quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vídeozinho muito interessante.

Olá meus caríssimos amigos, tudo bem? Agora que me ensinaram a postar vídeos no blog, me segurem!! Hehehehehehehe!! Segue um vídeo muito interessante e animador... Deu vontade de sair correndo agora mesmo. Detalhe para os latidos dos cachorros (motivo para outro post). Sobe o som!!!

Agradecimento especial á Stéphanie, do blog http://tephyperrone.blogspot.com/, do meu amigo João Menezes, do blog http://asminhaspedaladas.blogspot.com/, que me passaram as dicas por e-mal. Ensinar um índio xucro como eu, acostumado a quebrar pedra na marretada, não é fácil!! Agradeço de coração e presto aqui minha homenagem á todos os corredores que se identificarem com este vídeo (copiei do blog do meu amigo DUDU, http://porqueeucorro.blogspot.com/). Abração á todos e fiquem na Paz!!! Saúde e bons treinos!!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Fui rezar um pouquinho hoje...



Bom pessoal, hoje fui dar uma cuidada no espírito, pois acredito que seja um ítem mais que necessário.

Vejo o conjunto, como um todo, de nada adianta cuidar do corpo e não escovar os dentes ou deixar de pentear o cabelo. Então, imaginem se não cuidarmos do nosso lado espiritual, como fica? Será que naquele final de prova, não temos um empurrãozinho do Papai do Céu?? Mesmo que esta prova seja em nosso dia a dia. Eu acredito que sim...

Inclusive quero agradecer á Ele publicamente pela excelente saúde e pelos amigos daqui do Blog, pessoas que nem conheço pessoalemente mas que estão dentro de minha casa (no CPU) todos os dias, motivo de muita felicidade e alegria, pedindo também sua proteção á todos nós!!!

Hoje, ouvi um texto bíblico, que me chamou a atenção e decidi compartilhar, espero que gostem também:


ECLESIASTES III
"1
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
9
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
11
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
12
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida."


Fiquei imaginando minha vida a cada tempo... Também imaginei o tempo de cada Km percorrido, nesta vida, nas provinhas, na caminhada diária. Então, bati o pó dos tênis, e optei por ser feliz e fazer o bem!!!

Abração á todos. Felicidades!!! Que Deus os abençoe!!

Reflexões Inspiradoras



"Eu nunca penso que estou fazendo tudo que posso, eu sempre acho que posso fazer mais. Acredito que se você não pensa assim, não está no caminho certo." Kelly Slater

Robert Kelly Slater (11 de Fevereiro de 1972, Cocoa Beach, Flórida) é o maior surfista profissional da história do esporte. Começou a competir em 1978, quando tinha seis anos de idade, no Salick Brothers Surf Contest, e venceu. Hoje Slater é eneacampeão mundial de surfe, e competiu nos X-Games de 2003 e 2004. Em maio de 2005, na final do Billabong Tahiti Pro em Teahupoo, Slater se tornou o primeiro surfista a ter duas notas máximas no sistema de pontuação de duas ondas da ASP (a conquista correspondente ao sistema anterior de três ondas pertence a Shane Beschen em 1996).

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Chá que alivia dores musculares!!

Apareceu na Globo, o chá que alivia as dores musculares, é um sucesso desde o dia em que foi anunciado.

A minha amiga, vendedora da loja de ervas e especiarias, disse que no dia seguinte a reportagem o seu estoque de semente de mostarda, acabou e depois o preço aumentou... Huiahuhiuahiahia!! O que não faz a mídia?
Bom, entrei nesta onda também e passo a receita para quem desejar.
A receita:
  1. Água formando bolinhas, antes da fervura.
  2. Uma porção de grãos de mostarda ( colher de sobremesa). Tem que ser em gãos.
  3. Erva doce (a mesma medida da anterior)
  4. Canela em rama (como não vai caber na colher, vai no olhômentro, porém, use o bom senso). A canela em pó não tem as mesmas propriedades.
  5. Deixe em infusão.

