que priorizam o amortecimento. Essa protege o corpo dos impactos e oferece estabilidade.
Segura ae turma... Porque se depender do tênis, tô em primeiro lugar... haihahaiuhaiuah!!!
Ah, me inscrevi numa comunidade do orkut muito interessante, chama-se TRIATHLETAS QUE TREINAM POUCO. Acho que me acertei com a filosofia da comunidade!! Tudo não passa de uma brincadeira, mas que tenho que treinar mais, isso é verdade. Abração á todos!!!

Giro. 10a. Etapa.


A Cuneo-Pinerolo, etapa de hoje, também homenageou o mito Fausto Coppi (charge ao lado). Há exatos 60 anos, nestas mesmas estradas, Coppi escreveu uma de suas maiores façanhas: uma fuga de 192km, batendo o rival Gino Bartali.
Hoje Danilo Di Luca foi mais “modesto”, mas também promoveu a sua fuga e abriu alguns segundos importantes. Agora ele tem 1′20″ sobre Menchov, 1′33″ sobre Rogers e 1′40″ sobre Leipheimer. Basso etá 2′03″ atrás do líder.
Luto - O Giro está mais triste e suas imagens perderam um pouco de cor. Pouco antes da etapa de hoje um terrível acidente matou Fabio Saccani, motorista da moto de Roberto Bettini, o fotógrafo de ciclismo mais popular da Itália.
“O ciclismo era a sua vida. Ele vinha ao Giro por paixão e não por trabalho” contou Bettini. Na última etapa, Lance Armstrong deu a Saccani o seu número autografado. “Eu me lembro de você. Lembro da sua história”, disse Lance. Saccani sofreu um câncer semelhante ao do ciclista e, assim como o americano, sobreviveu.
Resultado:
1 Danilo Di Luca (Ita) LPR Brakes – Farnese Vini 6.30.43 (40.234 km/h)
2 Franco Pellizotti (Ita) Liquigas 0.10
3 Denis Menchov (Rus) Rabobank
4 Carlos Sastre (Spa) Cervelo Test Team
5 David Arroyo (Spa) Caisse d’Epargne 0.26
6 Mauricio Soler (Col) Barloworld 0.29
7 Ivan Basso (Ita) Liquigas
8 Levi Leipheimer (USA) Astana
9 Jackson Rodriguez (Ven) Serramenti PVC Diquigiovanni-AndroniGiocattoli
10 Michael Rogers (Aus) Team Columbia – Highroad
11 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone – Caffe Mokambo
12 Gilberto Simoni (Ita) Serramenti PVC Diquigiovanni-Androni Giocattoli
13 Lance Armstrong (USA) Astana
14 Michele Scarponi (Ita) Serramenti PVC Diquigiovanni-Androni Giocattoli 0.41
15 Marzio Bruseghin (Ita) Lampre – N.G.C. 0.45
Assista aqui o último KM pela RAI e pela SPORZA

domingo, 17 de maio de 2009

2a. Etapa do Curcuito Adulto de Corridas de Rua.






Olá amigos e amigas!!! Hoje foi um dia muito especial, que amanheceu com 3°C na capital paranaense!!! Quase que não saio da cama. Mas por que especial?? A Carla (minha irmãzinha caçula) completou sua primeira prova de 5K!! Emocionante, começou há alguns dias, treinou bem, e agora já está vislumbrando uma 10K. Parabéns Carlinha!! Pela sua dedicação, disciplina e força de vontade!! 32" com aquelas subidas todas, foi um tempo muito legal!!! Chegou inteiraça, toda lindona - está de parabéns meeesmo.
Este amigo que vos fala completou a prova de 10K, fiz 49:30" (extra oficial), após perder o sensorzinho do meu Ipod/nikeplus, perto do Km 4, ter que voltar procurá-lo, achá-lo e parar no meio de todo mundo correndo para ajuntá-lo(perdi uns 20 segundos), depois coloquei-o por dentro da meia e fui embora. Mais alguns metros e o tênis desamarrou o cadarço!! Dá pra acreditar? Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo, pois sempre amarro com muita força, já prevenindo o fato desagradável!!! Lá fui eu sair do meu ritmo, parar no meio fio e amarrar o cadarço. Perdi mais uns 10s aproximadamente, sem contar que você perde o pique totalmente. Mas fazer o que né? Imprevistos acontecem. Temos que saber superá-los!!!
Finalizei em 49:37"
Acompanhe a parcial do tempo/KM:
  1. 4:46"
  2. 4:30"
  3. 4:53"
  4. 4:46"
  5. 5:23" - Aqui foi quase 1 Km de subida somente.
  6. 5:10"
  7. 5:04"
  8. 5:07"
  9. 4:59"
  10. 4:55"

Imaginem a turma da prefeitura (SMEL) se superando a cada prova! Super organização, mais de 3.000 participantes (número muito bom para Curitiba - estamos crescendo!!!), dentre prova de 10K e de 5K. Som de qualidade, música, hidratação, frutas e um percurso bem duro, com muitas subidas fortes, de variadas distâncias e inclinações que faziam o BPM acelerar. Camiseta legal, sem manga (tinha que ser manga longa hoje), medalha bonita, brindes e premiação muito bons! Parabéns turma da prefeitura. Ah, e outra, a inscrição era somente uma lata de leite em pó!! Muita gente bonita correndo, largada no horário previsto. Tudo perfeito. Sem reclamações!!

A temperatura amena e um lindo sol ajudaram muito. Achei que hoje era o dia de quebra de recorde, mas faltou um pouco mais de força nas rampas...

Vamos fazer o que??? Treinar mais!!! Juro que amanhã cedo o bicho vai pegar... Vem meia maratona das cataratas daqui há alguns dias!!! Vamos lá!!!

Achei a mãe e o paizão do grande Mauro Cavanha... Família que sempre participa das provinhas unidas!!! Abração amigos!!!

Saúde e bons treinos a todos...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cabeça de vencedor


Não adianta estar com o corpo pronto para fazer sua melhor marca se a mente não estiver igualmente preparada. Veja algumas dicas:
  • Não fique só treinando. Inscreva-se em algumas provas no meio da preparação. Sinta o clima da competição, curta a paisagem, os amigos, curta a prova, sem preocupação com o tempo.
  • Prepare-se para alguma piora em condições climáticas. Sempre é bom estar prevenido.
  • Ficar ansioso é normal, até mesmo para os profissionais, portanto, relaxe.
  • Relembre tudo de bom que fez nos treinos e não o inverso.
  • Trabalhe firmemente em cima do que você treinou.
  • Não queira fazer algo muito melhor do que o treino na prova.
  • Por último: (essa que eu tenho que colar na testa) TREINE, TREINE e TREINE...

A prova tem que ser um treino, e os treinos, uma prova!!!

Giro D'Itália, 6a. etapa - 14/05/2009


Resultados (prévios) da etapa:
1 SCARPONI Michele ITA SDA 5:49:55 0:00 (abono 20″) - Chegou com um longa folga!!!
2 BOASSON HAGEN Edvald NOR THR 5:50:27 0:32 (abono 12″)
3 DAVIS Allan AUS QST 5:50:27 0:32 (abono 8″)
4 POZZATO Filippo ITA KAT 5:50:27 0:32
5 GOSS Matthew Harley AUS SAX 5:50:27 0:32
6 GILBERT Philippe BEL SIL 5:50:27 0:32
7 GASPAROTTO Enrico ITA LAM 5:50:27 0:32
8 ROGERS Michael AUS THR 5:50:31 0:36
9 DI LUCA Danilo ITA LPR 5:50:31 0:36
10 VALJAVEC Tadej SLO ALM 5:50:31 0:36
13 MENCHOV Denis RUS RAB 5:50:31 0:36
16 LOVKVIST Thomas SWE THR 5:50:31 0:36
18 PELLIZOTTI Franco ITA LIQ 5:50:31 0:36
19 BASSO Ivan ITA LIQ 5:50:31 0:36
20 LEIPHEIMER Levi USA AST 5:50:31 0:36
21 BRUSEGHIN Marzio ITA LAM 5:50:31 0:36
38 SASTRE CANDIL Carlos ESP CTT 5:50:31 0:36
44 SIMONI Gilberto ITA SDA 5:50:31 0:36
73 ARMSTRONG Lance USA AST 5:51:10 1:15
O americano jogou a toalha mesmo: chegou depois do Voeckler e do Petacchi.
Maglia Rosa
1 DI LUCA Danilo ITA LPR 22:11:15 0:00
2 LOVKVIST Thomas SWE THR 22:11:20 0:05
3 ROGERS Michael AUS THR 22:11:51 0:36
4 LEIPHEIMER Levi USA AST 22:11:58 0:43
5 MENCHOV Denis RUS RAB 22:12:05 0:50
6 BASSO Ivan ITA LIQ 22:12:21 1:06
7 SASTRE CANDIL Carlos ESP CTT 22:12:31 1:16
8 HORNER Christopher USA AST 22:12:32 1:17
9 PELLIZOTTI Franco ITA LIQ 22:12:42 1:27
10 ARROYO DURAN David ESP GCE 22:12:56 1:41
11 SIMONI Gilberto ITA SDA 22:13:16 2:01
Cunego a 3:29 e Armstrong a 4:19
A maglia nera contina com Bart Dockx a 1:09:41
Vídeos da chegada, no SPORZA e na RAI.

Nomenclaturas


Entenda os significados dos parãmetros fisiológicos dos treinos:

ACIDO LÁTICO: Ou lactato, é um produto da atividade física, responsável pelo desconforto muscular que sentimos quando nos exercitamos. Sua produção é constante, mas, por meio de reações quimicas, o corpo o remove. Também serve de substrato energético para o coração e, á medida que o condicionamento físico melhora, sua taxa de produção diminui.


LIMIAR AERÓBICO: Indica a fase que o organismo utiliza, como fonte de energia, o oxigênio captado na inspiração, ao mesmo tempo que consegue remover dos músculos o ácido lático produzido pela atividade física.


LIMIAR ANAERÓBICO: Indica o ponto em que a produção de lactato passa a ser maior que sua remoção e a fonte de energia utilizada pelo músculo deixa de ser o oxigênio, passando para a glicose e para a ATP (trifosfato de adenosina)


VO2 MAX.: Capacidade de uma pessoa captar oxigênio e fornecê-lo aos tecidos do corpo. Também é um parâmetro que mostra a melhora no condicionamento do atleta.


FÓRMULA DE KARVONEN: Embora o teste ergosepirométrico seja insubstituível, há uma maneira curiosa de se descobrir a frequência cardíaca máxima. Em 1957, o cientista Martti J Karvonen publicou um estudo no qual demonstrava que a FC máxima poderia ser determinada subtraindo de 220 a idade do atleta. Por exemplo, a FC máxima de um atelta de 30 anos é 190 (220-30=190). Este cálculo é utilizado até os dias atuais, no entanto, estudos recentes revelaram que a fórmula 208 - (0,7 x a idade do atleta) é mais precisa.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Track & Field Run Series - Corra para a Vida - Etapa Cwb




Olá amigos, acabei de fazer minha inscrição para a TF Run Series - Etapa Curitiba. Teremos aproximadamente 1.500 vaga, sendo que estas esgotam-se rapidamente por causa da excelente camiseta que acompanha o KIT. No ano passado, quando pensei em fazer a inscrição, já era.

Ou aumentam o número de participantes ou teremos fila para vagas.

A largada será na frente do Shopping Muller, na Av Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, no dia 14/06/2009, domingo.

Distâncias de 5 e de 10K.
Com certeza uma excelente e agradável prova.
Quer ver se o circuito passará em sua cidade? Clique aqui
Treinos de ontem:
50K de bike e 2000m de nado (variado e com intervalos)
Abração á todos.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Giro D'Itália 2009 - 2Km finais.

Vídeo dos 2Km finais da 2.a etapa do giro d'Italia. Se você tiver 10 minutos (aprox.), assista! Emocionante.
Alessandro Petacchi venceu o Sprint Final, com pouca diferençaá frente de Cavendish 2nd, Swift 3rd, Davis 4th, Farrar 5th. Cavendish estava com a Maglia Rosa!! Pensa numa turma que pedala...



1 Alessandro Petacchi (Ita) LPR Brakes – Farnese Vini 3.43.07 (41.951 km/h)

2 Mark Cavendish (GBr) Team Columbia – Highroad

3 Ben Swift (GBr) Team Katusha

4 Allan Davis (Aus) Quick Step

5 Tyler Farrar (USA) Garmin – Slipstream

6 Oscar Gatto (Ita) ISD

7 Francesco Gavazzi (Ita) Lampre – N.G.C.

8 Davide Vigano (Ita) Fuji-Servetto

9 Manuele Mori (Ita) Lampre – N.G.C.

10 Dries Devenyns (Bel) Quick Step

Indicação ao TOP BLOG!!!





Olá amigos, acabei de ganhar uma indicação ao nosso, isso mesmo, nosso blog, pois sem vocês, meus fiéis leitores, não seriamos nada. Uma comparação razoável seria: "O tênis sem seu corredor", ou ainda, "A bike sem seu ciclista", mais uma: "A água sem seu nadador"!! Heheheheh! Se não ficou muito legal, me perdoem, pois me empolguei com a indicação. Agradeço a visita de cada um, aos acompannhantes assíduos, aos visitantes e a todos que deixam algum comentário sempre. Isso ajuda muito.
Não poderia esquecer de quem me indicou. Obrigado mesmo!! *Não sei ainda quem foi, mas descubro logo e torno esta pessoa pública!!!
Se puderem, votem!!
Abração - Tuco

domingo, 10 de maio de 2009

Resultado do Duathlon.

Olá amigos, finalizamos com sucesso o Duathlon de hoje, (3/20/3Km). Boa prova, acredito que iniciei com o pé direito. Gostei da brincadeira (que de brincadeira não tem nada). Meu amigo, é pauleira, e o nível dos participantes é muito bom. Não tem ninguém que caiu de para quedas por lá não. Como acontece muito em corridas de 10K. Tanto que eu senti que faltou gás em alguns momentos. Mas foi com o que tinha no tanque. Finalizei em 10° lugar na minha categoria (30/35). Não vi ninguém desistindo, e muito menos caminhando no meio da corrida.
Gostei da prova e senti um grande desconforto da transição final do pedal para a corrida final. Momentâneo, mas foi... Tive que forçar um pouco na pedalada, pois perdi tempo na transição. Falta de experiência e TREINO!!! Quando será que vou aprender?

Fotos:
1) Chegada e retirada do chip com minha fiel escudeira!!
2) Não lembro qual foi o motivo da graça.... Depois cobro o merchand.
3) Abração na minha irmãzinha Cacá, que completou mais 5K hoje no parque, após a prova... Baixando o tempinho da semana passada. Lógico que eu acompanhei né!! Domingo que vem, terá sua primeira prova!! Beijão!!

4) Momento da largada, tem até um índio velho "meio parecido" com o Pablo Bravo, não concordam?? Será que era ele?? Brincadeira Pablo, mas pelo menos não esqueci do amigão do peito!!!

5) Bike (eram 10K + 10K - 2 voltas... Duas subidas, que dava para descer e empurrar a bike a pé (lógico que não fiz isso né?) Saia do centro da cidade, pegava uma rua lateral, e uma rodovia estadual, fechada para a prova.
6) No final do percurso da bike. Mais uma curva, uma subida e a transição.
7) Run baby!! Mas pela ótima cara, deve ter sido na primeira etapa da corrida.

8) Chegada!!!! Ufaaaa!! Essa não foi fácil. 1:19h. Achei que fecharia perto de 1h, porém tive problemas na transição, coisas de primeira vez... Demora para colocar a sapatilha, ajeitar o capacete... etc. Depois tive um pequeno problema de câmbio, tinha que descer duas posições para ele funcionar e subir uma... Pois se descesse apenas uma, ficava no lugar... E o pior, sempre ocorre na prova, pois testei antes. Mas nem estava muito preocupado com o tempo, lógico que queria um melhorzinho, só que infelizmente os pequenos detalhes fazem você perder um tempão, muito útil no final. Por exemplo, tive que parar a bike para acertar a sapatilha que ficou mal colocada e frouxa. Optei por calçá-las no pedal da bike. Talvez, como tenho pouca prática ainda, devesse ter feito fora do pedal... Sei lá. Não gosto muito do talvez!!! 9) Medalha, medalha, medalha!!! Esta foi suada. Vou guardá-la com muito carinho. Primeira é sempre primeira.
10) Final de festa, o negócio é juntar as trouxas e seguir o caminho....
O fato mais inusitado desta prova ficou por conta de um senhor, que devia ter quase 70 anos, que chegou em último no geral, correndo, muito bem bonitinho, firmão. Porém, como era o único em sua categoria (65/70), subiu ao pódium com um belíssimo primeiro lugar. Lembrei do velho ditado "Os últimos serão os primeiros"!!!
Abração á todos, obrigado pelas visitas e pelos comentários...



sábado, 9 de maio de 2009

O Giro, em números...













4 - o número de corredores que venceram o Giro, liderando do começo ao fim: Girardengo (1919 – 10 etapas), Binda (1927 – 15 etapas), Merckx (1973 – 20 etapas) e Bugno (1990 – 21 etapas).
5 - o número máximo de vitórias que um corredor conseguiu no Giro: Binda (1925, 1927, 1928, 1929 e 1933), Coppi (1940, 1947, 1949, 1952 e 1953 – poderia ter ganho mais se não tivesse vivido na época da 2a. Guerra) e Merckx (1968, 1970, 1972, 1973 e 1974).
8 – o menor número de corredores a terminar a prova no ano de 1914
11 – o número de corredores que venceram o Giro sem vencer nenhuma etapa: Oriani (1913), Bartali (1946), Magni (1951), Nencini (1957), Pambianco (1961), Balmamion (1962 e 1963), Gimondi (1969), Petterson (1971), Gotti (1999), Savoldelli (2005) e Contador (2008).
16 – o número de edições completadas por Miro Manizza (que estava na largada de 18 edições).
34 anos e 5 meses – era a idade do ancião Fiorenzo Magni, o mais velho a vencer a prova em 1955.
42 – o número de vitórias de etapas de Mario Cipollini, que quebrou o recorde de Alfredo Binda (41). Há quem diga que o pelotão “facilitou” um pouco as coisas pra ele.
54 – o menor número de participantes, Giro de 1912
64 – italianos já venceram o Giro, seguidos de 7 belgas, 6 franceses, 3 suíços, 3 espanhóis, 2 luxemburgueses, 2 russos, 1 irlândes, 1 sueco, 1 americano.
78 – o número de maglias rosas ganhas por Eddy Merckx. Binda ganhou 59 e Moser 57.
151 – vitórias em etapas para os belgas, seguido de 91 para espanhóis, 55 para os franceses, 51 dos suíços, 22 para os alemães, 21 dos holandeses e 19 dos russos.
298 – O maior número de participantes, Giro de 1928
430 – o número de quilômetros da maior etapa, Lucca a Roma, Giro 1914 vencida por Girardengo
1.709 – etapas já foram disputadas nestas 91 edições, sendo 16 delas divididas em 2 (32 semi-etapas, o que não é mais permitido).
1912 – foi o único ano que a prova foi disputada por países.
2.360 – é o Cima Coppi, ponto mais alto em 2009, o Izoard.
2.448 – o número de quilômetros da menor edição do Giro, em 1909
3.395,5 – é a quilometragem da edição do Centenário.
4.337 – o número de quilômetros da maior edição do Giro, em 1954
328.309 – quilômetros já foram percorridos no Giro em 91 edições.


GIRO D'ITALIA 100° Edição.




O Giro d'Italia, (Volta à Itália), ou simplesmente Giro, é uma corrida de longa distância para ciclistas profissionais. A corrida tem a duração de três semanas e é realizada na Itália durante o mês de maio, podendo avançar até o início de junho.
O Giro d'Italia é considerada a segunda mais importante competição por etapas do ciclismo mundial, atrás apenas do Tour de France.
O Giro, Tour de France e a Vuelta a España compõem as três grandes voltas ciclísticas.
A corrida desenvolve-se em etapas por trechos de planície, favoráveis aos sprinters, e em etapas mais duras em trechos de montanha, que junto com as duas etapas cronometradas decidem a volta.


O Giro foi inspirado no Tour de France. A idéia era para aumentar a circulação do jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
A primeira edição do giro remonta a 1909 e o seu início foi na cidade de Milão. Foram percorridos um total de 2.448 km, em oito etapas, terminando na mesma capital lombarda com vitória do ciclista italiano Luigi Ganna.
A partir de 1909 a competição acontece todos os anos, tendo sido interrompida nos anos da primeira e segunda guerras mundiais, no mês de maio, por três semanas, num percurso mudado a cada ano através da península italiana e por vez em países limítrofes.


O líder da classificação geral veste a maglia rosa (camiseta/camisola rosa), cuja cor é devida à cor de impressão do jornal (Gazzetta dello Sport) que organizava e é o principal patrocinador da prova.
O líder da classificação geral jovem veste a maglia bianca (camiseta branca)
O melhor escalador veste a maglia verde (camiseta/camisola verde), enquanto que o primeiro na classificação por pontos veste a maglia ciclamino (camiseta de cor púrpura).
A maglia azzurra (camiseta azul) é vestida pelo lider do intergiro, gran combinata um tipo de classificação especial desta prova.
O último colocado da classificação geral usa a maglia nera (camiseta negra).


O heptacampeão do Tour de France, Lance Armstrong (Astana), resolveu deixar de lado a briga pela vitória do 100º Giro d’Italia, que começa hoje, dia 9. No lugar da disputa pelo primeiro lugar da classificação geral, o norte-americano irá ajudar seus companheiros de equipe a vencer a prova. “Eu me sinto melhor do que eu esperava, mas eu não estou em condições de vencer contra esses caras”, reconheceu, na conferência pré-Giro, realizada dia 7, em Veneza.

“-Já faz um tempo desde minha última corrida dessa magnitude. Eu conheço o Giro pela sua história e seus vencedores. Em 15 anos, eu nunca tive a oportunidade, ou eu não agarrei a oportunidade de correr o Giro. Estou empolgado, suficientemente em forma. Estou pronto para estar lá”, discursou Armstrong.

Sobre sua clavícula quebrada em março, na primeira etapa da Volta a Castilla e León, Lance afirmou não sentir nada, mas que precisa continuar a recuperar a antiga condição. Mas, quando questionado por jornalistas italianos sobre seu favorito para vencer o Giro, ele nomeou “Ivan Leipheimer”, ou seja, Ivan Basso (Liquigas) e seu companheiro de equipe Levi Leipheimer são suas apostas para a competição.

“-Pessoalmente, eu gostaria de vencer uma etapa, mas eu não sei se eu consigo. Como um time, nós focamos nos três ou cinco melhores. Levi Leipheimer pode conseguir – ele é bom no contrarrelógio, ele escala bem”, complementou. (Fontes: Prólogo e Wikipédia)

Fotos do Triathlon Long Distance de Caiobá- PR 22/03/09


Alô galera, tudo bem?? Se quiserem conferir algumas fotos do Long Distance de Caiobá 22/03/2009, segue o link: http://www.studionitta.com.br/esportes/p/
Vale a pena conferir.
Um abração á todos!!
Bons treinos...

Dá-lhe Duathlon!!!


Este final de semana, vou encarar meu primeiro duathlon terrestre. Run, bike, run... 3/20/3 Km... Tá, pode ser pouco, mas tô escalando a montanha do triathlon aos poucos e quero curtir cada degrau... Esta é minha filosofia!!! Será em Almirante Tamandaré (região metropolitana) e terá a realização da triativa eventos . Estava de viagem marcada para Sp este final de semana, tentei casar com alguma corrida deste final de semana, mas a Fila Night Run, teve suas inscrições esgotadas há muito tempo e a corrida da Corpore fechou suas inscrições na segunda feira 04/05/2009... Na quarta, quando tive a confirmação da viagem, acabaram-se as inscrições. O mais legal, é que enviei um e-mail pedindo uma vaga da inscrição e nem ao menos obtive uma resposta. É assim que eles valorizam seus corredores. Custa responder falando que não dá mais?? Sou cliente também caramba!!! Estava querendo pagar e participar!!! Mas tudo bem, paciência!!! Por isso que há tantos pipocas nas provas...
Infelizmente a viagem foi adiada...
Fiz a inscrição para o Duathlon Triativa de última hora, mas acredito que servirá como experiência...
Vamos em frente com garra e fé. Havia uma categoria iniciantes, 2/12/2, mas eu acho que essa é muito mole pra mim (sem querer desprezar ninguém).
Espero não finalizar em último, mas mesmo que for, sendo com um bom tempo, ficarei honrado....
Agradeço ao acompanhamento do meu amigo Brito de Foz do Iguaçu, que me disse esta semana em uma conversa informal que ao ler nosso humilde blog, se empolga, motiva e sai á correr pela terra das cataratas... Britão, se prepare, que em julho estaremos por aí!!! Um abração!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

VW RUN 2009. Inscrições abertas.

Já fez sua inscrição para as etapas? A corrida será dentro da fábrica e no final tem o sorteio de um Gol oKm. Aproveite!! Confira abaixo as datas e faça já sua inscrição:

VW Run 2009 - Taubaté: 22/11/2009 - Inscreva-se aqui
VW Run 2009 - Curitiba: 19/07/2009 - Inscreva-se aqui
VW Run 2009 - São Bernardo do Campo: 22/11/2009 - Inscreva-se aqui

Confira no link abaixo o regulamento da promoção da VW Run 2009.Regulamento da promoção do VWRUN 2009 (145,98 kb)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Depois do parque....

Já que desenterrei o fotógrafo dentro de mim, hoje vou apresentar mais algumas fotos (créditos meus e da Cil), pois após o treino de domingo, fomos para Campo Magro (região metropolitana), comer uma alcatra na chapa no bar do Paulo, local onde se encontram os jipeiros e paragliders da região... Eu, como já fui metido á jipeiro (um dia posto as fotos embarradas aqui), estava com saudade daquele churrasco de primeira!!! Pois bem, chegamos bem no dia da Festa do Prego, onde tivemos a oportunidade de presenciar vários vôos... Enjoy it!!
1) A estradinha....


2) O retrovisor... E a poeira...

3) A casinha para alugar...

4) O Morro da Palha (Subíamos de jipe lá em cima, atualmente foi proibido)

5) Os vôos:

Abração á todos!!!

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO