sábado, 31 de janeiro de 2009

Isso já foi Moderno.


As verdades sobre ginástica sofreram tantas transformações nos últimos vinte anos que apenas uma delas resistiu ao tempo: para entrar em forma é preciso suar bastante. A lista de crenças que se mostraram falsas com o tempo é grande, mas as cinco principais são as seguintes.

Em que se acreditava: quem não sentir aquela dorzinha no final da ginástica não se exercitou direito. 
O que se sabe hoje: a dor indica que algo está errado.

Sentir certo cansaço muscular depois dos exercícios é normal, mas ele passa em algumas horas. Sentir dor durante ou imediatamente após o treino pode ser sinal de alguma lesão ou de que você está forçando demais. "Quem trabalha corretamente não sente dor", diz o professor Valdir Barbanti, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Em que se acreditava: exercícios abdominais são os melhores para perder a barriga. 
O que se sabe hoje: isso dá certo quando os abdominais estão aliados a exercícios aeróbicos. 
"Os abdominais apenas moldam os músculos e dão tonicidade, mas não queimam gordura", explica Roberto Toscano, personal trainer de uma das maiores academias de São Paulo, a Competition. Para perder os quilos localizados, o ideal é associar exercícios abdominais a atividades cardiovasculares, os exercícios aeróbicos de longa duração, como caminhadas na esteira e pedaladas na bicicleta, que queimam gordura, inclusive na barriga.

Em que se acreditava: natação protege juntas, ligamentos e evita problemas ósseos. 
O que se sabe hoje: nadar é ótimo para o coração, mas para fortalecer os ossos os exercícios em terra firme são os mais indicados. 
A natação é um excelente exercício, é benéfica para o condicionamento cardiovascular, mas não é a atividade mais indicada para evitar ou tratar problemas ósseos. Para quem tem esse objetivo, a melhor alternativa são os treinos com peso. Eles fortalecem a musculatura e propiciam maior sustentação esquelética, exigindo menos esforço de ossos e articulações.

Em que se acreditava: uma dieta rigorosa associada a exercícios faz perder peso rápido. 
O que se sabe hoje: uma boa alimentação é tão importante quanto a atividade física na perda de peso. 
Cortar calorias na medida em que se aumentam os níveis de atividade física pode ser prejudicial ao corpo. "Sem uma alimentação adequada, a pessoa passa a perder massa magra, ou seja, músculos, em vez de queimar gordura", diz o fisiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo Ivan Piçarro.

Em que se acreditava: quem começa a fazer ginástica precisa saber que o progresso demora a aparecer. 
O que se sabe hoje: novatos têm inúmeras vantagens sobre veteranos na atividade física. 
Na fase inicial, quando as pessoas abandonam o sedentarismo, os resultados da malhação aparecem em pouco tempo. Em cerca de dois meses, já é possível perceber a diferença, pois o ganho de massa muscular ou a perda de peso ocorrem em maior velocidade. "O impacto dos exercícios em um sedentário é muito maior do que em um veterano", explica Ivan Piçarro. Para quem já treina há mais tempo, as mudanças ocorrem mais vagarosamente.

Fonte: VEJA

Na dúvida, faça TRIATHLON. (essa parte é minha)


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Furou o Pneu!!!!!!



Dae galera!! Fiquei muito feliz hoje ao abrir o Blog e ver a quantidade de comentários!!! Agradeço de coração aos novos amigos e digo que isso é realmente motivador... Fiquei sem palavras e emocionado. Muito legal atingir vários lugares e muitos amigos com nossas histórias, poder compartilha-las, dividí-las, rir e provavelmente chorar juntos quando preciso. Só tenho, mais uma vez repito, á AGRADECER!! Valeu!
E as últimas notícias da redação: Bike nova e a vontade de pedalar já não cabia mais no peito. Hoje era um dia de descanso na planilha (aproveitar, pois só tenho mais uma sexta de folga, depois só nas segundas), fui comprar um pedal novo, pois encomendei um shimano e ainda não chegou. Bom, fui na bicicletaria e comprei um simplezinho... R$ 6,00 - de plástico, só para poder efetuar o movimento da pedalada. Até pensei, se alguém que entende me vê, vai se rachar de rir, uma bike speed com pedal de caloi cross - hauhauihaiuhaiuhaiu!! Mas sabe como é, tinha que pedalar e acho que foi o jeito mais fácil.
Saí bem feliz, como um menino que ganha um brinquedo novo, comecei á pedalar, digamos assim, com um pouco mais de velocidade, na nova linha verde que é construída aqui em Ctba, asfalto bom, sem movimento e quando completei os 3,5Km, senti que a bike tinha ganho um amortecedor dianteiro, ficando bem macia!!! haiuhaiuhauihauahiuahiua!!! Não sei porque estou rindo agora, pois na hora xinguei até a mão do guarda!!! O PNEU FUROU!!!! E eu, na minha santa inocência não levei outra câmara, nem os apetrechos para trocar, nada, nada, nada... Pois pensei que seria um passeio inaugural!!! Me ferrei... Voltei á pé e empurrando a bike.
Amanhã cedo, vamos ajeitar isso e ver se fizemos alguns kms a mais...
Treino de ontem 29/01 45 min... 15 LE, 15 Fo e 15 LE... Deu 9 Km certinho.... Com as três subidas de pouco mais de 1 Km ao lado do quartel... Ache que foi legal.
Treino de anteontem: 28/01 01 horinha Lentinho... deu 11,49 Km.
Treino de terça 27/01 12 tiros de 400m com tempo de 1,42'' á 1,44'' (Pablão, ainda te alcanço hein? hehehehehe - Brincadeirinha) * o Pablão fez sua primeira prova dos 10K em 46'... Parabéns amigo...

PS. Minha técnica Cil, me intimou para postar umas fotos nossas no Blog... A minha desculpa foi que eu sou meio tímido e pouco fotogênico!!! Abração á todos!! Tuco e Cil



quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BIKE NOVA NO PEDAÇO!!!!! Viva!!!! Agora é só correr pro treino!!




Salve amigos do esporte... Hoje é um dia muito especial, pois este amigo que vos fala, finalmente conseguiu concretizar a aquisição de sua bike...
Depois de revirar a cidade e ver os mais diferentes tipos de bikes, da linda, média até a horrível, esta última, que sinceramente não sei como está andando ainda... Nos conhecemos por fotos, trocamos e-mails, apaixonamos, namoramos, namoramos e finalmente nos abraçamos. Que seja eterno enquanto dure e que deixe boas lembranças....


Acho que agora não tem mais desculpas. Pernas pra que te quero... Cabô a moleza.


Vamos que vamos. Prometo levar uma camera para registrar a beleza dos treinos e postar aqui....


Aquele abraço e para os que quiserem comemorar comigo este momento, digamos que mágico, agradeço imensamente.


Obrigado ao Papai do céu e agora é só trabalhar pra cobrir os chequitas... Huaiuhaiuhuihaiuhauiahiha!!!
Obrigado á minha Cilzinha, patrocinadora do capacete, bomba, camisetas, sapatilha, bermuda, led de segurança e principalmente pela confiança neste futuro triatleta.  Temos um longo caminho á percorrer, mas valeuuuu!! Te amo princesinha!!! Ah, é dela também o crédito das fotos.



segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Maratona "Underground"!!




Na Alemanha, sob as águas do Rio Elba, ontem, 25/01/2009, ocorreu a Maratona Underground, onde 280 corredores de diversos países correram no Tunel "Alter Elbttunel",construído em 1911, para estabelecer a ligação do centro da cidade de Hamburgo com o porto, seus estaleiros e docas. Sob 12 metros de profundidade. Fonte: Reuters / Christian Charisius (Alemanha). Legal, não??? 

     Treino de ontem.... 15,26 Km  Tempo: 1:18:45h, Ritmo: 5:09 min/Km.
     Achei ótimo, pois foi meu recorde... A maior distância percorrida até hoje.

     Treino de hoje, 26/01/2009... 1hora de bike na academia, pois estava chovendo e a minha criança chega amanhã, para verificação e fechamento do negócio. Nessa 1h, fiz 30 Km... Meio de leve.
     Dica de hoje.... Alongamentos. Depois que eu comecei a fazer uma serie de 30s. aproximadamente e outra de 60s, minha vida melhorou muito... Heheheheheh!!! Às vezes, não damos muita importancia a eles, mas são, digamos, fundamentais. Abração a todos.


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bike e treinos


Caros amigos, hoje continuamos a epopéia da procura por bikes... Rodamos Curitiba, achei uma trek quadro de carbono, mas meio antigona, não bateu o coração, apesar de sua leveza... Mas o vendedor nem me falou o ano quando eu perguntei, respondendo que era meio antiguinha, mas era uma trek!! Bom, depois apareceu uma Giant, Garfo e canote do selim de carbono, preta e amarela, cambio Shimano Dura Ace. Mas prestem atenção, o Dura Ace, tem dois modelos, o de início, ou entrada digamos assim, da Shimano, que se chama DURA ACE TRACK. Senhor vendedor, ou você estava muito mal intencionado, ou muito mal informado, pois me falou que era o TOP, melhor até que o ULTEGRA, mas dei uma olhadinha no site da SHIMANO*, e vi que do track para o 7900 (ambos dura ace) há muita diferença.
Bom, sei que Shimano é Shimano, e desde que me conheço por gente boto fé. Estou vendo muitas bikes com Campagnolo também e as informações são muito boas, me corrijam se estiver errado.
Mas o que quero salientar aqui é que temos que tomar cuidado, ás vezes pela, não sei se a palavra certa é má fé, ou pela má informação da pessoa que te atende.
Vamos em frente.
Treino de hoje, 12 tiros de 400m, a 1:44 / 1:46 min., intervalo de 1:20 min (para baixar o tempo nos 10K).
Abraços ao Pablo, do Blog Bravo Triaton* que nos deu a honra da sua visita hoje... Valeu amigo!

*links

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

KD minha bikeeeeee???


Caramba amigos, realmente, além de persistência e dedicação ao treino, temos que ter uma paciência do tamanho dum bonde....
Mergulhei de cabeça no mundo das bikes há algumas semanas, mas... Definitivamente não é fácil.
Aquela legal, que você chega á brilhar o olhinho, o bolso não aguenta (sem trema no u, de acordo com as novas regras gramaticais, e, se porventura ainda tiver algum erro de digitação, aceito correções)... Aquela que o bolso aguenta, não bate o coração....
Entendo perfeitamente isso, pois trabalho como vendedor de automóveis e lido com este sentimento diariamente, só que com outro material de desejo ou necessidade.
Amanhã vou ver se acho uma importadinha com um conjunto legal, num precinho camarada, pois, além de comprar a bike, quero uma que me atenda (verificar tamanho, modalidade para que se destina), e que no futuro, logicamente que penso em melhorar, consiga vende-la sem que desvalorize muito (técnica usada em minha profissão também). Já fiz um amigo no mundo dos blogs, espero que seja o primeiro de vários...
Presto aqui minha homenagem e registro meu agradecimento ao LuiZ Fernando, do Blog Vitamina Tri (pode clicar em cima que é um link, como já falei estou me acostumando com os comandos por aqui), que me mandou um e-mail muito gentil, hospitaleiro e com as seguintes palavras sobre a bike:
" ... é uma excelente bike de estrada, campeã de várias provas, versátil para plano e subidas. Para fazer triathlon olímpico está legal até demais...
... Agora, se você pretende fazer no futuro um meio-iron ou Ironman, vai acabar precisando de uma bike de triathlon para proteger seus posteriores de coxa nas provas. Estas bikes tem uma inclinação maior no seat tube, de forma que você pedala mais "na frente", mais aero. Nada impede, contudo, que voce sempre faça suas provas de bike de estrada. Alguns triatletas são assim.
De qualquer maneira, compre o melhor que seu dinheiro pode pagar, pois toda hora saem novidades no mercado. ", bom, não sabia disso, mas, segundo a sua avaliação, a bike que estou querendo serve e muito bem para o início das atividades.
Portanto a Speed serve para provas mais curtas, subidas (descobri que há uma prova olímpica somente de pedaladas ladeira acima) e planão. Ficou com vontade de saber qual é a bicicleta pretendida? Hehehehehe, fica na torcida, que se der negócio, postarei uma foto dela aqui...
Ah, vou deixar mais um link legal aqui para quem gosta de bikes....
é o pedal.com.br, tem fóruns, classificados, dicas e muito mais.... Gostei, por isso indico.

Hoje, a inscrição da corrida, revezamento entre parques aqui em Curitiba, encerrou-se, diga-se de passagem, ainda na sexta, estávamos com a equipe pronta, porém dormimos no ponto... Mas se eu fosse antes, não teria a equipe pronta... É fogo. Na próxima, já estarei com a equipe pronta antes da corrida.
Por isso, prestem sempre atenção nas inscrições, programem-se!!!
Comprei a touca e o óculos e quarta sai o exame e a matrícula na natação....
Ou vai ou racha!!! Eu acho que vai!!! Valeu!!!!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cuidados com o Coração.

Olá amigos, depois de um treino de 1:15hs hoje, no Parque Barigui, fechamos 13,79 km, a um pace de 5,22 min/Km. Lento, para dar o lastro necessário á resistência física e respiratória do long distance..
Pensando nisso, lembrei de escrever um pouco sobre o coração hoje. Já que é um de nossos orgãos mais exigidos, achei uma matéria* no site O2 por minuto, de Fatima Martin.
Sem exame, sem treino, lembre-se disso.
*Estou muito cru ainda na formatação do blog. O link se encontra na palavra "matéria".
Abraços.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Primeiro Post. Projeto Triathlon 2010.

    Olá amigos, começamos este blog com o intuito de relatar as nossas experiências com nosso "Projeto Triathlon 2010", para deixar um breve registro, para que possa servir de estímulo aos que desejam começar e mudar de vida, como também para compartilhar as experiências com os amigos, fazer novos, reencontrar antigos  e receber conselhos de quem já passou por esta fase e sabe como ninguém o que se passa e qual a melhor forma de lidar com o novo, as dificuldades, a força de vontade, os prós e os contras, o controle do tempo, a disciplina, a família, as mudanças e tudo mais que formos descobrindo juntos. 
     TC, pois quem está começando a plantar, adubar e regar a sementinha do bichinho do triathlon, sou eu (Fabiano, "dj Tuco") e a minha sempre fiel escudeira e esposa (Cilmara, "Cil"), que me acompanha em minhas peripécias, treinos, idéias malucas (raras vezes nem tanto), cotações de preços, compras, vendas, aprendizados, pesquisas, início de novas amizades e imersão neste novo mundo de dedicação, força e muito suor...
     Bom, mas vamos em frente...

     Não sei ao certo que dia começou, mas de repente virou uma febre, um febrão, bem acima dos 42 graus Celsius, quando de um dia pra outro, um rapaz sedentário, sem interesse nenhum pelo esporte, que passava seu final de semana inteiro saindo de baladas com o dia clareando e passava o restante deste dia dormindo, resolveu mudar de vida.
    Há dois anos comecei a treinar para fechar uma corrida de 10K. Concluímos nossa primeira corrida em novembro de 2007. A partir de então, nosso objetivo focou-se em diminuir o tempo inicial que foi de 52,40 min. 
     Em 2008 fechamos várias provas de 10 e 12k, melhorando o tempo (mas não muito, heheheheh) para 48,40 min... Apesar do primeiro semestre ser totalmente improdutivo por falta de vontade, desleixo, ou sei lá como podemos descrever esta preguiça. Que bom que no segundo semestre o "quati"saiu das costas!!
      Mas vamos ao futuro, ao alto e avante... À luta!!! A partir de 2009, recomeçamos com novas promessas, as aulas de musculação, a corrida, respeitando a frequencia, a carga e sendo persistente, mesmo que o dia amanheça frio e chuvoso (meteorologia normal aqui em Curitiba).
     Agora prosseguiremos com a compra de uma bicicleta que possa dar suporte aos treinos de estrada, e uma aulinha de natação, para melhorar o fôlego e melhorar nossa mecânica do nado, para poder aguentar o tranco com folego de sobra, ou pelo menos sem a falta deste.
     A grana não tá muito mole não, mas tudo pelo amor ao esporte. Espreme daqui, aperta dali, e no final, esperamos que tudo dê certo....
     A vontade de escrever é grande, mas prefiro relatar os acontecimentos conforme forem se realizando.
     Vamos relatando-os conforme forem aparecendo....
     Um abração a todos, obrigado pelo carinho e pelo apoio.

TC PROJETO TRIATHLON© Por Fabiano Tuco. Visite também o Correndo na Chuva.

TOPO