“O ponto ideal [da água] é quando começa a levantar bolhinhas. Você apaga e está no ponto de colocar na xícara. Com a água pronta, colocamos o sache”, ensina Ana Vládia Moreira.

A dose diária é de uma colher de chá em uma xícara de água. Ou seja, não adianta tomar um bule de chá. O necessário mesmo é uma xícara.

A pesquisa mostrou que a maioria dos atletas teve uma redução do MDA, substância que causa lesões musculares e dores. O chá ajudou a diminuir a sensação de desgaste físico depois dos exercícios. "Eu senti que durante os treinos longos e as corridas não tinha tanta necessidade de fazer uso de antiinflamatórios", conta a zootecnista Inês Greca. "As dores musculares que sempre vêm depois diminuíram bastante depois desse tratamento", afirma Karim Barreto.

E se foi bom para quem se desgasta tanto, Ana Vládia Moreira diz que a mistura pode ter bons efeitos no dia-a-dia de qualquer pessoa. “Por ter papel antioxidante e antiinflamatório, ele acaba sendo universal. Onde processos inflamatórios estão presentes, como uma simples dor de cabeça ou mesmo uma cólica, ele pode vir a ter efeitos atenuantes, principalmente preventivos se a pessoa tiver o hábito de beber”, explica a cientista de alimentos.

A nutricionista Jussele Lourenço acredita que o resultado da pesquisa pode combater um grande problema entre atletas amadores: a automedicação. Eles poderiam trocar os remédios pelo chá, que pode ser consumido como qualquer outro alimento. “Um alimento que reduza o estresse oxidativo. Muitas vezes eles vão diminuir essa inflamação com automedicação”, diz. Para quem passa a vida por matas, estradas e rios, o resultado foi animador. “Não há um alimento por si só capaz de reverter uma doença. Há um conjunto de fatores. Cabeça boa, corpo em movimento e uma pitadinha de sabor não fazem mal a ninguém”, finaliza Ana Vládia Moreira." (globo.com)

1.000 Km com Nike Plus

Olá amigos, virei os 1.000 Km hoje, com meu Nike Plus (nike + Ipod). Com certeza já corri um pouco mais, pois várias vezes vou á luta sem o equipamentinho, porém, como eu sempre falo e repito, o negócio é comemorar, mesmo as pequenas conquistas....
Pois assim, nossa motivação aumenta e estamos sempre festejando por algum motivo.
Que venham os próximos 2.000, 5.000, 10.000, 100.000...

domingo, 26 de abril de 2009

VI Corrida do Exército parte II


Notei que a motivação tem muito significado para os militares, em cada bateria, cada divisão, havia um lema de mexer até com o brio de um defunto, fazendo ele levantar e correr pro serviço. Eu mesmo estava com vontade de correr mais uma prova quando acabei esta e comecei a ler seus enunciados. Na verdade, volto a bater na tecla da dureza dos treinos. Treine como em uma prova, sério, duro e faça a prova como um treino, leve, suave... As provas serão bem melhores, eu garanto. Aliás, assisti hoje na Sport Tv uma entrevista do Kaká, com o Galvão Bueno, e o Kaká afirmou que seu segredo está nos treinos, onde ele ensaia todas as situações possíveis, e quando ela chega pra valer, no jogo, ele tem o domínio completo da situação e sabe o que fazer para finalizar com exito. Taí mais uma dica que eu aprendi hoje e desejo compartilhar!!!
Dá uma olhada no lema das baterias:






Este maravilhoso pastor alemão, presente no post anterior também, chama-se Konan, um doce de animal, muito querido e que estava chamando mais atenção do pessoal e da criançada que os veículos antigos. E o seu dono, vestido a caráter, também tem um estilo de tirar o chapéu, muito simpático e comunicativo!!

Por fim, como a prova era aqui pertinho da minha residência, sei lá por que motivo, não levei a carteira... Pois bem, perdi a inscrição da próxima prova do exército, terei que voltar ao quartel (não que isso seja muito difícil também) e na volta, fui comprar uma fatia de melancia para repor os líquidos perdidos... Heheheheh, tive que abrir uma caderneta com meu amigo das frutas... Sorte que o crédito está em alta... Abração á todos!

VI Corrida do Exército!


Olá amigos, finalizamos a corrida do exército, onde, no folder a distância era de "APROXIMADAMENTE" 10K. Pela minha marcação 9,78Km, mas isso não interessa muito, pois a organização do evento estava fantástica. Mais de 850 corredores, tudo impecável. Parabéns ao exército, seus integrantes, todos que ajudaram para a realização da prova (Prefeitura, Diretran, PMPR, alunos do curso de massoterapia...), fazendo desta uma corrida perfeita, para ficar na história. Prova com sorteios de prêmios, bicicletas, troféus para as diversas categorias, uma medalha muito linda...
Na foto abaixo, a minha chegada chegada para a prova, logo após receber o chip:

Em seguida, o apoio da minha fiel escudeira, fotógrafa e torcedora!!!



CHEGADA: 48,05minutos, dois pontos de água, km 3,5 e 7, que eu achei legal, mas muita gente reclamou.... Temperatura abaixo dos 20 graus, deu para fazer uma provinha tranquila e serena...
Ouvi alguém reclamando dos postos de água, mas com um clima ameno destes, tenho certeza que dois postos são mais do que suficientes, eu, por exemplo, me abasteci num só, o do Km 7.
A prova teve a banda do exército tocando hino nacional, hino da bandeira, tema da vitória, carruagens de fogo, e em todo tempo um fundo musical muito agradável... E alguns integrantes da banda no Km 5 fazendo mais um agrado para os ouvidos. Como trataram bem os corredores!!!
Ainda contava com uma exposição de carros antigos do exército e armas.



Bom isso tudo dá a certeza que no mês de maio, que teremos outra prova, com certeza estaremos lá mais uma vez. Corridas como esta são obrigatórias e não podem ser deixadas de lado. Abração

sábado, 25 de abril de 2009

CORRIDA DE AVENTURA


Que as corridas de rua têm crescido a olhos vistos, todos já sabem. Porém, um avanço que não pode ser desprezado é o de outra forma de corrida, a corrida de aventura.
Uma espécie de "triathlon da natureza", por possuir três modalidades básicas - trekking, bike e canoagem- as provas de aventura têm atraído cada vez mais adeptos que trocam os cenários padrões das capitais pelo contato com a natureza.
Um bom parâmetro para avaliar a crescente demanda pela modalidade vem da RCBA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura). De março a dezembro, no final da temporada 2009, são 46 etapas previstas (mais de uma por final de semana), nos mais diversos estados do Brasil.
Nada mal para uma modalidade relativamente recente. Os primeiros registros de tais provas datam da década de 80, e no Brasil, o início ocorreu em 1997. A intenção, tanto naquela época quanto hoje em dia, é de integrar homens, mulheres e crianças ao ambiente natural.
Algumas provas contam ainda com bóia cross, técnicas verticais e orientação.
Fiz uma prova destas no começo do ano, porém participei da corrida... 10K com chuva. Meu amigo, sinceramente pra mim não deu. Barro até dentro do ouvido... Tênis rasgado, escorregões, pedras lisas, e algumas pessoas machucadas devido á escorregões e torcidas de calcanhares e joelhos. Acho que sou do asfalto mesmo... Porém, do outro lado - o visual compensa, e muito.
Estou pensando em fazer outra já!! heheheheheh!! Mas vou visitar algum site de previsão meteorológica e conferir antes. Se chover, tô fora! Acredito que estas modalidades de corridas em montanhas dêem um condicionamento muito bom, pois lá, você sobe e desce morro, forçando e não se preocupando muito com a constância da velocidade.
Amanhã teremos a prova de 10K do Exército (no asfalto). Se a organização for parecida com a da entrega dos kits, desde já estão de parabéns. Coisa de primeira mesmo. Com um soldado nos acompanhando da entrada até a saída (um para cada participante), dando todo o apoio necessário. Estou entusiasmado, pois vou correr "em casa". Geralmente treino ao redor do quartel, quase ao lado do meu endereço residencial, e nos seus 4,5Km de extensão, o quartel conta com uma subida que tem mais de 1,1Km, e deixa qualquer um de língua de fora. Porém, infelizmente excluíram-na desta vez. Mesmo assim, teremos uma um pouco menos íngreme, mas longa. Bom, vou lá (descansar um pouquinho)!! Amanhã conto como foi!
Abração a todos, obrigado pelos comentários e pelos novos seguidores, sejam bem vindos!!! À frente e avante!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Treino x trabalho x família = Linha de chegada!!!



Hoje quero dedicar minhas palavras á todos aqueles atletas profissionais ou amadores (estes mais ainda) que conseguem equilibrar treinos, atenção á família e trabalho. Sinceramente meus PARABÉNS!! E se tiverem um espacinho para o blog ainda, nem se fala, PARABÉNS em dobro....
Falo isso pois vejo vários amigos, pais de família (eu não tenho filhos por enquanto), com um volume de treinos muuuuito maior que o meu, que trabalham, viajam, cumprem sua jornada com muita honra e dignidade e ainda tem tempo para entre uma atividade e outra postarem algumas notícias ou comentários em nossos blogs. Minhas experiências de equilibrar tudo isso num mesmo dia estão sendo difíceis, mas não serão impossíveis. Algumas vezes fraquejo, penso em desistir, mas observando o exemplo de vários amigos, me fortaleço e sigo em frente, firme e forte...
Estou começando a escalar os primeiros degraus desta longa jornada, mas já notei e admiro quem consegue, nestas poucas 24 horas do dia, treinar para um triathlon (e o volume não é pequeno), dirigir uma família com dignidade, dar atenção á todos os membros da família, e ainda por cima trabalhar para manter o seu sustento e a verba para suas competições e treinos!! Não é mole não amigos, mas aí vem o que eu digo, quando aqueles atletas conseguem cruzar a linha de chegada, não é apenas uma colocação, um tempo ou uma pessoa a mais completando a prova. Uma prova de alguns Kms no domingo, são vários kms anteriores de treino, de privações, de disciplina. São aqueles amigos que ficaram lá no happy hour ou naquele almoço e você foi correr (eles não te entendem de forma alguma), é aquele dia frio que você acordou cedo para treinar (eles entendem menos ainda), ou aquele domingo que você acordou de madrugada para fazer a prova (aí piorou), e assim vai... É aquela economia suadinha para comprar um tênis novo ou uma bike, um equipamento ou um suplemento... É tudo isso que faz o atleta carregar pedra no final de semana, e começar a segunda feira cheio de um orgulho que só ele sabe o tamanho dentro do peito. Isto tudo é o que passa pela linha de chegada.
Fica registrada minha sincera homenagem á todos aqueles que fazem do seu dia, um campo de treinos e batalhas, ás esposas, filhos e amigos que compreendem ou não, mas cedem generosamente em virtude do objetivo final, gratificante e honrado: "a linha de chegada"

sábado, 18 de abril de 2009

MINI COOPER













Não tem muito a ver com o assunto do blog, mas é uma paixão também, então acho que vale... Quem não gostar pode reclamar. Democracia é isso!!
Quinta feira, 16/04, tivemos a inauguração da concessionária MINI, aqui em Curitiba, uma festa muito legal, mas o que mais impressionou foi o charme dos lindos carrinhos.
Cooper 1.6 16V de 122cv, brinquedinho a partir de R$ 92.000,00
Copper S 1.6, 16V, Turbo, 178CV R$ 162.000,00
Lindos e na lista de desejos, mesmo que remotos.....
Detalhe, você personaliza o teto, os retrovisores, da forma que achar melhor. Com bandeira, desenhos, imagens, o que der na sua cabeça e como for o seu estilo, deixando seu automóvel único e com a sua cara. Havia um com a bandeira do Brasil no teto, outro com a marca MINI no mesmo local; retrovisores personalizados não faltaram. Realmente chama atenção onde passa. Sem contar que a mecânica é BMW, nem precisa falar mais nada né??
O mais feinho era lindo....
Abração á todos!!!!!



Feriadão de Páscoa.... Quase que não volto mais!!!















Dae galeraaaaaa!!! Tava com saudade dos amigos, e ainda que meio sem disponibilidade da internet, por causa da falta do meu saudoso notezinho, vamos matando leão á soco, do jeito que der....
Fomos dar uma esfriada na cachola no final de semana de Páscoa na Ilha do Mel, boa pedida para quem deseja esquecer um pouco do mundo, já que na pousada que ficamos, nem celular pegava, isso ajuda pacas e também, por outro lado, complica o meio de campo. Mas foi legal, rodeado de amigos, novos e antigos, só deixaram saudades.
Fotos:
  1. Visual magnífico da nossa janela...
  2. Tive que me render ao Jägermeister com soda. Recomendo. Receita de dois alemães genuínos, dos quais ficamos amigos do peito!!
  3. A piada era boa, e naquela hora, ria de qualquer uma, por pior que fosse...
  4. Lendo "O Ultramaratonista"
  5. Águinha depois dos treinos (não esqueci não...).

Deu uma escollhambadinha nos treinos, mas esta semana voltaram á um ritmo melhor, acredito que entraremos nos eixos nesta próxima semana, apesar do feriadão, novamente....

Tem que ter disciplina!!!

domingo, 5 de abril de 2009

Vídeo dos 20 Anos da ITU (International Triathlon Union)



Em homenagem aos 20 anos da ITU 1989 - 2009, o vídeo de celebração dos 20 anos:






Notei, que a diferença do segundo para o primeiro lugar, quase sempre é pequena. Também, que a preparação e os pequenos detalhes podem fazer a diferença. Sempre se aprende algo!!!


Bom, gostaria também de parabenizar meu Colorado gaúcho pelos 100 anos, e agradecer pelo presente merecido que deu á todos os seus torcedores: 2x1 no grêmio!!! Não tinha presente mehor para comemorar!!! Viva o Inter!!!

Abração á todos.


Certificado do Circuito Adidas.


Hahahaha!! Fiquei muito feliz ao receber um certificado da corrida hoje... Legal. A minha colocação geral está errada no certificado, fiquei em 546° no geral e 108° na minha categoria 30/34 anos.
Na verdade, no dia da corrida, achei e ainda acho que poderia ter melhorado. Como podem ver, meus 5K deram 23:35", mas fazer o quê??? Comemorar muito por estar entre os 10% dos primeiros lugares, em uma prova com mais de 5.000 inscritos.
Se for comparar, estou do meio para o topo da pirâmide. Não por me achar, ou ficar me gabando. Longe disso, mas para comemorar mais um degrau alcançado, com muito suor e para isso servir de incentivo e melhorar ainda mais na próxima. Que venham os treinos....
Ah, hoje fiz a prova de 8,5 Km do dia da saúde, fechei em 42' cravadinhos. Pior é que vou confessar, o motor não estava muito bom. Acho que ontem fui dormir tarde, e não descansei direito. Hoje estava meio "pesadão". A largada foi às 8:30, e o sol forte. Cheguei até dar uma caminhadinha numa subida, mas logo, meus colegas passaram e me arrastaram morro acima. Muito animador isso. Valeu!!
Nada como ter amigos... Que Deus abençoe à todos, reais ou virtuais!!! Obrigado.


sábado, 4 de abril de 2009

Fisgada de lado...



Já aconteceu de você, á dez minutos da chegada, sentir uma dor como se fosse uma mordida, uma fisgada na lateral de seu abdomen? É fogo, mas acontece!!

Um estudo do American College of Sports Medicine, descobriu que 70% dos corredores sofrem de dor abdominal passageira - esta fisgada de lado.

Infelizmente ela pode aparecer durante qualquer atividade física intensa. Os pesquisadores suspeitam que sentimos este incômodo quando o diafragma se expande demais em resposta ás nossas respirações rápidas e curtas, somado ao choque entre os órgãos internos. A boa notícia, é que o desconforto desaparece mais rapidamente após seguir algumas dicas:

  1. Evite comer alimentos pesados ou ácidos duas horas antes de treinar. (nunca esqueço o dia que comi duas bananas e um copo de leite e fui correr. Achei que ia morrer naquele dia). A digestão destes alimentos é mais demorada e pode acumular bolhas de ar debaixo do diafragma.
  2. Respire pela barriga para expandir o diafragma: inale o ar profunda e lentamente e exale de forma a levar o ar do abdomen em direção á coluna.
  3. Fortaleça o abdomen (abdominais básicos resolvem). Pesquisadores acreditam que os músculos tonificados sustentam os orgãos internos e previnem o choque entre eles.
  4. Se sentir a famosa fisgada drante o exercício, desacelere, alinhe a coluna e respire fundo. Se a dor persistir, pare, afaste as pernas na distância dos quadris, leve os braços para cima da cabeça e tombe lentamente para os lados para aliviar a tensão.

Amigos, mudando de assunto, amanhã teremos a corrida do Dia Nacional da Saúde Contra o Câncer. Será uma prova de 8,5 Km, depois conto o resultado.

Ontem e hoje fiquei sem treinar, mas o animo vem voltando aos poucos. Desejo agradecer á todos que me deram seu ombro amigo, por meio de comentários ou telefonemas. Realmente uma palavra amiga é muito reconfortante e animadora. Ainda bem que temos amigos e muito bons por sinal. Agradeço imensamente á todos e peço que o Paizão lá de Cima derrame suas infinitas bençãos e proteção sobre cada um de vocês.

No mais, só me resta agradecer por ter e fazer amigos tão legais como vocês neste canal de comunicação maravilhoso. Agradecido.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fui assaltado!!!



Amigos, sinto em dar notícias tristes, mas estou até "fora do ar". Que situação constrangedora, e só quem passa por ela sabe o gosto desagradável que tem. Ontem, no final da tarde, fui assaltado. Dois bandidos entraram no meu local de trabalho, um deles armado, e levaram relógio, mochila do notebook, notebook, talão de cheques, dois celulares, uma mochila com todos os equipamentos para a corrida que eu iria fazer depois das 18:00 (mochila, tênis, shorts, meia, freqüencímetro e até meu velho ipodzinho que me acompanhava bravamente em minhas troteadas, encarando calor, umidade, chuva e frio). Acho isso uma tremenda sacanagem. Por que este provalecimento atrás de uma arma? Ainda mais para vender os produtos roubados por 25% do valor real. Estou me sentindo uma b****! Mal mesmo. Além da perda, um grande sentimento de impotência dentro do peito.

Fui direto para a delegacia fazer o B.O., pedi para o atendente (estagiário de direito), você consegue passar um rádio para as viaturas? - O sr tem que ligar para o 190. Vou ao orelhão e ligo para o 190, relato o ocorrido e a moça me fala que sabendo de alguma coisa me retorna. Mas a Sra. sabe meu telefone? Não é este que o sr. está me ligando?? PQP. tô ligando de um orelhão!! Que despreparo!! Que atendimento miserável!

O que eu acho disso? Se não tivesse algum receptador na outra ponta, querendo levar vantagem, não teríamos tantos casos de assalto, roubo, furto. Portanto, aproveito este espaço para fazer meu protesto. Denuncie o ladrão, o receptador e principalmente, fique de olhos bem atentos, pois é melhor prevenir do que chorar depois.

Sei que estou até meio receoso em sair de bike agora, parece que todo mundo é suspeito. Sei que este sentimento vai passar, mas enquanto não passa, o gosto amargo na garganta é o pior que tem. Não recomendo á ninguém! Abraços

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Carboidratos, géis e isotônicos.


Olá amigos da blogsfera. Há algum tempo venho notando o aumento demasiado no consumo de géis de carboidratos, barras e isotônicos nas provas e nos treinos. Tanto que há até uma discussão onde querem proibir o fornecimento de isotônicos para corredores amadores em provas de 10K. Pois bem, ao falar com uma nutricionista conhecida, a informação que obtive foi a seguinte. Se você está em forma, no peso ideal (que não é bem meu caso ainda), após uma hora de prova, ou seja em provas mais longas, pode-se ingerir um sachê de gel. Não se esqueça da hidratação, muita água, pois o gel necessita desta água para sua digestão e se você tomar o gel puro, sua boca ressecará!!!
No meu caso, em particular, foi cortado todo e qualquer suplemento, isotônico (gatorade ou similar) e aconselhado á tomar água somente.

Uma fruta batida com leite antes do treino ou um sanduíche natural com um iogurte, e após o treino, frutas, sanduíche ou massa se for noturno.
Lembro que estou focado em maior rendimento e perda de gordura.
Pois bem, corri atrás de mais fontes de informação e vejam o que achei:

POR QUE UTILIZAR CARBOIDRATO NAS CORRIDAS? Por Bruna Iasi 18/12/2008.

"Uma pergunta muito recorrente no mundo da corrida é em relação aos carboidratos. Por que usar? Quando usar? A suplementação faz realmente efeito? Para responder a estas perguntas, acho importante explicar de onde nosso corpo retira a energia durante a corrida.
O organismo consome diariamente carboidratos, gorduras e proteínas para fornecer energia necessária para manter as atividades celulares em repouso e durante o exercício. No exercício, os principais nutrientes utilizados são as gorduras e os carboidratos, contribuindo as proteínas com uma pequena quantidade de energia. Durante o exercício prolongado de baixa intensidade (acima de 30 minutos), ocorre um desvio gradual do metabolismo dos carboidratos em direção a uma maior dependência da gordura como substrato energético. Entretanto, é importante saber que quando os estoques de glicogênio (o carboidrato que fica estocado em nosso corpo) muscular e hepático atingem níveis muito baixos existe a possibilidade de ocorrer a fadiga muscular.

Isso pode acontecer, pois para a gordura ser utilizada como energia, é necessário ter carboidratos disponíveis no organismo. Por isso dizemos que “a gordura queima na chama do carboidrato”. Por este motivo, a reposição de carboidratos durante a atividade física prolongada é importante. Se não houver glicose disponível no organismo, não há produção de energia e o praticante da atividade pode “quebrar” no meio do treino ou da prova.

Como consumir - A melhor forma de fazer a reposição de carboidratos é através de carboidratos complexos que não elevam muito a glicose sanguínea, evitando assim uma hipoglicemia rebote. Durante o exercício, é praticamente impossível parar para comer alguma coisa e por isso os carboidratos em gel são tão recomendados e utilizados. Normalmente eles são compostos de maltodextrina, que é um derivado do milho ou da mandioca e é feita a partir da conversão enzimática do amido. Ela é considerada um carboidrato complexo, pois possui em sua formulação vários açúcares, como a dextrose, maltose e outros, necessitando, assim, de digestão para sua conversão em glicose.

Na composição destes géis também podemos encontrar outros componentes interessantes como alguns antioxidantes (ex.:vitamina C) e também os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) em pequenas quantidades.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, a reposição necessária de carboidratos para manter a glicemia e evitar a fadiga é de 30-60g/ hora, o equivalente a um ou dois saches de carboidrato em gel (de 30g) por hora. O ideal é consumir o gel junto com água, para evitar também a desidratação (um fator que leva a queda significativa do rendimento) e para auxiliar na digestão do carboidrato. A recomendação prática para o uso do carboidrato em gel é utilizar um a cada 45 minutos, e se for em prova, dar preferência ao consumo nos postos de hidratação."

Fica aqui a minha dica: na dúvida, evite. Melhor pecar por falta do que por excesso! Portanto, se for fazer um treino leve ou com duração inferior á uma hora, estiver bem alimentado, bem hidratado, pode passar direto sem os suplementos e deliciar-se com água natural ou água de coco.

Desejo agradecer aos comentários e aos novos seguidores. Sejam bem vindos e é um prazer tê-los por aqui. Um abração e bons treinos!!

Tuco

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fotos de site. Caro ou barato??

Recebi um e-mail hoje, direcionando-me para um site, onde as fotos da minha última corrida estavam á venda. Gostei das fotos, muito boas, bem tiradas, coisa de profissional mesmo.
Só não gostei do preço. R$ 18,00 cada, impressa ou enviada por e-mail, em alta qualidade.
Bom, nos laboratórios aqui de Curitiba, a "revelação" ou impressão, não sei qual o termo certo hoje em dia, custa exatos R$ 0,89 por unidade, de uma foto 10x15. Aquela um pouco maior, acho que 13x21, fica pouco mais de R$ 1,00 com papel e tudo. Se for mandar por e-mail, qual é o custo?
Está certo um valor tão alto? Não discordo que todos tem que ganhar seu pão, fazem um esforço tremendo, tem cursos e equipamentos caros, etc, etc... Mas, o custo do antigo filme não existe mais. É jogar no computador, passar pro site e boa. Reclamo pois nunca ganhei em minha vida (e nem sei se vou ganhar) um percentual tão absurdo em minhas vendas. E não sei qual o profissional ou ramo que ganha tanto assim em termos de margem. Acho isso o cúmulo da exploração. Sem contar que não pagam imposto algum nestas vendas. Então, vem a pergunta: porque um custo tão alto?
Se o valor da foto fosse R$ 5,00 cada (já com uma margem enorme), eu compraria dez, vinte unidades. Pela qualidade, pelo profissional que estava lá, naquele momento, reconhecendo e valorizando de seu trabalho. Mesmo achando caro. Por R$ 10,00, talvez comprasse duas ou três. Mas infelizmente, por R$ 18,00 nem eu nem o fotógrafo vamos ficar felizes. É uma exploração.
Talvez por este motivo que as máquinas fotográficas sejam o "boom" das vendas de eletrônicos hoje em dia. E continuarão sendo.
Abram o olho e fiquem espertos srs. fotógrafos, pois com o valor de poucas fotos, compra-se uma máquina digital nova. E mais, não falo só por mim, que devo agradecer por ter pessoas á minha volta que tiram fotos e nem me cobram, mas penso naqueles atletas que vem de longe, algumas vezes solitários, gastam com passagem, estadia, inscrição e se quiserem guardar uma lembrança da prova, uma somente, tem que gastar um valor parecido com o da inscrição da corrida.
Estou indignado.

Filosofia do esporte


     "Se você quiser vencer algo, corra 100 metros. Se quiser experimentar uma nova vida, corra uma maratona. É na solidão dos longos treinamentos que se forja o coração do atleta. Quando alguém treina uma vez, nada acontece. Quando a pessoa força-se a fazer algo 100, 1.000 vezes, ela certamente desenvolve-se além do físico. Está chovendo? Não importa. Estou cansado? Também não importa. A partir dali, a força de vontade já não é mais um problema."
     * Emil Zatopek (tcheco vencedor dos 5.000m, 10.000m e da maratona da Olimpíada de Helsinque em 1952).

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO